22 de setembro de 2015

Parei de tomar pílula anticoncepcional - Minha experiência

Este post vem como complemento deste aqui que escrevi em 2011. É um dos posts mais visitados daqui do blog, e ainda recebe muitos comentários de pessoas interessadas no tema. O que só me deixa mais certa de que existem sim muitas mulheres que não se adaptam à pílula anticoncepcional. Após sete anos de uso, abandonei a pílula e venho aqui compartilhar minha experiência.

Tempo sem a pílula:
Deixei de tomar a pílula há quatro meses. A médica me orientou que esperasse ao menos três meses para que pudesse conhecer os reais efeitos.

Como foi feita a retirada:
A médica me orientou que terminasse a cartela, e após a pausa, não retomasse mais.

Em quanto tempo percebi os efeitos:
Já no primeiro mês, especificamente após minha primeira ovulação.

Como sabia que estava ovulando:
Durante a minha ovulação sinto pequenas pontadas em um dos ovários, nada que me incomode, pois é muito leve. E também há a liberação de uma secreção mais espessa, semelhante à clara de ovo, sem odor. Estes sintomas duram dois ou três dias.

Efeitos emocionais:
Sinto-me bem melhor emocionalmente. Este foi, sem dúvida, o maior ganho, até porque foi também o principal motivo para eu resolver abandonar a pílula. Meu humor ficou bem mais estável. Aquela sensação de ter uma nuvenzinha cinza pairando sobre minha cabeça foi embora. Percebi minha mente bem menos ansiosa. Meu esposo também percebeu essas melhorias.

Efeitos físicos:
Minha pele e meu cabelo voltaram a ser mais oleosos, mas não voltei a ter os probleminhas de acne que tinha antes. Talvez, pela idade, hoje tenho 32 anos. Percebi que minha barriga secou. Eu tinha um inchaço abdominal constante, e nunca o associei ao uso da pílula. Só percebi a relação após a interrupção do uso. Agora, até o meu intestino funciona melhor. Desenvolvi varizes durante o uso da pílula, imagino que só com tratamento resolverei isto, mas fico feliz em saber que não desenvolvo mais.

Como foi minha primeira TPM:
O mais incrível é que não tive, pelo menos nada que eu tenha notado. Como no primeiro mês não sabia ao certo em que fase do ciclo estava, só soube que estava de TPM após a chegada da menstruação. Foi tão leve que eu nem percebi.

Como foi minha primeira menstruação:
Confesso que estava apreensiva principalmente por causa das cólicas. Mas não percebi cólicas mais fortes do que as que eu tinha antes de usar a pílula. São cólicas bem suportáveis que ocorrem no primeiro dia da menstruação. Para elas, tenho tomado Buscopan a base de paracetamol, pois sou alérgica a dipirona. Um comprimido já é suficiente, e faço também compressas de água morna, ajudam a aliviar enquanto o remédio não faz efeito. Quanto ao fluxo, como era de se esperar, aumentou, mas já não é tão forte como era no passado, antes de começar a tomar a pílula.

Como tenho evitado a gravidez:
Tenho combinado dois métodos contraceptivos: tabelinha + preservativo. Exceto durante a adolescência, sempre tive um ciclo bem regular, o que me ajuda a saber quando estou no meu período fértil, além dos sintomas claros dados pelo meu corpo que citei acima. Para acompanhar meu ciclo estou usando um aplicativo ótimo chamado Clue (http://www.helloclue.com). Ele é muito útil e bem fácil de usar. No Youtube existem algumas resenhas e tutoriais sobre ele. No mercado existem também os testes de ovulação. São testes semelhantes a testes de gravidez para a mulher saber se está ou não em seu período fértil. Serve tanto para quem quer engravidar quanto para quem quer evitar.

Curiosidade:
Nos dias que antecedem minha ovulação me sinto como se estivesse de TPM, mais sensível e irritada. Já antes da menstruação, não tenho sentido estes sintomas clássicos. Engraçado isso, não? Depois vou conversar com minha médica.

Conclusão:
Estou muito satisfeita com a minha decisão, deveria ter tomado há mais tempo. Não pretendo voltar a tomar pílulas nunca mais. Os inconvenientes com os quais lido hoje são bem mais fáceis de administrar que os de antes.

Espero ter ajudado compartilhando minha experiência. O espaço está sempre aberto para dúvidas e comentários. :) Ah, só não se esqueça de clicar em "notifique-me" para ser avisado quando o seu comentário for respondido. ;)

Deixo aqui os mesmos links úteis presentes no outro post:

Alterações no cérebro causadas pelo uso de anticoncepcionais (Inglês): http://www.huffingtonpost.com/2015/04/09/birth-control-brain_n_7032578.html

Beijos!

231 comentários:

  1. Muito interessante sua experiência e me identifico muito com ela, embora eu tenha parado de tomar a menos tempo que você. Estou muito feliz com essa decisão de ter parado com a pílula, tem me feito muito bem, eu deveria ter parado antes também. Alguns médicos mais tradicionais com quem eu conversei não são a favor de parar com a pílula (vêem vantagens), e realmente para algumas mulheres há mesmo, porém é importante ouvirmos nosso corpo, nos conhecermos para podermos explicar pontualmente ao médico o que se passa. Obrigada por compartilhar conosco sua "saga" rsrsr. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tatiane. Todos os meus médicos no Brasil diziam a mesma coisa. Cheguei até a ouvir que a pílula em nada tinha a ver com as minhas queixas. Já na primeira médica que fui aqui na Alemanha, ela foi simples e direta: "se não está te fazendo bem, pare." Temos realmente que dar ouvidos ao nosso corpo. Obrigada também por compartilhar sua experiência aqui. :) Beijos!

      Excluir
  2. Nossa...eu também so percebi agora essa diferença, tomo pílula desde os 15 anos de idade e ja tenho 28..entao não conseguia perceber essa oscilações de humor, até que em um belo dia quando terminei com meu marido, e resolvi parar de tomar pílula, me senti super de boa e a primeira coisa que percebi foi a diminuição no inchaço da minha barriga. Porém voltei a toma-la quando comecei a namorar um rapaz, nossa parece que não sou a mesma pessoa, comecei a ter sentimentos de quando eu usava a pílula...horrível...super estressada, nervosa, com vontade de chorar. E foi quando tive um clique de que aquilo não era eu...pq eu não estava assim antes e me veio na cabeça que poderia ser a pílula. Mas realmente so consegui achar resposta aqui, pq muitos médicos brasileiros acreditam que ela não interfere em nada. Li o link postado aqui e não tenho dúvidas, não sou loucaaaa rs
    Obrigada por compartilhar da sua"saga", nos esclareceu bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Que bom que o post te ajudou a esclarecer suas dúvidas. Realmente, os médicos brasileiros são unânimes quanto a prescrever o uso da pílula. Muitas mulheres nem se conhecem sem ela, pois eram ainda adolescentes quando começaram a usá-la. Espero que tudo fique bem pra você. :) Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Amei seu relato! Depois de alguns anos pensando a respeito, decidi há um mês parar a pílula. Tenho 28 anos, não planejo ter filhos tão cedo, mas tenho 3 amigas que tiveram trombose (uma inclusive embolia pulmonar) relacionadas ao uso da pílula... decidi que não quero correr esse risco! Tenho enxaquecas, coisas que NUNCA tive antes de usar ACO, fora que a libido virou um lixo... sinceramente, acho uma contradição me alimentar bem, praticar exercícios físicos, e me entupir diariamente de hormônios que não preciso. Que tenhamos muito sucesso em nossa escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cacau. Acho uma irresponsabilidade isso dos médicos não solicitarem um teste que existe justamente para diagnosticar se a mulher tem ou não predisposição para trombose. Nem sequer comentam sobre esse risco, embora esteja escrito na bula do medicamento. O fato de ser uma minoria que desenvolve essa reação adversa não justifica que eles ajam com descuido. Hoje me sinto feliz por saber que meu organismo funciona como nasceu para funcionar, sem a intervenção de hormônios sintéticos. Obrigada pelo comentário e tudo de bom pra você! :) Beijos!

      Excluir
  4. Olá Lis.
    Não costumo deixar comentários em nenhum lugar, mas esse assunto vem me cutucando a cabeça há uns 6 meses.
    Estou feliz em ler tudo o que você escreveu, porque me sinto muito mal com o anticoncepcional e quando leio matérias como desses estudos feitos fico mais apavorada ainda. Enfim tenho muito pra conversar sobre isso. Vi que vc também mora na Alemanha, eu também moro, estou passando alguns meses no Brasil mas logo estou de volta. Quem sabe podemos manter contato.
    Beijos e feliz vida sem o anti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Eu também fiquei bem impressionada após as informações que li nas matérias. Elas foram definitivas na minha decisão de parar de tomar a pílula. Me sinto muito melhor agora.

      Ah, que legal que você também mora na Alemanha. Podemos manter contato sim. ;)

      Obrigada por comentar e feliz vida sem o anti pra você também! :)

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Lis,
    Você não imagina como fiquei feliz quando encontrei esse post nas pesquisas da internet. Eu sempre sofri mto com o uso de anticoncepcionais, no sentido psicólogico, usei diversas marcas e fórmulas, todas com o mesmo resultado: irritada a ponto de explodir, triste, chorava por qualquer coisa, mas por incrível que pareça nunca encontrei um médico que admitisse que a pílula me fazia mal, pelo contrário, faziam me sentir uma E.T porque só eu no mundo não me adaptava a elas. Há umas duas semanas minha mãe me obrigou a jogar a cartela no meio fora, disse q sentia saudades da Amanda normal, e que ia me levar ao psiquiatra se eu não parasse, de tão complicada que estava a situação. E foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos tempos, é como se o céu abrisse e ouço passarinhos cantando rs. Decidi que nunca mais farei esse meu ao meu corpo e a minha mente, e agora vejo q não estou sozinha nessa, obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Feliz fico eu em saber que te ajudei. :) É difícil acreditar que aquela pequenina pílula pode nos transformar tanto, não é mesmo? Ainda mais quando os médicos insistem em nos convencer de que estamos enganadas. Mas acho que sabemos mais do que ninguém quando algo não está nos fazendo bem. Que bom que você já se sente bem melhor. Espero que continue assim, e obrigada pelo comentário. :) Beijos!

      Excluir
  6. Olá..Estava procurando uma luz na internet, acho que encontrei.
    Tenho 27 anos tomo anticoncepcional desde meus 15, comecei a tomar por causa da acne que nem era tanta assim e pela comodidade de não menstruar, ter a pele limpa e agora que sou noiva não engravidar acabei usando ininterruptamente. Mas ultimamente tenho tido crises de candidíase recorrentes, dores nas pernas todos os dias, vasinhos, desenvolvi crises de enxaqueca agora tenho que fazer tratamento com topiramato (um remédio para enxaqueca fortíssimo)estou em depressão não me reconheço mais, tenho muita dificuldade para emagrecer e fora o medo constante de ter um AVC, um ataque cardíaco ou uma trombose.
    Sei que se parar o anticoncepcional não vou poder controlar minha menstruação e minha pele vai se encher de espinhas, minha autoestima vai cair e essa decisão estava acabando comigo, mas lendo seu post acho que acabei de toma-la. Obrigada!
    Att, Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Quando alguém toma anticoncepcional desde muito cedo como você, acaba nem sabendo como é de verdade, sem a pílula. Realmente, além dos efeitos emocionais, a pílula traz muitos outros efeitos colaterais desconfortáveis, que variam de mulher pra mulher. E este risco de AVC é real. Existe até um teste para diagnosticar se a mulher tem ou não predisposição para isso. Acho muito estranho os médicos não pedirem...
      Devido a minha decisão, precisei abrir mão de algumas coisas, mas faz parte. Pra mim tem valido muito a pena. Hoje em dia até o meu intestino funciona melhor. Obrigada pelo comentário! Te desejo tudo de bom! :) Beijos!

      Excluir
  7. Interessante sua experiência, gostei.. espero que eu fique bem assim como vc ficou.. eu só n sei utilizar muito o método da tabelinha :( rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você baixar esse aplicativo Clue, ele vai fazer a tabelinha por você. É muito útil. Dá uma pesquisada no Youtube, tem vários vídeos de meninas falando sobre ele e explicando como funciona. ;)

      Excluir
  8. Olá, estou na segunda cartela de anticoncepcional, estou tomando Diane 35, que tem a mesma fórmula que Diclin, Selene etc, fiz uma grande burrada de ter começado a tomar por conta própria, sim, não fui ao ginecologista, na primeira cartela só senti dores nos seios e mais nada, só que de uns comprimidos da segunda cartela pra cá venho me sentindo desanimada, angustiada, vontade de chorar entre outras coisas psicológicas, enfim, lendo seu post me deu uma enorme vontade de parar, mesmo sabendo que a fase de adaptação é de 3 meses, não estou disposta a esperar o próximo mês e ficar desse jeito, tenho medo de tomar decisões que eu não quero por essa pílula bandida. Muito obrigada por abrir meus olhos, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ritielle! Realmente, não é seguro começar a tomar anticoncepcional por conta própria. Aquela pílula que parece tão inofensiva é uma bombinha hormonal que altera bastante o funcionamento do nosso corpo e pode trazer inclusive alguns riscos. Se você está se sentindo tão mal, não custa nada retirar e ver como se sente, pois pode ser que você não esteja de adaptando. Mas eu recomendo sempre visitar um ginecologista. ;) Boa sorte! Beijos!

      Excluir
    2. O Diane 35 é muito forte. Tomei ele quando tinha 18 anos e um ano depois sentia muito cansaço, dores nas pernas e surgiram vasinhos de varizes nas minhas pernas!

      Excluir
    3. Diane 35 deve ser a pior pilula que inventaram,tenho ovários policisticos e comecei a tomar anticoncepcional com uns 20 anos e esse foi o primeiro que tomei,em um mês aumentei 6 kg e não baixei mais o peso,o Dianne me deixava muito inchada,me sentia mal,tomei um ano voltei ao ginecologista e comecei a tomar Elani ciclo,foi bom por um tempo,meu peso se manteve mas não perdi aqueles 6kg,tenho dores de cabeça que nem sei descrever,tenho celulite no corpo inteiro,barriga,pernas,bumbum e sou magra,não tenho a menor vontade de tranzar,meu humor é péssimo,fico triste do nada,irritada por motivos ridiculos,na pausa do anti tenho dores nas pernas insuportáveis, minhas pernas encheram de vasinhos enfim eu também não me reconheço mais,comecei a tomar o anti pelo mesmo motivo que vcs... mas vou tentar parar...

      Excluir
  9. Olá. Eu usava anticoncepcional há muitos anos, me senti melhor, sem stres, aumento da libido e sem falar das varizes que diminuíram. O problema é que a minha menstruaçao não vem mais todo mês. Fiquei 4 meses sem menstruar e tive que recorrer ao aceto flux, e ja era para omeu organismo ter se normalizado pois faz 1 ano já que parei. Meu medo e ter cistos. Será que há uma maneira de fazer os ovários trabalharem sem medicamentos? Não quero voltar a tomar. Seu texto me ajudou muito, porque muito se fala sobre como começar a tomar, mas quase nada sobre parar ou sobre não tomar, parabéns!!! Se puder me dar uma dica agradeço rsrs. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Obrigada pelo seu comentário! ;) Então, meu ciclo também ficou um pouquinho desregulado depois que parei de tomar a pílula, mas não muito. Alguns meses tenho ciclos mais longos, de mais de 30 dias, mas acho que é normal. No seu caso, como tem ficado meses sem menstruar, talvez fosse bom pedir a opinião de um profissional. Infelizmente, não tenho autonomia no assunto pra te esclarecer sobre o que pode estar acontecendo. Mas fico na torcida para que tudo se normalize. :) Um beijão!

      Excluir
  10. Gente, é muito reconfortante encontrar outras pessoas na mesma situação.
    Comecei a fazer uso do anticoncepcional ainda na adolescência, com uns 17/18 e lembro de sempre me sentir mal, com um aperto no peito. Depois casei e decidi abandonar a pílula. Fiquei grávida e logo depois comecei a fazer uso do anticoncepcional injetável, que suspendeu de vez minha menstruação e também me deixava louca.
    Parei de usa-lo também é começamos a nós prevenir seguindo a tabelinha e com coito interrompido, só que da uma peninha dele, parece q sempre quebro a onda. Aí também não é legal.
    Há um mês resolvi testar o adesivo, Evra, mas já to me sentindo muito mal, com vontade de chorar, coração apertado.
    Não sei mais oq faço, to começando a pensar e pesquisar sobre o DOU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho evitado a gravidez da mesma forma que você. É verdade que a vida sem a pílula tem alguns inconvenientes, como acne, fluxo menstrual mais intenso, maior risco de gravidez... Porém, com a pílula, meu emocional fica muito alterado, e acaba afetando o meu bem-estar e qualidade de vida. Por isso, quando coloco na balança, opto por não tomar. Mas sei que tem pessoas que se adaptam muito bem. Não conheço muito sobre o DIU, mas se for experimentar, espero que dê certo. ;) Obrigada pelo seu comentário! :) Beijos!

      Excluir
    2. Oi, voltei aqui só pra dizer que o DIU de cobre não contém hormônios. ;)

      Excluir
    3. Lis, você está usando o DIU de cobre? Estou pensando em parar com o anti também e estou buscando outro método contraceptivo. Queria saber se o DIU de cobre tem outras reações negativas.

      Excluir
  11. Olá Lis! Seu post me ajudou muito, estou na última semana da minha cartela e vou parar, já tomo há 7 anos e minha libido está horrível, além de ter vasinhos e dormência nas pernas :(
    Só uma dúvida: você só usa preservativo nos dias férteis? Já baixei o Clue para me ajudar nesta nova etapa! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita!

      Então, nos dias férteis eu nem tenho relação sexual, pra não correr o risco. O Clue tem me ajudado muito, e tem funcionado certinho pra mim. Fico mais tranquila pra ter relações logo após o fim da menstruação e antes de menstruar. Acho que esses são os períodos mais seguros.

      Obrigada pelo comentário! Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  12. Olá, resolvi comentar porque estou me sentindo do mesmo jeito, nem eu mesma me suporto, ainda não parei de tomar porque meu fluxo e as cólicas são intensos.
    Na verdade, já parei algumas vezes, mas depois de alguns meses, a menstruação desregula completamente, as cólicas e o fluxo aumentam consideravelmente.
    Tenho lido sobre a mini pílula, mais especificamente a Cerazette e tenho pensado em testá-la, por isso gostaria de saber se alguém fez algum teste e sentiu diferença no humor ou se afeta o humor da mesma forma que as outras.
    Uma vez disse à uma ginecologista que sentia essas alterações, e ela me disse que pessoas que se sentiam dessa forma em relação à pílula, não havia o que fazer, porque qualquer uma iria afetar o humor.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regina. Obrigada pelo seu comentário. :)

      Então, foi isso que li certa vez num artigo, que mulheres que não se adaptam a uma pílula, dificilmente se adaptam a outras. Mas não custa nada tentar, né? Até porque a minipílula tem uma composição diferente. Eu nunca testei pra te dar uma opinião, mas vou ficar aqui torcendo por você. :)

      Beijos!

      Ah, e se testar, volte aqui para nos contar o que achou. ;)

      Excluir
  13. Amei o post, pois vi q não sou a única. Já tomei alguns tipos. Estava no Elane Ciclo qdo resolvi parar. Fiquei uns sete meses sem tomar. O meu humor e meu sono melhoraram muito, assim como a libido teve melhora, porém, depois de quatro meses sem, o sangramento foi aumentando muito (como qdo não tomava na adolescência) a ponto de ter fraquezas e muito mal estar, interferindo no meu exame de sangue. Também tive muita queda de cabelo e muita espinha no rosto e nas costas, isso aos 34! Diante do panorama, após consulta com minha médica tive q voltar a tomar. Decidimos pelo Dalyne q tem um possível efeito diurético pra ajudar a não inchar. Estou na quarta cartela, e já há algumas semanas tenho voltado a me sentir muito mal (já tive processo depressivo anos atrás), muita insônia à noite, sonolência e desânimo de dia, ansiedade, estresse, sem vontade de estudar, de fazer os trabalhos em casa, de conversar com amigos. Devo voltar para o Elane Ciclo, pois tenho a impressão q os efeitos eram menos intensos. Vcs que pararam e tinham problemas com anemia e muito sangramento, como está o fluxo de vcs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose. Então, meu fluxo é intenso, mas acredito que não tanto quanto o seu. Antigamente, nos meus exames de sangue, aparecia uma leve anemia. Este foi um dos primeiros motivos que me fez começar a tomar a pílula. Desde que parei de tomar, ainda não fiz hemograma, mas pretendo fazer nas próximas semanas. Também percebi queda de cabelo, mas já estou fazendo tratamento e, no momento, está sob controle. O anticoncepcional que me trouxe menos efeitos colaterais foi o Belara. Bom seria se fosse possível contornar estes problemas que não com a pílula, não é mesmo? Torço pra que você encontre uma boa solução pra tudo isso. Obrigada pelo seu comentário. :) Grande beijo!

      Excluir
  14. Olá amiga o Cerazzete p mim ,foi horrível tive quedas de cabelos gravíssima, tendo até que fazer tratamento p não ficar careca ,sou muito magrinha e qnd minha medica me receitou este cerazzet havia me falado q eu ganharia uns quilinhos fiquei feliz da vd ,mas isto não aconteceu a única coisa q ganhei foi um abdome mega estufado q nunca tive e a perda de muitas vitaminas, em 5 meses fiquei com uma barriga enorme e dura como se fosse gases e vários buracos na cabeça, sem contar o cansaço que no corpo.Diante de tanto sofrimento resolvi terminar a cartela e parar, pasme mas no primeiro dia sem tomar ja senti melhoras no meu abdome.Vou parar de vez com anticoncepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar que a medica me receitou cerazzete pq tenho 36 anos,e sou hipertensa.Tomei vários anticocepcional desde dos 20 anos,sempre tive uma alimentação saudável e praticava atividades físicas,nunca fumei,nem consumo bebidas alcoólicas .Mas desenvolvi vários vasinhos nas pernas e dias de angústias interminaveis .

      Excluir
  15. Olá,estou feliz por ter encontrado esse post, tomava injetável mensal há um ano e sinto-me inchada, agora vou parar, espero sentir as mesmas coisas que você. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonora! Obrigada pelo comentário. :) Torço muito para que você se sinta bem melhor a partir de agora. ;) Beijos!

      Excluir
  16. Adorei encontrar algo que me ajudou bastante, e pecebi que todas estamos com o mesmo dilema o anticoncepcional
    Faz 7 anos que tomo ,Tamisa nunca mudei teve algumas alterações,o meu rosto ficou com umas machas,meu humor é horrível
    Minha mestruacão terminou a 15 dias atrás e eu parei de tomar o anticoncepcional, não estou me sentindo bem, estou sentindo dores no abdômen estou inchada isso é normal. ? Já maquei com meu médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso organismo leva um tempo para voltar ao normal, principalmente depois de tanto tempo tomando hormônios. Minha médica me sugeriu que esperasse 3 meses para ter certeza dos resultados. ;) Beijos!

      Excluir
  17. Adorei saber sobre sua experiência :) Vim em busca de informações e todos os textos que achei me fizeram ter certeza da minha decisão! Parei há poucos dias, mas me sinto melhor só em ter conseguido tomar a decisão. Não foi fácil, pois estou namorando há quase 3 anos, e não quero engravidar nunca. Não tenho o sonho de ser mãe e gostaria muito de poder operar para evitar que isso aconteça. Por conta da minha idade (31), ninguém quer me operar. Então eu estava refém da pílula, mas sentia que ela estava me fazendo muito mal. Sempre fui conhecida por uma TPM homérica, mas parecia que com a pílula o efeito era maior e pior ainda. Conversei com meu namorado e combinamos de usar camisinha (até porque achamos uma marca bem legal para ele e para mim!) e vou observar meu ciclo, apesar de não ser muito regular!
    Já troquei de pílula várias vezes, pois tinha escape, então ia aumentando a dosagem. Até que comecei a ter escape e minha médica disse que eu já estava na dosagem mais forte! Isso em assustou um pouco. Sempre parei e voltei pra pílula, mas este foi o maior período (2 anos e 8 meses) e a maior dosagem que usei e agora me sinto muito feliz com a decisão, ainda que esteja só no comecinho. Acho muito difícil eu querer voltar para aquela bombinha de hormônios!
    Obrigada por dividir sua experiência e nos encorajar a tomar uma decisão hoje em dia tão complicada :) E obrigada por criar um espaço para que nós também possamos falar sobre a nossa experiência!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Carolina, por comentar e compartilhar a sua experiência. :) Me identifico com muitas coisas que você falou. Quanto a ter filhos, eu quero, mas não agora. Acho que os médicos se recusam a te operar, pois deve ter uma porcentagem de mulheres que muda de ideia ao longo dos anos. Eu recomendo sempre o aplicativo Clue pra ajudar a acompanhar o ciclo, ele é muito bom. Ah, você se importaria de dizer a marca de preservativo que você acha legal? Obrigada! ;) Beijos!

      Excluir
    2. Eu entendo a postura dos médicos, mas acho muito complicado não podermos decidir o que queremos para a nossa vida. Deveria ter algum tipo de termo de compromisso e afins, pois conheço mulheres como eu que estão certas do que querem, entende? Além disso, muito cá entre nós, acredito que a indústria farmacêutica é o nosso maior problema hoje em dia, uma vez que se mostra muito lucrativa, então, não interessa perder consumidores (infelizmente, em vários aspectos). Além do mais, sempre penso que, se me arrepender, tem tanta criança no mundo precisando de um lar e uma família... Bom, é meu modo de ver as coisas. :)

      É claro que posso e vou compartilhar a marca do preservativo: SKYN. Ele é legal tanto para mim quanto para meu namorado. Não curtimos muito usar preservativo, mas agora é imperativo :) E de todos esse foi o que mais nos agradou. Ele é resistente e mais fino, e não temos a sensação de secura, sendo muito mais confortável do que as outras marcas que já tentamos. Até agora, nota 10 pra ele! :)
      Beijos!

      Excluir
    3. Eu concordo com você. Infelizmente isso da indústria farmacêutica é verdade. A começar por esse incetivo, muitas vezes precoce e desnecessário, do uso da pílula. Pouco se fala sobre os riscos e desvantagens. Uma curiosidade: existe uma idade para que a mulher consiga fazer esse tipo de cirurgia ou vai de cada médico? Obrigada pela dica do preservativo. ;)

      Excluir
    4. Então, isso eu não sei dizer, mas minha médica (que eu adoro, ela é ótima, ainda que esteja no time que indica pílula) falou pra eu esperar mais cinco anos, que aí eu vou querer um filho. Esse discurso é um pouco chato para mim, mas coloquei na cabeça que, chegando aos 35, se ainda estiver resoluta como estou, eu vou atrás dos meus direitos e vou tentar a operação, sim! :)
      De qualquer forma, acho que eles só operam se já tivermos filhos também... (Que mania de mandarem nas nossas vidas, né?!) Vou dar uma pesquisada e conversada com a minha médica quanto a essa questão da idade, e quando souber de algo mais concreto, informo aqui ;)
      Achar seu blog foi algo muito bom pra mim, viu? Obrigada mesmo!
      Beijo grande!

      Excluir
    5. Aliás, vi que você mencionou o Clue algumas vezes aqui no blog. Eu tinha começado a usar um pouco antes de chegar aqui, e tô achando muito ótimo, porque ele não guarda informações apenas sobre o ciclo menstrual. Achei superlegal mesmo. Encontrei do nada o app e instalei. Ótima dica, indico muito também! :)

      Excluir
    6. Entendi. Acho que já ouvi falar nesta questão de mulheres sem filhos terem mais dificuldade em fazer esse tipo de cirurgia. As minhas médicas também me pressionavam um pouco para engravidar por causa da minha idade, já vou fazer 33. Mas não adianta, só vou dar esse passo quando achar que é o momento certo, pois é uma coisa muito séria.
      De nada! Obrigada você por participar. :) Quando escrevi sobre esse assunto pela primeira vez estava em busca de ajuda, e fico feliz que hoje os posts acabam servindo como fonte de informação para muitas mulheres. :) Beijos!

      Excluir
    7. É verdade, o Clue também foi pra mim uma ótima descoberta. Talvez um dia faça um post explicando melhor como utilizá-lo, para as meninas que ainda não conhecem. ;)

      Excluir
    8. Jura, suas médicas faziam isso? Gente, colocar outra pessoa no mundo é coisa muito séria, e não é obrigação! Menina, eu fico indignada com isso ahahaha Mas enfim... Sempre vou dar um pulinho aqui, e adicionei seu blog. Tô até pensando em fazer um, voltar a escrever... :)

      Quanto ao Clue, aguardo seu post! Adoraria dicas sobre ele!

      bjos!

      Excluir
    9. Pois é, né... Muita gente cede a essa pressão e o resultado é muita gente tendo filhos e pouca sendo pai/mãe.
      Escrever é ótimo. :) Se fizer mesmo, avisa. ;)
      Beijos!

      Excluir
  18. Já baixei o clue,estou adaptando-me por que minha menstruação é irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clue ajuda muito. Se sua menstruação é irregular, é bom você reconhecer e ficar atenta aos sintomas das principais fases do seu ciclo. ;)

      Excluir
  19. Oi, Lis! Obrigada por compartilhar sua história!
    Pode me dizer se essa mudança de humor relatada por ti e outras meninas seria de grau moderado ou mais grave tipo ao ponto de ser confundido com um transtorno de humor?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, desculpa me meter, mas é que como eu tô vivenciando isso agora, posso falar um pouco. Transtorno de humor eu não sei. Mas que eu me senti em pleno controle de mim mesma como HÁ MUITO eu não sentia, isso eh bem verdade. Ainda tô no primeiro mês, nem menstruei ainda, mas minha TPM foi MUITO mais branda, eu não me senti ansiosa ou deprimida ou sem fé na vida (ok, teve um dia de desânimo maior, mas por conta de probleminhas pessoais mesmo), e foi só isso. Não teve nuvem negra na cabeça o tempo todo, não teve peso no peito, não teve tristeza e saco cheio o tempo todo de tudo, não teve cansaço de viver! Espero muito que isso se mantenha pra sempre. Sinceramente, mais importante que tudo: eu tô me sentindo muito bem e feliz, como ha mto não sentia. Como se eu tivesse de volta de vez :)

      Excluir
    2. Oi! Então, eu tomei anticoncepcional por 7 anos. Teve uma época que cheguei a ser diagnosticada com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), tomei até medicamentos. Daí quando parei com os remédios, voltei a sentir minha cabeça agitada e ansiosa como antes, foi então que resolvi fazer novas pesquisas sobre os efeitos negativos do anticoncepcional. Me identifiquei muito com tudo o que li e resolvi para com a pílula. E a partir daí, voltei a me sentir eu mesma outra vez. Não que eu não tenha dias ruins, mas é diferente, eles agora têm razão de ser. É isso, espero ter ajudado. :) Beijos!

      Excluir
    3. Oi meninas! Carol, toda a informação é bem-vinda ;)
      Então, a minha situação é bem parecida com a tua, Lis... Tomo anticoncepcional há 11 anos ininterruptos, e desde o início tive problemas, dos quais eu achava ser apenas psicológicos. Acontece que nesses 11 anos fui em vários psicólogos e psiquiatras e nenhum deles sabe me diagnosticar, só me enchem de mais remédios. Ora acham que é TAG, depressão, e coisas assim e ora acham ser bipolaridade ou algo mais grave. Não excluo as possibilidades, mas depois de ler teu relato e de outras que comentaram aqui fico pensando que o anticoncepcional só está agravando os sintomas...
      Já tentei conversar com ginecologistas e todos eles dizem que é impossível que o remédio cause qualquer coisa, desde depressão até perda de libido, mas quanto mais eu procuro sobre isso mais eles parecem estar errados.
      Mas enfim, obrigada pelas informações :)

      Excluir
    4. Oi, Anônima, posta seu nome hehehe Olha, eu nesse meio-tempo fui a psquiatra tb. Mas não tive coragem de tomar o remédio que ela me passou :/ Pior eh que passo pelo mesmo q vc: conversando com amigos médicos, todos me desaconselham a parar a pílula, pq nao interfere em nada. Bom, se interefere ou não, não tenho como provar cientificamente, mas pra mim, até agora, deu 100% certo.
      Outra coisa. Você a Lis falaram que usaram initerruptamente. Eu tenho uma prima que se dá superbem com pilula. Pra ela, nao mudou nada. Mas comentei com ela q parei, pq achava q tava fazendo mal, q tava ha quase 3 anos sem parar, e ela virou-se, muito sábia por si só e falou: "Mas eu sempre faço uma pausa. Nunca tomo direto, pq faz mal." Não sei se pra vc vai funcionar, mas por que não fazer o teste? Vai que melhora :)

      Excluir
  20. Então, meninas, os ginecologistas sempre me diziam a mesma coisa, que a pílula em nada tinha a ver com os sintomas emocionais negativos que eu sentia, e ainda destacavam os benefícios. Eu saia de lá me sentindo um pouco desolada... Quase todas as pílulas que tomei eram daquelas em que se faz uma pausa de 4 ou 7 dias para sangrar, e era justamente nesse curto período em que eu me sentia um pouco melhor. Uma vez cheguei a tomar um anticoncepcional ininterrupto, mas foi terrível, fiquei muito mal e tive que parar. Uma vez li que como as meninas começam a tomar pílula muito cedo, ainda na adolescência, acabam por nunca saber como são de verdade, emocionalmente falando. É verdade que algumas mulheres até se sentem melhor, mas uma porcentagem - como nós - reagem mal e não se adapta. Inclusive, as últimas pesquisas têm comprovado e explicado isso. Eu acho que é sempre válido escutar as nossas impressões interiores e fazer a experiência. Só assim pra tirar a prova. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carol, eu acabei tomando os que receitaram, já foram 6 anos de tratamento, com diferentes remédios, e nada de resolver.
      Justamente isso, Lis, esse que tomo (Belara) também tem a pausa de 7 dias e são nesses dias que volto um pouco ao normal, ou fico "menos pior".
      Quando era mais nova fiz uma pequena pausa no anticoncepcional, mas não lembro como me senti, só sei que acabei voltando por causa da oleosidade na pele.
      Semana que vem tenho consulta com outra ginecologista, vou ver o que ela diz... Mas independente do que for, estou quase certa que farei o teste de parar. Confesso que sempre deixei essa ideia de lado por receio de perder o controle da tabela...
      Obrigada novamente, meninas :)

      Excluir
    2. De nada! ;) Espero que dê tudo certo. :) Beijos!

      Excluir
  21. Que maravilha ler tudo isso! Parei há uma semana e a mudança no humor, na libido e no inchaço foram catastróficas. Emagreci 1kg!!! Não faz sentido algum me entupir de hormônios em prol de uma vida mais "moderna". Precisei ter um enxaqueca e ser internada para o neuro abrir meus olhos. Me sinto libertada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís! Que bom que você está se sentindo melhor. :) Depois que parei, também me perguntei por que ingerir hormônios sintéticos ao invés de deixar meu organismo funcionar naturalmente. Claro que em alguns casos é necessário, mas eu espero nunca precisar voltar a tomar, já que me deixa tão mal. Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Laís! Desculpe perguntar, mas fiquei curiosa: o que foi que o neurologista falou?

      Excluir
  22. Boa noite. Fiquei muito contente de ler esse blog. Tem uns 15 anos que tomo direto. Tem somente 1 dia que não tomo o anti. Já estava pensando em voltar a tomar... mas com o que li vou persistir na minha decisão. Espero que dê td certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kati. :) Obrigada pelo comentário. Algumas informações fazem a gente mudar de ideia, não é? Espero que você tenha uma boa experiência sem a pílula. ;) Beijos!

      Excluir
    2. Com certeza Lis :D
      Vc sabe me dizer em quantos dias começamos a sentir as mudanças?

      Excluir
    3. Certamente, é muito relativo. A médica disse que eu só tirasse conclusões após 3 meses, mas eu já comecei a me sentir melhor nas primeiras semanas. :)

      Excluir
  23. Oi, Lis! Passei meu primeiro mês sem pílula e vou te falar: nao volto mais nao, se Deeeeus quiser ahahahaha muito mais leve, muito melhor. Hoje éo primeiro dia de um ciclo natural! Tô doida pra ver como vão ser os proximos meses, mas só consigo pensar que só vai melhorar. Meu namorado hj mesmo comentou que quando a gente para pra pensar soa um absurdo mesmo. Mexer com hormônios assim, jogar uma bomba de hormônios no seu corpo. Tudo bem que da certo pra mto gente. Mas pra mim definitivamente a vida eh mto melhor sem a pílula :) Seu blog eh um incentivo mto bom, pq a gente encontra pessoas em situações semelhantes e se dá conta de que não eh mesmo maluca ahahahha bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... dá mesmo um alívio quando a gente encontra pessoas com as mesmas desconfianças que a gente e a gente descobre que não era coisa da nossa cabeça! Que bom que você está se sentindo melhor, espero que continue assim! Não tem o que agradecer. :) Beijos!

      Excluir
  24. Olá, Lis. Ao contrário das outras meninas eu nao me senti melhor depois de parar. Quanto ao humor não melhorou nem piorou. Nunca tive problemas quanto a isso. Usei alguns anos (uns 6) e só parei por medo de ter trombose mesmo. As pílulas eram maravilhosas na minha vida. Mas enfim... de tudo o que mais me incomoda é a oleosidade EXCESSIVA na minha pele e nos meus cabelos. Eu NUNCA tive a pele e cabelos oleosos. Vi que você tambem passou por isso. Com o tempo melhorou? Parei ha três meses. Será que com o tempo normaliza os hormônios e minha pele e meus cabelos voltam a ser o que eram antes?? Isso me chateia muito. Detesto esta com cara de suja o tempo inteiro. Desde já agradeço! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caca! Pois é, muitas mulheres não se sentem diferentes por fazerem uso da pílula, algumas se sentem até melhor. Minha irmã, por exemplo, não percebe diferença em relação ao humor, mas pelo mesmo motivo que você, o receio de trombose, parou de tomar há cerca de 1 mês. Ela também percebeu o cabelo e a pele mais oleosos, mas no caso dela, isso é positivo, pois ambos eram bem secos. Ela também percebeu a região íntima mais úmida, o que é normal. Meu cabelo e minha pele estão menos oleosos hoje que no início.

      Você já ouviu falar num teste que existe para diagnosticar a tendência a ter trombose? Talvez seja possível você usufruir dos benefícios da pílula sem correr esse risco. Fala com a sua médica. ;)

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Que notícia ótima. Não sabia desse teste. Vou procurar outro gineco pq o meu não vê maldade nas pílulas. Estou criando forças pra procurar outro haha Sobre o cabelo, o meu é beeeeem cumprido, então fica mega oleoso na raiz e seco nas pontas. A pele ta um horror kkk, mas eu vou esperar um pouco mais. Vai que melhora depois da "desintoxicação ". Estou mais confiante ao saber que o seu melhorou. Sobre voltar, Não quero ficar refém delas, sabe?! Mesmo que só tenham me trazido benefícios (por enquanto). Vou esperar mais uns 3 meses. Mesmo esperando, vou atrás desse teste siiiim. E muuuuuuuuito obrigada por responder, viu?! Abraços

      Excluir
    3. De nada! Boa sorte com tudo! :)

      Excluir
  25. Encontrei seu post pesquisando sobre esses efeitos. Eu tomo o Yaz há 1 ano e senti MUITA diferença. Comecei a perceber alterações de humor frequentes e esse "peso" que você relatou no post em 2011. Conversei também com uma amiga que tomou Yaz e teve os mesmos sintomas. Além disso diminuiu a minha libido consideravelmente. Em abril tenho consulta com minha médica e estou disposta a parar de tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Pois é, eu experimentei várias marcas, mas a opção que realmente funcionou pra mim foi para de tomar. Hoje me sinto muito melhor. Espero que seja assim também com você. :) Beijos e obrigada pelo comentário. ;)

      Excluir
  26. Ei Lis! Obrigada por escrever sobre este assunto. Me ajudou demais ler seu post. Visitei hoje meu ginecologista para avaliar se a cauterização de uma feridinha no colo do útero havia cicatrizado. Graças a Deus está tudo bem. Tenho 27 anos e tomo anticoncepcional desde os 18. Hoje tomo Adoless, e essa será minha última cartela!!! Com orientação do meu médico vou parar de tomar, a feridinha pode ter sido causada por excesso de hormônio. Comecei a tomar pílula tão cedo devido a fortes cólicas que faziam até faltar ao trabalho. Mas como o Dr. me disse é melhor tomar buscopan 2 vezes ao mês que ingerir uma droga como essa todos os dias. Tenho esperanças que eu não tenha também tanta oscilação de humor, acredito que a pílula seja responsável por isso. Cheguei até a visitar um psiquiatra e tomar medicação forte para melhorar. Outra coisa que tem me incomodado é o peso nas pernas, tenho medo de trombose. Sou casada a 1 ano e 6 meses, não tenho filhos, pretendo evitar a gravidez com tabelinha+preservativo até passar essa terrível onda de zica vírus. Planejo meu bebê para breve. Meu sonho é ser mãe! E viva a vida sem pílula!!! Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudiane. :) Que bom que você conta com o apoio do seu médico, e acho que ele tem razão. Eu também tomo Buscopan no primeiro dia da menstruação e já me ajuda demais com as cólicas. Acho que fiz uma boa troca. :) Olha, se você não conhece, baixa o Clue, um aplicativo muito bom, principalmente para quem faz tabelinha. Boa sorte! E que seu bebê venha logo e saudável. :) Beijos e obrigada por compartilhar sua experiência. ;)

      Excluir
  27. Que post maravilhoso!!!! Obrigada por contar a sua experiência. Eu decidi parar de tomar a pílula anticoncepcional também, demorei um ano para tomar a decisão, e no último mês interrompi o uso.Porém, meu ciclo ta atrasado, deveria ter começado há 15 anos. No seu primeiro mês foi assim também??? Devo me preocupar?? Desde já agradeço!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te ajudou, Dani. :) Olha, segundo minha médica, é bom esperar uns 3 meses até as coisas se regularizarem. Leva um tempo até o nosso organismo de reorganizar. Desejo tudo de bom da sua readaptação. :) Beijos e obrigada pelo comentário. ;)

      Excluir
  28. Boa tarde meninas... tenho 28 anos e tomo ac há mtos anos, creio que desde os 12/13 para regular a menstruação pois menstruei com 10 anos.
    Estava buscando opiniões de mulheres que pararam com o remédio. Após uma visita à nutricionista resolvi parar com o remédio ... porém meu último comprimido foi na quinta passada, desta forma ainda não sinto efeito algum pois é como se eu estivesse na pausa.
    Como eu tomava contínuo e não menstruava, isso me assusta um pouco (cólica, fluxo intenso, tpm) ... mas confesso que o que mais está me assustando em todos os comentários que li é sobre a queda de cabelo excessiva e as espinhas ... estou há todo momento me questionando se tomei a decisão certa ...
    Adoraria ouvir os comentários de vocês.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle! Eu sempre me sentia melhor nas pausas que eu fazia, nos dias que eu não tomava a pílula. Nunca fiz uso de contínuo. Quanto à espinha, eu nunca fui mto de ter, então, não posso opinar. Quanto à queda de cabelo... tem épocas que o cabelo cai mto mesmo. Já me desesperei numa época, mas acabei me acostumando e ficou td bem. Não vi nada excessivo so far. Acho que vai da experiência de cada uma, nosso corpo não é um relógio e cada um tem seu próprio funcionamento, como a Lis sempre diz aqui. Mas, como vc queria comentários, achei legal deixar o meu :) Pra mim, zero arrependimento de parar a pílula. Me arrependo só de não ter parado antes! :) A vida tá mais feliz, mais leve, ainda tô monitorando ciclo e afins, mas tô feliz de não ter q ingerir quase todo dia e sempre na mesma hora aquela bombinha hormonal. Tô feliz de sentir meu corpo normalmente :)

      Agora, uma dúvida: por que você decidiu parar depois de ir à nutricionista? O que ela falou?

      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Danielle, desculpa a demora em te responder, estava viajando. :) Entendo o seu medo. Eu mesma estava um pouco receosa em parar a pílula depois de tanto tempo. Segundo minha médica, as cólicas tendem a ser mais fortes quando somos novinhas, e acho mesmo que hoje em dia as minhas são mais leves. Tive queda de cabelo sim, mas não estou 100% segura de que foi por ter largado a pílula, pois já há alguns anos eu tenho esse probleminha, que melhora e piora, mas os tratamentos que eu faço surtem muito resultado. A pele fica sim menos lisinha, algumas espinhas surgem, mas menos que antes, e tenho tradado com produtos dermatológicos. Claro que cada organismo funciona de uma forma, mas espero que você se surpreenda positivamente. :) Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  29. Oi Carolina, obrigada por seu comentário.
    A nutri me explicou que minha progesterona estava alta e a testosterona mto baixa devido ao uso do ac, e que a pílula e este fator dificultavam meu emagrecimento, me faziam acumular gordura na barriga e me enchem de celulite.
    Resolvi testar, mas confesso que estou insegura ...

    ResponderExcluir
  30. Tenho vontade usar DIU, porém não tenho filhos e falam que o útero pode expulsar, então não sei o que fazer. Até porque a maioria dos ginecologistas sempre receitam a pílula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acredito que há pessoas com experiências positivas e negativas em relação ao DIU. Aconselho você se informar direitinho, e se for o caso, ter a sua própria experiência. :) Tudo de bom!

      Excluir
  31. Lis,você é a minha resposta que pedi a Deus o dia todo hoje. Olha tudo isso que você escreveu é o que se passa comigo, e tem uns 3 a 4 meses que estou tentando tomar uma decisão sobre parar ou não, meu marido sempre disse pra mim parar, e me disse que me ajudaria com o método da tabelinha e coito interrompido, mas sempre tive medo de não conseguir , então mesmo passando mal, continuei até esse último ciclo, estava tomando belara, mas continua na mesma, então antes de iniciar uma nova cartela , pesquisei muito, li vários blogs, e não encontrava nada pra me encorajar, cheguei aqui no seu blog, tá decidido, tirou minhas dúvidas e meu medo, meu marido sempre disse: Ouça seu corpo, se tá fazendo mal para! E por medo não parei, agora com certeza vou parar. Amanhã seria o dia de começar outra. E sabe, eu pedi o dia todo a Deus uma resposta, paro ou não? E você está aqui pra ajudar, essa foi a resposta de Deus pra mim, obrigada de coração. Que Deus te abençoe grandemente. Boa noite estou bem mais feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras! :) Que bom que a minha experiência te ajudou. :) Não tomo pílula há quase um ano e estou muito melhor. Torço para que seja assim também com você. :) Tudo de bom! Beijão!

      Excluir
  32. Dia 13 de abril vai fazer 1 mês que parei de tomar o anticoncepcional. Para mim a primeira semana foi um terror. Tive dor de cabeça fortissima por 4 dias seguidos. Por enquanto foi somente isso que senti. Ainda não fez um mês... aguardar mais um tempo para que eu possa tirar as minhas conclusões. Mas de ínicio estou muito bem graças a Deus. E foi graças a esse blog que me ajudou a decidir em parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kati, que bom saber que você está bem. :) Espero que só melhore com os meses. Fico feliz também por meu relato ter te ajudado de alguma forma. :) Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  33. Gente, estou maravilhada com esse blog...vamos lá!
    Eu a Barbara, tenho 27 anos e uso anticoncepcional há 10 anos,com pouquíssimas pausas. Comecei a usar novinha e, desde então, sofro com falta de libido. Nunca vinculei uma coisa na outra. Todos os meus relacionamentos terminavam pelo mesmo motivo, eu não tinha vontade de fazer sexo!!!!!!!!!! Conversei com a minha ginecologista sobre isso e ela disse que provavelmente eu não tinha problema fisiológico nenhum, que deveria ser psicológico. Fui ao psicólogo e lá ele não conseguiu identificar meu problema, ele me passou para uma sexóloga, e ainda estou no início da terapia. Há 3 semanas fui viajar com umas amigas e uma delas me disse que meu problema poderia ser o anticoncepcional. Fiquei boba como essa coisinha pequena pode interferir em tantas coisas na nossa vida. Eu fiquei em choque, pois havia me "dopado" durante 10 anos. Enfim, resolvi parar. Meu namorado aceitou mas ele não quer ficar usando camisinha para sempre, ele disse que aceita eu ficar uns 2 meses de teste para ver se o problema é o anticoncepcional msmo! Estou tensa com isso porque não curto muito a camisinha.Hoje eu percebo que estou mais disposta para o sexo e fico mais lubrificada mas ainda espero melhorar mais.Vocês estão de parabéns, suas experiencias são muito importante para todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário e desculpa pela demora em responder. Realmente, o anticoncepcional faz o nosso cérebro pensar que estamos numa fase do ciclo onde a libido é menor. Que pena que você tenha passado tantos anos sem entender a causa, mas que bom que já percebeu uma melhora. :) Se você tiver um ciclo regular, faça uso também da tabelinha, para saber em qual período do mês você tem mais chance de engravidar. ;) Tudo de bom! Beijos!

      Excluir
  34. Barbara: Usava mínima e Adoless

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post! Estou querendo parar também, só fico receosa de usar só camisinha + tabela, namoro a 3 anos e não tenho pretensão nenhuma de engravidar tão cedo!! Tomo Allestra 20 a 8 anos, desde os 17, e acho que não me conheço 'sexualmente' sem a pílula. Minha libido é praticamente zero! Hoje tenho consciência de que ela altera e muito nesse aspecto. Conversei com uma médica e ela me recomendou o DIU sem hormônio, porém vejo muitos relatos ruins sobre ele! Gostaria de saber, você percebeu diferença no desejo sexual quando parou de usar a pílula??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso do DIU sem hormônios é uma das opções para evitar a gravidez, mas não tenho muitas informações sobre ele, pois nunca pensei em usar, portanto, não pesquisei sobre o assunto ainda. A minha libido melhorou bastante depois que parei de tomar a pílula, voltou aos níveis de quando não tomava. Nesse aspecto, fiquei bem satisfeita. :)

      Excluir
  36. Olá, adorei o post estava procurando sobre a oleosidade no cabelo e na pele causada quando paramos de tomar o anticoncepcional e gostaria de saber o que vc fez para diminuir essa oleosidade tem somente 1 mês que parei e está muito oleoso. Tmb pretendo me previnir da gravidez com a tabelinha e o preservativo, já estou usando um app para ver direitinho o dia do período fértil e a data da ovulação caiu no dia 13/04mas quando vi no seu post sobre os sintomas da ovulação percebi q não deu muito certo o app com meu período fértil pois hj quando fui ao banheiro percebi esse corrimento mais espesso com cor de clara de ovo então creio q ovulei hj então não dá para confiar na tabelinha por enquanto pois acho q estou entrando nos eixos ainda.Ficarei muito grata se responder meu comentário vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meggie. :) Desculpa a demora! Olha, depois de uns 3 meses, a oleosidade voltou ao normal. Realmente os sintomas do corpo são bem mais confiáveis que as informações dos aplicativos. Os períodos mais seguros pra mim são antes e logo depois da menstruação, por sei que estou longe do período fértil. :) Beijos!

      Excluir
  37. Não tenho palavras para descrever o que senti depois de ler todos esses relatos de mulheres que passaram por problemas que acredito estar passando. A algum tempo tenho notado que não estou bem, e encontrei muitos sintomas iguais aos meus nos comentários deste post. Além do humor péssimo e um desânimo e tristeza frequentes, tem o grande problema da minha libido que é praticamente zero, o que tem afetado de forma péssima o meu relacionamento. Tenho 23 anos e tomo AC a cerca de 5. Eu já vinha desconfiando do anticoncepcional e hoje resolvi pesquisar mais sobre. Já estava quase decidida a parar de tomar as pílulas quando encontrei esse post, e agora não tenho mais dúvidas, vou parar hoje mesmo! não consigo nem esperar a cartela acabar. Encontrei esperança nas experiências de todas que deixaram seu comentário aqui, e quero ser a próxima a vir contar da minha "libertação", rs. Espero que essa decisão me ajude e traga novas e boas energias pra minha vida. Espero me conhecer melhor enquanto mulher sem todos esses hormônios. Muito obrigada a todas por compartilharem seus relatos, pretendo voltar em breve pra trazer o meu. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, fico muito feliz em ler um comentário como o seu. Espero que sua vida sem a pílula melhore significativamente. Se puder voltar aqui e compartilhar a sua experiência, ficarei muito grata. :) Tudo de bom! Beijos!

      Excluir
  38. Sofia Faria27/04/2016 12:50

    Idade: 28

    Anos de toma ininterrupta da pílula: 4 (8 com interrupções de poucos meses)

    Relato:
    É incrível como não se fala sobre isto mais abertamente, como o problema quase não é levantado e o paciente que levante o problema é quase visto como uma "zebra", caso extremamente raro. Digo isto porque também eu deixei há um mês a pílula e só tenho pena de não ter deixado antes... Cheguei a pensar que teria de ter acompanhamento médico, porque tinha a maior noção que psicologicamente não estava equilibrada, a minha líbido andou durante muito tempo abaixo de zero, vazinhos nas pernas, etc. Quando encontrei este sítio há pouco mais de um mês atrás pensei "ok, vou dar uma última chance e, quando acabar esta cartela, paro de tomar". E assim foi. Não posso estar mais agradecida, o meu corpo agradece, a minha cabeça também e o meu relacionamento com o meu namorado e o mundo também :)
    No início pensei que se funcionasse podia ser efeito placebo (ao mesmo tempo também que se fosse placebo, óptimo, que fosse!), mas a verdade é que não, é muito real... Quando me lembro que um médico já "ralhou" comigo por eu não a tomar, que ma prescreveu sem exames, sem me perguntar se eu fumava ou não (e na altura eu fumava, sim) só penso que a indústria farmacêutica tem muito a ganhar com a pílula porque, embora não seja um fármaco caro, garante-lhes um rendimento constante. Por isso o médico diz para tomar. Por isso não se fala nisto. Até tenho curiosidade sobre quantas mulheres passaram por aqui a relatar experiência equivalente à minha ou à sua, acho que isso iria corroborar a minha teoria.

    Parabéns pelo blog. Excelente tema, excelente exposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, que alegria saber que o meu post te ajudou, e que alegria maior ainda saber que tudo está melhor agora. Muito obrigada pelas palavras e pelo comentário, são muito valiosos. A cada comentário vejo que eu realmente não estava sozinha. :) Um grande beijo!

      Excluir
  39. Eu tenho esse inchaço há dois anos, e tomo o Diclin há pouco mais de dois anos!! Fiz exames de bexiga e útero, e nenhum médico sabe o que tenho!
    ... O problema é que esse mês estou com o abdômen inchado como nunca! Realmente quero interromper a pílula, mas ela controla as acnes do peito e costas e pêlos :( preciso ir na médica para trocar a pílula, pq Yasmin e Yaz para mim não deram certo... E não tenho convênio, o jeito é tentar encaixe no posto, Pq a agenda da médica está lotada até dezembro!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena, Isadora... O Yaz foi um dos piores pra mim. É muito difícil quando a pílula é a solução para outros problemas, mas espero que você encontre uma melhor solução para o seu caso. A pílula traz sim muitos efeitos colaterais. Fico na torcida e obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  40. Olá! Parei de tomar a pílula a 18 de Março, no fim da cartela, tive o sangramento por privação durante 4 dias (o normal). Como terminei o meu namoro, decidi parar de tomar definitivamente e desde então nunca mais menstruei. Sinto-me inchada e nauseada mas penso que não estou grávida pois sempre tomei precauções. Poderá ser efeito de interromper a toma da pílula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Esses dias eu vinha mesmo postar aqui no blog. Em fevereiro, terminei a última cartela e não retomei a pílula. De lá pra cá, tenho menstruado num ciclo pouco irregular. O que estou estranhando é a intensidade. O sangramento é um pouco mais forte no primeiro dia, mas depois... Diminui muito e dura bem pouco. Tenho tido cólicas bem fortes, mas nada com que não possa lidar. Eu estou namorando e usando camisinha direto e ainda assim evitando a ejaculaçãolá dentro. Nunca deixo de usar o preservativo (a gente nem começa se não tiver um por perto) e tenho seguido bem. Também estou achando estranho esse fluxo tão fraquinho, mas minha gineco disse pra eu ir monitorando, que possivelmente está tudo bem, por ter deixado a pílula a relativamente pouco tempo. Não acredito numa gravidez por estar me precavendo de todos os modos. Me sinto inchada, mas eh pq sou sem vergonha e estou comendo mto. Até agora, ter parado a pílula foi uma das melhores coisas que fiz.
      Acho, sim, que você pode estar sem menstruar por causa dessa interrupção, mas, se está preocupada, procura seu/sua gineco. Uma amiga minha parou muito antes de mim (outubro ou novembro). Ela diz que até hoje tem mês que fica sem menstruar, que ainda é muito irregular. São muitos hormônios que a gente joga pra dentro, né?
      Enfim, boa sorte pra você!

      Excluir
    2. Oi, Rita. Só pude responder seu comentário agora. Acho que o nosso corpo leva um tempo para voltar ao normal, e acredito que isso varia de acordo com cada organismo. Pode ser que o seu esteja se readaptando, mas visite seu médico só para ter certeza de que está tudo bem. Espero que esteja se sentindo melhor. Um beijo e obrigada pelo comentário. :*

      Excluir
  41. Geeeeeeeeeeente! Como é bom ver que não estamos sozinhas! Também quero parar com o anticoncepcional em razão dos vários efeitos colaterais, principalmente a diminuição da libido. Estou com 25 anos e faço o uso desde os meus 17. Tomei o Diane 35 por 5 anos, depois troquei para o Qlaira. Mas ambos diminuíram minha vontade de ter relação. Hoje tomarei o último comprimido do Qlaira, e pretendo ficar pelo menos três meses sem tomar essa bombinha de hormônios. Quero ter controle do meu corpo novamente, me sentir livre! Depois volto pra contar como vai ser minha reação.
    Muito agradecida pelos vários relatos de mulheres aqui que estão na mesma situação.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas! Como estão? Voltei pra relatar como meu corpo está reagindo sem os efeitos do anticoncepcional. Bom, no começo, assim que parei com a pílula, menstruei normalmente, como de costume, durante 4 dias. Nesse primeiro mês sem o Qlaira não senti nenhuma alteração hormonal, como tpm, estresse.. a não ser um leve aumento na libido, mas não sabia se era mesmo efeito da ausência da pílula ou uma questão psicológica (porque li muitos relatos de mulheres que a ausência do anticoncepcional aumenta consideravelmente a libido). No segundo mês sem a pilula percebi que realmente estava mais aberta a ter relações, rss, a libido tinha aumentado mesmo. Por outro lado, começaram a aparecer algumas espinhas no rosto, muito suave, e um pouco nas costas também (que por sinal, não tinha desde a adolescência), afinal, tomei anticoncepcional por quase 8 anos. A menstruação também ocorreu próximo da data que deveria vir, por cerca de cinco dias. Não notei que o cabelo ficou mais oleoso, diferente de várias mulheres, até porque tenho mania de lavá-lo todos os dias (não sei se isso faz diferença também). Agora, no terceiro mês, que seria julho, não fiquei menstruada, daí fiquei com aquela sensação por muitos dias de que iria ficar e nada, sabe aquele inchaço na região abdominal? aquelas cólicas? o humor alterado.. por cerca de uns 10 dias. rss, cheguei até a fazer o beta, com medo de estar grávida.. mas tinha certeza que não estava porque sempre usava preservativo (apesar de meu namorado estar puto com isso, hahaha, mas agora conversamos e tudo ok, pois se eu posso tomar remédio pra evitar uma gravidez, ele também tem que respeitar meu corpo quando eu sinto que é a hora de parar.. e se existe a camisinha, porque não usar? certo?), assim, julho não desceu mesmo a menstruação, mas aqueles sintomas também passaram. No começo de agosto desceu a bendita menstruação, rss e durou 6 dias.. ou seja, acredito que agora meu corpo está voltando ao normal, respeitando meu ciclo de forma natural, e eu estou amando essa fase! porque antes de iniciar com anticoncepcional ficava menstruada por uns 5, 6 dias, e até 7 dias. Mas isso não importa, dois, três dias a mais não faz tanta diferença assim, rss. Ah, nesse último mês não senti a libido como antes, mas como diz minha ginecologista, quanto mais você fizer.. mais você vai querer! rss. E é assim mesmo, a questão é começar, que dai a gente anima! rss.
      Mas enfim, tô muito feliz mesmo (feliz mesmo) em não tomar mais o Qlaira e nenhum outro hormônio, pois usar camisinha é questão de costume, não gostava também. Fui experimentando várias até encontrar uma mais confortável, e gostei bem da skyn (extra fina).
      E é isso meninas.. obrigada pelo blog (e pelo relato de dezenas de mulheres), pois este foi um dos grandes incentivos pra que eu parasse com o remédio.

      Excluir
    2. Oi, Crislaine. Muito obrigada por comentar e depois voltar aqui para compartilhar a sua experiência. Desculpe estar te respondendo só agora... Fiquei muito feliz por você. Eu praticamente não tinha libido quando usava a pílula, agora me sinto normal. É muito bom voltar a sentir desejo sexual novamente. Te desejo tudo de bom. Grande beijo! :*

      Excluir
    3. Oi Lis.. Sempre visito seu blog pra ver o que as mulheres estão sentindo, sua página é um vício, rss. Não pare!Tudo de bom pra você também. Beijos!

      Excluir
  42. Olá, tenho 30 anos e tomei anticoncepcional desde os 18h. Nunca senti nada e ao terminar um relacionamento em 2014 resolvi parar e cuidar do meu corpo de uma forma mais natural e consciente. O problema é que a minha TPM começou a me atrapalhar muito. Tomando o remédio as vezes eu tinha tpms fortes e as vezes nada, mas quando parei todo mês eu me sentia muito irritada, chorona e etc. Vi em algum lugar que o corpo só está limpo do anticoncepcional depois de um ano e no início desse ano quandofl fez um ano sem remédios senti a tpm piorar a cada dia. Brigas com o namorado mensalmente, alguns problemas no trabalho e uma semana inteira chegando em casa e me trancando no quarto pra não brigar com a minha sombra. Resolvi então voltar com o anticoncepcional, mas agora estou percebendo que estou muito desanimada e com a libido no calcanhar. Não sei mais o que fazer. Estou pesquisando coisas de ginecologia natural, mas gostaria do contato de um especialista para falar o assunto. Ainda não achei. Se alguém souber a algo a respeito por favor compartilhem. É bom saber que não estou ó, mas todos os problemas causados por isso estão afetando demais a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintilanti. Queria ter te respondido antes... Olha, tem mulheres que se sentem melhor com o anticoncepcional. No seu caso, talvez trocar a pílula resolva. Mas se perceber que tomar a pílula te deixa mais mal do que bem, talvez seja melhor não tomar e procurar meios alternativos de aliviar a sua TPM. Caso leia esta mensagem, volte aqui para dizer como estão as coisas agora. Um beijo!

      Excluir
  43. Finalmente achei um lugar que eu pudesse me identificar!!! Tomo anticoncepcional há 6 anos... Comecei com Diane e depois mudei para o Qlaira, mas hoje tenho sintomas que parece que nem tomo... Tenho cólicas, minhas espinhas voltaram, continuo irritada o tempo todo, TPM quase sempre, então estou pensando em parar mesmo... Só tenho medo dos sintomas que terei depois, mas decidi parar realmente... A libido diminui muitoooooo com esse Qlaira, um horror! Até a lubrificação piora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. É verdade, a libido vai embora... Olha, não custa nada fazer a experiência. Aguarda ao menos 3 meses antes de tirar alguma conclusão. Fico na torcida! :) Beijos!

      Excluir
  44. Pois eu tomo a pilula há 12 / 13 anos...parei em Abril e já atrasou 2 semanas...não estou gravida, mas estou com uma TPM de bradar aos ceus...neste momento estou mto insuportável ate porque os sintomas são mtos e o período ainda não desceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esperado que o corpo leve um tempo até se normalizar, até porque foram muitos anos fazendo uso da pílula. Procure meios alternativos para aliviar os sintomas da TPM, veja o que funciona pra você. Obrigada pelo comentário. :) Beijos!

      Excluir
  45. Que Legal esse Blog, Estou sentido dores de cabeça fora do normal antes achava que era o cansaço ou o estresse do dia a dia, trabalho e faculdade, mais quando começei a pesquisar sobre esse veneninho rsrs' Encontrei mais sintomas alem da dor de cabeça, minhas pernas agora esta começando a doer em alguns partes depois para, decidir que essa será a ultima Cartela não quero mais isso para mim, Tomo anticoncepcial a quase 3 anos, atualmente estou com o tamisa 30 uso contínuo, por causa das cólicas intensas antes de começar a tomar. Quero Parar logo colocar um ponto final antes que a situaçao piore. Esse Blog me ajudou muito, fico feliz em saber que nao estou sozinha, vou Marcar minha consulta com a medica e tentar essa tabelinha + preservativo, ou DIU de Cobre se for meu caso. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que agradecer, Mariana. Fico muito feliz que o meu post tenha te ajudado. Com saúde não se brinca. Se você está sentindo que a pílula está te fazendo mal, o melhor é deixar. Pela data do seu comentário, imagino que você já tenha deixado. Espero que esteja tudo bem. :) Um beijo!

      Excluir
  46. Oi, Lis!
    Comecei a ler um pouco sobre o assunto e apesar do medo com relação aos efeitos colaterais de parar o uso do AC, vou seguir em frente.
    Me mudei recentemente pra Berlin e estava bem desanimada porque me disseram que os médicos aqui te dão pouca atenção durante as consultas e não te levam muito a sério, então estava com a certeza de que nenhum iria me apoiar ou querer pedir exames (mais pra frente) pra saber se está tudo bem comigo sem o AC. Você mora em qual cidade? Ainda faz acompanhamento com a mesma médica? (se for em Berlin, já me indica, por favor haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa a demora. Isso que te falaram sobre os médicos daqui é verdade. Moro em Colônia. Um bom lugar para encontrar bons médicos é o site http://www.jameda.de Lá o pessoal faz avaliações sobre os médicos. Encontrei a minha lá. Obrigada pela visita e boa sorte! Estou disponível. :) Beijos!

      Excluir
  47. Parei de tomar e o meu peso aumentou é normal?nao cinsigo perde-lo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra. Um dos efeitos colaterais da pílula é a retenção de líquidos, eu desinchei depois que parei de tomar. Você acredita que o seu aumento de peso está de alguma forma relacionado à alimentação? Acho que um profissional poderia te ajudar melhor, pois podem ser várias as causas. Boa sorte! Beijos! :*

      Excluir
  48. olá Lis, adorei seu post..
    Tenho 25 anos e estou indo para meu 3° mês sem pilula.
    Troquei de médico depois que me mudei para minha casa nova. Cidade nova, casa nova e médico novo. kkk
    Não ia no médico fazia 2 anos. O médico que eu ia estava fora do país, e fiquei esperando. Claro que não voltou..
    Até que encontrei este bem perto da minha casa.
    Fui fazer os exames de rotina, e tive uma desagradavel surpresa. Meus ovários estavam atrofiando pelo uso continuo da pilula. Fiquei 8 anos tomando, e nesses 8 anos eu tive muitas enxaquecas (fortes, chegava a me trancar no quarto com tudo fechado e me encolhia na cama), e minha TPM estava bem forte também. Acessos de raiva, choro, ansiedade.. tudo isso me deixava extremamente exausta. Estão meu médico, me instruiu a parar com a pilula, pelo menos 5 meses para ver se meus ovarios voltam a funcionar corretamente. Meu maior medo quando sai do consultorio, foi as temidas dores de cabeça voltarem com força total, pois eu achava que parando a pilula isso iria acontecer. E para a minha surpresa, não foi o que aconteceu. Eu tomava a pilula, e tomei por um tempo o Gamaline - V que segundo o médico seria para amenizar a TPM. Nesses 2 meses sem nada, percebi que as dores vinham, mas não fortes e com menos frequencia..meu cabelo está oleoso também.
    O que está me deixando frustrada, é que a minha menstruação está desregulada demais. Desde que parei, tive apenas uns 6 dias sem fluxo. Meu medico falou que isso poderia acontecer, pois meu corpo estava acostumado demais com a pilula..Apesar de minha libido ter aumentado e muito, não me sinto sexy, linda, e dona de mim como antes, parece que esse fluxo está me deixando contraída e mais timida.. meu marido já não acha isso, acha o contrário e esta me dando todo o apoio que preciso. Mas essa menstruação que não passa esta me deixando doida,, kkk
    Como foi os primeiros meses com você? Pelo que ja notei de muitos relatos, todas são diferentes. Já li de algumas mulheres que não veio, outras com atraso, e outras veio certinho..
    Desculpe pelo desabafo,, =) abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary. Obrigada pelo seu comentário. Olha, minha menstruação veio normal desde o primeiro mês. Porém, tive meses de ciclos bem longos com cerca de 40 dias. Teve um mês em que minha menstruação durou bem mais que o normal. Mas num geral, meu organismo funcionou bem. Sinto que algumas coisas só estão se normalizando agora, depois de mais de 1 ano sem a pílula. Não desista. Dê o tempo que o seu organismo precisa para se reajustar. Tudo de bom pra você. Beijos!

      Excluir
  49. Adorei encontrar o seu blog! Parei de usar a pílula faz 20 dias, depois de 14 anos de uso! Parei por medo dos efeitos colaterais e por me dar conta, depois de todo esse tempo, que estava me entupindo de hormônios e nem sabia como era o funcionamento real do meu corpo.
    Tinha muito medo de parar por achar que minha pele ia ficar ruim, que ia voltar a ter cólicas e fluxo intenso, etc.
    Ainda não menstruei após largar o AC, então não sei como vai ser. Mas posso dizer que a libido melhorou muito já nos primeiros dias.
    A única coisa é que tenho sentido muitos enjoos, até fiz um teste de gravidez e deu negativo...
    Penso que os enjoos podem ser o corpo estranhando a falta dos hormônios. Alguém também sentiu isso??
    Ainda não fui na minha médica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive enjoos, mas cada corpo funciona de uma maneira. Espero que você esteja se sentindo melhor. Conversar com um bom profissional é sempre uma boa ideia. :) Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  50. Oi, boa noite meninas!
    Muito bacana ler a história de cada uma. Me identifiquei bastante com a maioria.
    Parei de tomar meu anticoncepcional Selene no domingo, dia 26, no meio da Cartela (sem opinião da minha ginecologista) de tanto que li a respeito. Quero saber como funciona meu corpo, minha mente, de verdade, livre de hormônios.
    Na adolescência tive problema com acne e usei Roacutan (aos 16 anos).
    Aos 18 anos comecei tomar Selene e estou até hoje, com 31 anos de idade. Nos últimos anos percebi que engordei, minha libido diminuiu, sinto cansaço e desânimo, humor oscila... Muito embora meus exames de rotina sempre constam como dentro da normalidade de quem faz o uso de antibaby, rs... Daí me pergunto: Será que sou assim mesmo ou estou assim?
    Estou ansiosa pra saber como meu organismo vai reagir e principalmente em relação à minha pele. Amanhã estou indo na endocrinologista, quero que ela peça todos os exames hormonais e por precaução deixei marcada consulta com minha dermatologista (espero não precisar).
    Depois volto pra contar pra vocês.
    Abraço e felicidades a todas nós, que se Deus quiser não precisaremos mais utilizar desse método contraceptivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita. Só posso dizer que fico na torcida. Que o seu organismo se ajuste da melhor maneira possível sem o anticoncepcional. Obrigada pelo seu comentário. :) Beijos!

      Excluir
  51. Oi Lis! Andava a pesquisar acerca dos efeitos da pílula e encontrei o teu blog. Passo a contar a minha história. Comecei a tomar a pílula aos 16 anos porque tinha cólicas menstruais fortes e queria também fazer contracepção. Tudo ok, fiz varias pílulas, cada vez mais fracas e sempre sem problemas. Quando fiz 30 anos comecei a ter cólicas, mesmo com a pílula e resolvi mudar para o anel vaginal. Não era tão bom a eliminar as cólicas como a pílula mas não posso dizer que me tenha dado mal. Há 1 ano deixei de usar qualquer método hormonal e depois de alguns meses com ciclos irregulares finalmente regularizaram, comecei a usar o Clue e estava tudo a correr lindamente. Como comecei a ter dores fortes durante a ovulação (sabia que era ovulação por causa do Clue) fui de novo ao ginecologista para confirmar que estava tudo bem; estava e então ele receitou-me uma pílula nova, Zoely, que é muito fraquinha e tem 17B-estradiol, que é a nossa hormonal natural. Comecei a tomar há 2 meses e tem sido um tormento! Tenho o triplo do fluxo, as cólicas duram uma semana em vez dos dois dias que duravam sem pílula, tive um ataque de pânico brutal hoje antes do almoço, sinto-me deprimida, enfim, não me trouxe nada de bom. Com as pílulas que tomei antes sentia-me bem mas esta não é, de todo, a minha pílula. Acabei hoje a carteira e não vou tomar mais nenhuma, passei um ano tão bem sem nada que acho mesmo que não vale a pena estar a tomar hormonas desnecessariamente. Se tiver dores, tomo ibuprofeno e elas passam.
    Ao ler o teu post e os comentários fiquei contente por perceber que há mais mulheres que também não se dão bem com a pílula, as minhas amigas dizem maravilhas e não percebem como eu não me dou bem, que tenho que continuar está mais um mês (para fazer os três meses) ou tentar outras marcas. Sinceramente, acho que somos mais nós quando não tomamos hormonas artificiais e realmente só descobri quem eu sou neste ano em que não tomei nada. E gostei muito mais dessa versão de mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bachelorette. Muito obrigada pelo seu depoimento. Eu concordo com muitas coisas que você falou, especialmente quando diz que se sente mais você mesma sem a pílula. É assim que me sinto. Desejo-te tudo de bom na tua caminhada. Beijo grande!

      Excluir
  52. estou sofrendo muito e com medo de engravidar pois vou fazer 42 anos e por isso o medico aconselhou eu parar com o anticoncepcional tomei por 17 anos me dava muito bem nunca tive nada com o ant.sem ele estou me sentindo com dor de cabeça e medo.se podesse tomava a vida toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mulheres que se sentem melhor com o anticoncepcional. Talvez estes sintomas passem depois de um tempo. Mas se não passarem, converse com o seu médico sobre o melhor momento de retomar a pílula. Espero que fique tudo bem. Beijos!

      Excluir
  53. Aos 21 anos comecei a tomar anticoncepcional, tomei de três marcas, de uns tempos comecei a sentir muita tontura, aos 40 Fui numa ginecologista e pedi para ela me receitar um anticoncepcionais que fizesse menos mal ela me perguntou qual eu tomava, falei que era o ciclo 21 e ela me disse que eu deveria parar se quisesse continuar vivendo, e não quis me receitar outro. Troquei por conta, e comecei a sentir menos tontura. Mas comecei a pensar em parar. Há um mês eu parei minhas tonturas diminuíram e estou me sentindo mais feliz. Bjos a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam. Que bom que hoje você se sente melhor sem a pílula. :) Obrigada por compartilhar a sua experiência. Um grande beijo!

      Excluir
  54. Adorei seu relato. Tomo o yaz e tenho muita alteração de humor (a tal nuvenzinha cinza), me sinto deprimida, desanimada e desesperançosa com tudo. Estava pensando em parar há algum tempo (tomo anticoncepcional há uns 15 anos) e o seu texto me encorajou. Vou parar! Obrigada, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene. O Yaz foi um dos piores que já tomei, com ele me sentia muito mal, e olha que ele é indicado para aliviar os sintomas da TPM. Espero que sua experiência em deixar a pílula esteja sendo bem sucedida. Grande beijo! :*

      Excluir
  55. Oi gente! Acabei de pesquisar sobre parar a pílula e vi que mas mulheres, ao contrário do que eu pensava, ENGORDARAM qdo pararam o uso..tenho problemas com ganho de peso,acnes fortes,oleosidade, tpm fortíssima e depressão . Faço uso de pílula há 12 anos... Gostaria de saber se vou engordar mais se parar...Se a pele e tpm irão piorar. ..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cada corpo funciona de uma forma e por isso é bem difícil prever o que irá acontecer, mas acho que é sempre válido fazer a experiência e procurar meios para lidar com os possíveis inconvenientes, tendo em mente que os mesmos podem melhorar com o passar dos meses. Boa sorte! :*

      Excluir
  56. Ah..atualmente tomo Selene

    ResponderExcluir
  57. Olá, adorei a postagem! Estou indo para o terceiro mês sem o anticoncepcional. Tenho 32 anos 2 filhos e faço uso desde os 16 anos. Uso Selene à 6 anos por causa da menstruação que nunca foi regular e também por causa da pele com acne e oliosidade. Decidi parar, pois estava tendo palpitações frequentes e uma glândula na axila ficava almentada e dolorida sempre. Os efeitos: minha pele do rosto ficou grossa e com uma espécie de alergia horrível, parecia centenas de espinhas, polinhas por toda testa! Minha segunda menstruação durou uns 9 dias e após isso, ainda estou com manchas escuras e corrimento. Tive também muita dor de cabeça e tremedeira. Estou mais magra ainda do que costumo ser.
    Sempre tive problemas com micropicistos . Sei que muito provavelmente vai voltar. Usando anticoncepcional por todos esses anos, principalmente o Selene, perdi o Libido também!
    Tomar esse remédio é um vício. Ainda é uma luta pensar estar sem ele...
    As vezes penso em voltar. Os efeitos da ausência do remédio comigo foram péssimos. Com exceção da Libido que melhorou.
    Notei também que, onde me machuco ou arranho, em qualquer parte do corpo, fico com manchas permanentes.

    É isso meninas!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel. Obrigada por compartilhar aqui sua experiencia. Tem muitas mulheres que realmente se sentem melhor com o uso do anticoncepcional. De toda forma, de tempo até seu organismo se ajustar. Se ainda assim achar que se sentia melhor tomando a pílula, fale com sua médica e veja se seria melhor voltar a tomar. Espero que fique tudo bem. :) Beijos!

      Excluir
  58. Vai fazer 5 meses que parei com o anticoncepcional e o mês de julho foi um terror. Tive uma tpm horrorosa (preciso de um tratamento urgente). E minha pele esta com muitas espinhas e parece até que estou com alguma alergia... hoje vou em um dermatologista. E uma coisa que eu não sentia era uma vontade louca de comer doce antes da menstruação. Sinceramente não sei o que é pior voltar a tomar o anticoncepcional ou não tomar e sentir tudo o que estou sentindo... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kati. Olha, eu acho que o melhor é colocar tudo na balanca e ver onde o saldo é mais positivo. Veja se é sem ou com o uso da pílula que voce tem menos incovenientes, e quais as melhores maneiras de contorná-los. Espero que encontre o melhor pra vc. Obrigada pela visita. :) Beijos!

      Excluir
  59. Oi,tomei anti por 15 anos direto,tomei varias marcas mas recentemente era o Elani ciclo,mas resolvi parar hoje!
    Gostaria de saber se o ganho de peso costuma ser muito grande apos parar o uso . Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, senti que desinchei bastante, pois um dos efeitos colaterais do anticoncepcional é a retencao de líquidos. Mas tem mulheres que ganham peso e outras que perdem. Eu nao ganhei nem perdi. É muito relativo. ;) Beijos!

      Excluir
    2. Oi Lis,obrigada! Estou indo bem,nunca mais tomei e o fluxo ta vendo normal,tive colica so no primeiro mes e depois parou,sinto mais desconforto na ovulaçao do que na menstruaçao ( essa tem vindo e parado nos dias corretissimos) ,me senti desinchar porem comecei a engordar depois,to pegando +1kg por mes e isso ta me preocupando um pouco. Acnes e cabelos so deram diferenca no primeiro mes e depois voltaram a normalizar.

      Excluir
    3. Que bom, Sakura. Pelo que vejo, mais coisas boas que ruins. Quanto ao aumento de peso, espero que encontre um bom profissional que te ajude a encontrar o motivo. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  60. Alguem sabe se existe algum grupo de facebook sobre o assunto? seria legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu sigo uma página, que fala sobre os malefícios das pilulas. Parei de tomar à uma se mana, após inúmeros relatos negativos, depois de 7anos de uso. O nome da página é: "Vítimas de anticoncepcionais. Unida a favor da vida."

      Excluir
  61. Sakura no meu caso eu desinchei, já sou magra o anticoncepcional me dava uma turbinada quando parei acho q todo o líquido q ficava retido sumiu, parei em maio, no começo sofri bastante pq não sabia se era pior tomar ou ficar sem pois minha pele e cabelo ficaram muito oleosos, as espinhas apareceram no rosto e nas costas um horror, tpm a mil chorei horrores no primeiro mês hj estou bem melhor acho q meu corpo está acostumando sem os hormônios sintéticos , não custa tentar faça o teste não queira resultados rápidos pois talvez não terá com o tempo tudo vai voltando para o lugar cada corpo é um corpo.

    ResponderExcluir
  62. Meggie no seu caso foi quantos meses para normalizar?

    ResponderExcluir
  63. Katigomes estou no meu 4°mês sem anticoncepcional estou começando a entrar nos eixos agora, os ciclos estão regulados, no caso da tpm só tive uma crise forte no primeiro mês, fiquei muito mal, chorava com tudo me senti um lixo nesse período pensei até em voltar, mas persisti e as tpms estão mais leves quase não sinto sintomas emocionais só os físicos mesmo dor nos seios cólica dor nas pernas.

    ResponderExcluir
  64. Obrigada Meggie! Tomo ha 15 anos,estou com 38 agora e ja nem lembro mais como sou sem os hormonios,penso em parar ha anos mas tava com medo (ainda estou mas tomei minha decisao).
    Eu engordei uns 10 kg durante esses anos de uso do AC,e fiquei com uma barriguinha saliente recentemente,nao sei se é pelo uso ou nao. Mas agora que decidi parar de vez,senti medo de engordar mais,acho que pra mim esse é o ponto mais preocupante,nao sou gorda mas sei que se meu peso aumentar vai me deixar mal. Obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  65. Tomei anticoncepcional elo faz um ano e quatro meses
    Ai decidi por conta própria parar de tomar
    Tomei a última cartela e mesntruei normalmente ai após a menstruação como de costume no oitavo dia eu teria que voltar a tomar o anticoncepcional
    Maa nao tomei mais ai minha menstruação nao veio no dia em q era p vir então decidi voltar a tomar anticoncepcional e agora sinto muita dor de cabeça dor nas costas estou muito nervosa e com corrimento me previni em todas as relações sexuais q tive entao os sintomas q estou tendo pode ser os efeitos colaterais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah. É muito provável sim que isso que voce está sentindo tenha a ver com os hormonios. O nosso corpo leva um tempo para se estabilizar. Tanto quando iniciamos o uso como quando o paramos. Como voce está agora? Se possível, de um retorno. :) Tudo de bom pra voce. Beijos!

      Excluir
  66. Olá meninas! Como estão? Voltei pra relatar como meu corpo está reagindo sem os efeitos do anticoncepcional. Bom, no começo, assim que parei com a pílula, menstruei normalmente, como de costume, durante 4 dias. Nesse primeiro mês sem o Qlaira não senti nenhuma alteração hormonal, como tpm, estresse.. a não ser um leve aumento na libido, mas não sabia se era mesmo efeito da ausência da pílula ou uma questão psicológica (porque li muitos relatos de mulheres que a ausência do anticoncepcional aumenta consideravelmente a libido). No segundo mês sem a pilula percebi que realmente estava mais aberta a ter relações, rss, a libido tinha aumentado mesmo. Por outro lado, começaram a aparecer algumas espinhas no rosto, muito suave, e um pouco nas costas também (que por sinal, não tinha desde a adolescência), afinal, tomei anticoncepcional por quase 8 anos. A menstruação também ocorreu próximo da data que deveria vir, por cerca de cinco dias. Não notei que o cabelo ficou mais oleoso, diferente de várias mulheres, até porque tenho mania de lavá-lo todos os dias (não sei se isso faz diferença também). Agora, no terceiro mês, que seria julho, não fiquei menstruada, daí fiquei com aquela sensação por muitos dias de que iria ficar e nada, sabe aquele inchaço na região abdominal? aquelas cólicas? o humor alterado.. por cerca de uns 10 dias. rss, cheguei até a fazer o beta, com medo de estar grávida.. mas tinha certeza que não estava porque sempre usava preservativo (apesar de meu namorado estar puto com isso, hahaha, mas agora conversamos e tudo ok, pois se eu posso tomar remédio pra evitar uma gravidez, ele também tem que respeitar meu corpo quando eu sinto que é a hora de parar.. e se existe a camisinha, porque não usar? certo?), assim, julho não desceu mesmo a menstruação, mas aqueles sintomas também passaram. No começo de agosto desceu a bendita menstruação, rss e durou 6 dias.. ou seja, acredito que agora meu corpo está voltando ao normal, respeitando meu ciclo de forma natural, e eu estou amando essa fase! porque antes de iniciar com anticoncepcional ficava menstruada por uns 5, 6 dias, e até 7 dias. Mas isso não importa, dois, três dias a mais não faz tanta diferença assim, rss. Ah, nesse último mês não senti a libido como antes, mas como diz minha ginecologista, quanto mais você fizer.. mais você vai querer! rss. E é assim mesmo, a questão é começar, que dai a gente anima! rss.
    Mas enfim, tô muito feliz mesmo (feliz mesmo) em não tomar mais o Qlaira e nenhum outro hormônio, pois usar camisinha é questão de costume, não gostava também. Fui experimentando várias até encontrar uma mais confortável, e gostei bem da skyn (extra fina).
    E é isso meninas.. obrigada pelo blog (e pelo relato de dezenas de mulheres), pois este foi um dos grandes incentivos pra que eu parasse com o remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crislaine. Obrigada mesmo por comentar aqui. Quanto mais relatos, melhor. :) Que bom que sua vida parece melhor sem o uso da pílula, espero que continue assim. Grande beijo!

      Excluir
  67. Olá, meninas. Sou eu quem vem comentar aqui hoje. Desculpem-me por não ter respondido os comentários dos últimos meses. Eu estive bem ocupada e a frequência de comentários aumentou bastante. Tenho vários comentários para responder, e quero respondê-los um a um, começando pelos mais antigos. Obrigada pela compreensão. Um grande beijo! :*

    ResponderExcluir
  68. Adorei seu pos. Decide parar de tomar o anticoncepcional ha 2 semanas e sinto fortes dor de cabeça. Você sentiu isso ? E vi que voce mora na Alemanha. Eu acabei de chegar em Berlim, vou morar aqui com meu marido. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Entao, nao senti dores de cabeca. Na verdade, nao senti efeitos colaterais negativos por ter parado de tomar a pílula, só voltei a sentir o que sentia antes de comecar a tomar. Eu moro em Colonia. Está gostando de Berlim? Espero que voce esteja melhor das dores agora. Beijao!

      Excluir
    2. Fernanda TB estou assim. Terminei a cartela, fiz a pausa e era pra retornar na quinta (hoje é domingo). E estou sentido muita dor de cabeça. Resolvi procurar pra saber se é normal isso. Alguém sabe me dizer se é um dos efeitos colaterais?

      Excluir
    3. Meninas, desculpe me intrometer! Tbm estou sentindo fortes dores de cabeça... parei a pílula na sexta, hoje fazem 3 dias.. é pouco tempo, mas não sei se devo associar a dor de cabeça com a pausa.. mas vou ficar uns 3 meses sem tomar, a princípio, porque eu estava tendo muito escape com o AC. Tomava há 5 anos. Então minha médica solicitou a pausa. Vou ver como vai ser esses 3 meses, eu espero me sentir bem melhor a ponto de parar de usar!

      PS: Lis, Adorei o relato, me sinto bem mais confiante sabendo que existem pessoas que não tiveram efeitos colaterais negativos! *-*

      Excluir
    4. Oi, Daniely. :) Não tem que pedir desculpas, agradeço o seu comentário. Espere os 3 meses e daí veja como se sente, espero que melhor do que nunca. :) Beijos!

      Excluir
    5. Obrigada Lis, aproveito para perguntar, se você sente alguma coisa naquela tal de "ovulação".
      Pq eu não "ovulo" desde os 17 anos, que foi a idade que comecei a tomar. Agora com 23 eu fiz essa pausa então realmente é tudo novo pra mim.. e eu to sentindo uma dor meio enjoadinha nos dentes, sentindo eles mais sensíveis.. além da dor de cabeça.
      No começo foi assim também?
      Não vejo a hora de passar esses 3 meses hehehe, a médica disse pra eu parar pro organismo respirar e dps voltar mas espero não precisar voltar.

      Obrigada pela atenção!

      Excluir
    6. Eu sei que estou ovulando por alguns sintomas: leves pontadinhas do lado esquerdo ou direito, e secreção mais espessa que tenho nesse período, conhecida como clara de ovo, pois ela é mais viscosa. Às vezes me vejo um pouco estressada também, mas não sei se tem a ver. A libido também aumenta. Os meus dentes sempre foram sensíveis, não percebi diferença, e quanto às dores de cabeça, hoje tenho menos. É Isso. :) Boa sorte! Beijos!

      Excluir
  69. Olá, muito interessante tudo que li até agora.
    Eu tomava o Elani 28, fui numa nutricionista e minha retenção de liquido é enorme, fiz a alteração do Elani 28 para o 21 conforme ela solicitou pra ver se dava alguma diferença. E infelizmente não deu nenhuma a retenção só aumentou mais.
    Nessa quarta-feira 24/08/2016 acabou minha cartela e não pretendo continuar mais com o anticoncepcional.
    Quero seguir uma tabelinha, mas só os preservativos e Deus agora pra não engravidar rs.
    Meu namorado em relação a camisinha super tranquilo.

    Estou pra menstruar no domingo, como todas as outras vezes.
    E dai por diante vamos ver como vou reagir.

    Se tiverem algo pra me falar, por favor me falem.


    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina. Obrigada pelo seu comentário. :) Quanto à retencao de líquido, acho que voce vai melhorar muito, eu desinchei bastante depois que parei com a pílula. Meu intestino também passou a funcionar regurlamente. Quanto à tabelinha, uso um aplicativo que me ajuda muito, o Clue. Dá uma pesquisada. ;) Tudo de bom. Beijos!

      Excluir
  70. Oi Lis e todas que expuseram seus comentários, tudo bem?
    Meu nome é Karin. Tenho 33 anos e há 11 anos faço uso do AC Diane 35. Comecei a usá-lo por problemas de espinhas. Desde então, associei-o à contracepção e continuei. Há muito tempo penso em parar de tomar AC e seguir minha vida mais saudável, evitando a gravidez com método natural. De uns tempos para cá sentia culpa toda vez que recomeçava uma cartela, pois já li a respeito do efeito prolongado que pode nos causar. Então, há 20 dias resolvi parar de vez. Tenho tido bastante reações desagraváveis que, de início, não associei à interrupção do AC, pois são muitos anos de hormônios no organismo. Senti hiper desanimada, pele e cabelos mais oleosos, gases que diminuíram muito (parece que desinchei e olha que sou magrinha, tinha a sensação com o uso da pílula de um peso forçado, tipo inchada). Cheguei a fazer rx do pulmão por dores nas costas e ultrason abdominal total e, graças a Deus, tudo normal. O que sinto bastante, depois de 20 dias, é a oscilação do humor, que creio que voltará ao normal quando o organismo se libertar destes hormônios. Estou muito feliz das nossas decisões e fortalecida a aceitar meu corpo natural, me sentir eu mesma, sem intervenção que, de alguma forma, nos descaracteriza. Quanto ao contraceptivo, vou de preservativo mesmo e vou experimentar o que algumas recomendaram: SKYN, por ser resistente e mais fino. Quero voltar daqui a algum tempo para relatar como estou me sentindo, após decidir controlar meu corpo naturalmente, livre destes hormônios. Um grande abraço.
    Lis, quanto tempo está sem uso do AC? Como sente seu organismo? Obrigada pela matéria ao dividir um assunto tão delicado e que por anos não saímos do anonimato, com coragem para expor depoimentos que transformam nossas vidas, encorajando-nos. Obrigada a todas pelos compartilhamentos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karin. :) Muito obrigada pelo seu comentário e por suas palavras. Olha, nao tomo AC há cerca de 1 ano e meio. Me sinto muito bem. Acho que meu corpo se adaptou rápido à retirada da pílula. As varises ficaram por aqui, mas percebi que hoje sou menos flácida. Me vejo mais eu mesma em todos os sentidos. Minha libido voltou, o que me fez me sentir mais mulher. As TPMs variam, às vezes mais fortes, outras vezes mais leves. Mas vou contornando... Espero que uma fase boa comece pra voce. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  71. Boa noite!

    Me respondeee por favooor, parei com ac faz mais de um mês, desceu normal, tudo normal, estou bem, a única coisa que tem me preocupado é que meus seios não param de doer desde antes de descer a menstruação, além disso eles estão enormes, isso é normal? estou preocupada e no momento estou sem convênio, ou seja a consulta com a gine vai demorar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou exatamente assim... Tem um mês que parei o AC e estou aguardando a menstruação. Mas os meus seios estão muito doloridos, sensíveis e inchados. Tô um pouquinho preocupada, mesmo sabendo que não é gravidez.

      Excluir
    2. Oi, Carina e Daiana. Desculpem-me a demora em responder. Ando meio ocupada ultimamente, mas faço questão de responder cada comentário do blog. Eu só posso atribuir a isso a retirada da pílula. Não se desesperem, leva alguns meses até o corpo se estabilizar. Ainda tem meses que meus seios ficam doloridos durante a TPM, mas algo bem tolerável. Espero que estejam melhor. Beijos!

      Excluir
  72. Olá, tudo bem? Adorei ler este seu relato, pois parei de tomar a pílula recentemente, faz somente alguns dias, mas estava preocupada com tantos matérias negativas que leio sobre o assunto. Tb espero não voltar a ter o probleminha da acne, espero tb que meu inchaço abdominal diminua igual o seu! Me ajudou muito ler este seu relato. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa, que bom que te ajudou. :) Hoje não tenho os problemas de pele que tinha antes de começar a usar a pílula, mas acho que é devido a minha idade, hoje tenho 33 anos. Espero que tudo corra bem pra você. Obrigada pelo comentário. :) Beijos!

      Excluir
  73. AC são uma bomba de hormônios e com reações colaterais terríveis, se não devastadores como a gente tem visto e lido por ai casos de AVC e trombose (muito triste e preocupante). Bem tenho 29 anos e estou casada a 4anos e já tomo AC a muitos anos, comecei com injeção (uno ciclo e perlutan) e no último ano com recomendação do meu gineco mudei para pílula (elani ciclo 21). A injeção me dixava muito inchada e a libido no pé e fora o incômodo mensal das aplicações
    e foi ai então que resolvi mudar para pílula, e fato que com ela fiquei menos inchada, mas vieram as dores de cabeça que eu achava que era estress por conta do trabalho e depois percebi o aparecimento de vazinhos nas pernas e o mal humor insuportável com aquela vontade de matar e morrer, e só depois de 01ano me dei conta que só podia ser do AC, bem, parei a 1 semana e por enquanto já senti que a dor de cabeça cessou (finalmente!) e o sangrento por conta da privação dos hormônios, pele e cabelo ainda não vi mudança, no entanto nunca tive problemas de espinhas, então tá sob controle e o mais importante, uma sensação incrível de liberdade ha! Isso não tem preço... Finalmente parar pra conhecer meu corpo e ter controle sobre ele e mto bom. Meu esposo eu queremos engravidar mas um motivo para parar, mas, sem pressa e Neura, quero desintoxicar meu organismo e deixar as coisas acontecerem, e o que tiver que ser será! E hormônios nunca mais. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo seu depoimento. :) Que bom que tudo parece estar melhorando com a retirada da pílula. Torço para que continue assim. Abraços! :*

      Excluir
  74. Ola meninas, ontem a noite eu e o marido batemos o martelo la em casa, e em 4 dias,(tempo de acabar a cartela)deixarei, após 13 anos de tomar AC, vamos aderir a velha e boa camisinha,apesar dos medos que já sinto, a resposta positiva que tenho visto com todas que pararam de tomar AC me fez abrir os olhos para todos os sinais que meu corpo têm me mostrado, e são muitos,varizes, cabeça meio desorientada e a libido... esta é a parte que mais me anseia,rsrsrs.
    Enfim obrigada Lis pelo ótimo conteúdo aqui publicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que agradecer, fico recompensada só em saber que ajudou. Espero que tudo fique melhor pra vocês. Ah, minha libido voltou a existir. Incomparavelmente melhor ter relação quando temos desejo. Levou alguns meses até voltar ao normal. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  75. Pessoal, parei de tomar meu anticoncepcional esse mês, após 10 anos. Agora após duas semanas estou com uma cólica horrível em baixo da barriga do lado esquerdo.. No aplicativo que uso consta que estou na ovulação.. Me ajudem.. Essa dor aconteceu com algumas de vcs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Franciane. :) Assim que você falou, já pensei que se tratasse da ovulação. Eu tb sinto umas pontadinhas durante a minha, mas nada que me incomode muito. Fale com sua médica sobre o que pode tomar para aliviar estes sintomas, e talvez seja só agora no começo. Espero que tudo fique melhor. :) Beijos!

      Excluir
  76. Primeiramente, obrigada por compartilhar essas informações conosco. Sinto muitos destes sintomas também, mas meu médico disse que nada tem a ver com o anticoncepcional. Comecei a tomar a 4 meses e depois disso não me senti normal. Comecei tomando o Dalyne, senti muita dor de cabeça, náusea, tontura, falta de ar e em questão de 2 semanas engordei 3 quilos, no meio da 3 cartela (tomava continuamente) tive um sangramento muito forte, tive muitas cólicas e muito fortes (de quase desmaiar de dor), junto com o sangue veio uma espécie de pele, meio esbranquiçada, até hoje não sei o que era... Fui ao médico e pedi pra trocar, ele me passou o Evra, que é um adesivo, os sintomas diminuíram, em contra-partida outros surgiram... Comecei a ficar um pouco depressiva, e tinha vontade de chorar o dia todo... Depois de 5 dias usando, não aguentei os sintomas, em uma conversa com meu namorado, desabei chorando e nem sabia o motivo daquilo... Meu namorado me fez interromper o uso do Evra. Fiquei umas 3 semanas sem usar nenhum tipo de hormônio, fiquei muito bem por esse tempo, diminuí 1 kg, desinchei bastante, e estava bem mais feliz e de bem com a vida. Voltei ao meu médico e ele me passou o Nuvaring, anel vaginal... É mais comodo pois não tenho que ficar lembrando de tomar todo dia, Porém, ao total engordei 7 kg, comecei a ter ataque constantes de asma (não sei se tem alguma relação), me sinto muito triste e desmotivada, não consigo praticar nenhuma atividade física, pois me da muita falta de ar. Não pausa, tive um sangramento normal, porém senti muita cólica, saiu muito coágulo, de 4 cm mais ou menos... Tive insonia, passei 2 dias sem dormir, mesmo tomando remédio para o mesmo, entrei em depressão, apenas sabia chorar... Eu e meu namorado decidimos interromper o uso de hormônios, pois concluímos que não me dei bem com nenhum. Essa semana vou ao médico para ele me auxiliar a interromper o uso. Tenho certeza que vou melhorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Nai, que pena que você passou por tudo isso. Como os médicos ainda insistem que sintomas assim, que aparecem logo após o uso da pílula, nada têm a ver com ela? Não entendo... Ter nosso bem-estar comprometido não vale a pena. Espero que tudo fique bem pra você o quanto antes. Obrigada pelo comentário. :) Beijos!

      Excluir
  77. Olá meninas eu estava há um ano e cinco meses sem tomar pílula pq estava extremamente irritada e fiquei mto mal mesmo eu tomava o Diane há uns 6 anos e de repente fiquei mal mesmo não sabia o que fazer e resolvi parar,meu médico me fez continuar e disse q eu iria me arrepender por ter sop mas fiz o que meu coração pedia e me senti mto bem apesar da pele super oleosa e fiquei com espinhas mas depois fui na dermatologista e foi melhorando,mas enfim aí estou tomando novamente outro ac hj vou tomar o sétimo comprimido e já não estou me sentindo bem meu humor fica horrível eu chorei ontem sem saber pq é tenho ctz q é a pílula e acho q ja vou parar de novo!tenho 26anos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é bem provável que seja a pílula sim, mas há o período de adaptação de 3 meses, tanto quando começamos, tanto quanto paramos. Mas se você acha que é algo dispensável na sua vida, pode optar por viver sem e pronto. Faça o que achar que é melhor para o seu bem-estar. :) Beijos!

      Excluir
  78. Olá meninas,
    Hoje faz 01 mês que parei o AC, tomava o elani ciclo 21 e desde então nunca mais senti dor de cabeça que eram constantes (santo alívio!) senti que meu corpo desinchou mais pq sinto minhas roupas um pouco mais folgadas, meu humor melhorou bastante, estou menos irritada, estou mais receptiva para namorar a libido tem melhorado. Este mês a menstruação veio normal e durou 4dias como de costume, a parte ruim do início da parada do AC foi o aumento de algumas espinhas no rosto e cabelos mais oleosos,isso tudo no mês passado, já este mês as espinhas deram uma controlada, mesmo com a chegada da menstruação e após ela, estou sentindo umas leves pontados do lado esquerdo da pelves (mais precisamente no pé da barriga) me pergunto, será que é meu ovário despertando e voltando suas atividades normais? Rsrs já que uma vez que quem toma AC os ovários ficam "adormecidos" não há produção de ovolus, tudo fica por conta do hormônio sintético, mas apenas sinto leves pontadas, fora isso tô me sentindo ótima, como há muito tempo não me sentia. Logo mais voltarei para descrever a experiência sem o AC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Prici. :) Olha, essas pontadinhas podem ser seus ovários sim, eu também as sinto quando estou no meu período fértil, é até bom saber, não é mesmo? (rs) Indico o app Clue pra você acompanhar o seu ciclo, ajuda muito. Obrigada pelo comentário. :) Beijos!

      Excluir
  79. Olá a todas. Decidi contar um pouco da minha aventura pessoal com a pílula. O motivo pelo qual decidi começar a tomar foi por ter iniciado a minha vida sexual e o único motivo foi para evitar a gravidez. Comecei inicialmente a toma com a Yasmim mas mudei passado mais ou menos um ano, por começar a sentir dores agudas nas pernas sem causa provável. A médica de família mudou para a Minigeste. Desde o segundo mês, aumentei logo de peso, muito pela retenção de líquidos e maior vontade em comer. As oscilações de humor e entrada em períodos de depressão e crises constantes de choro começaram a ser mais visíveis quando deixei de tomar pela primeira vez, em 2007, quando terminei a relação e estava numa fase da vida mais complicada, depois de ter terminado o curso na faculdade e não conseguir encontrar trabalho. Na altura sentia também já uma certa desmotivação e apatia, não sabendo se estava relacionado. Daí para a frente foi sempre complicando. Já deixei de tomar penso que umas 3 vezes, sempre sem sucesso pois a fase de desabituação torna-se difícil de ultrapassar e acabo sempre com crises ininterruptas de choro e crises de ansiedade, deprimida, com baixa auto-estima e outros sintomas mais físicos, como perturbações gastrointestinais, cabeça pesada, inchaço, o que me leva sempre ao psiquiatra e à toma de antidepressivos e novamente a pilula. Neste momento, e já cansada desta roda viva e ciclo vicioso em que entrei, decidi novamente e mais uma vez deixar de tomar, para ver se consigo voltar a ser a Carina de antigamente, mais autêntica, sim com as suas fases de baixa auto-estima, principalmente durante a TPM, mas que consiga ultrapassar, como sempre fez, por ter a consciência de que era uma coisa normal de acontecer durante o ciclo menstrual. Tenho saudades desse tempo e de me sentir viva e mais motivada. Consegui consulta de acompanhamento no ginecologista do hospital da minha área, muito por andar com sintomas anormais (os quais até agora não tinha tido com tanta intensidade) pela desregulação das hormonas, principalmente logo após a menstruação: dores e inchaço nos peitos, mamilos sensíveis, má disposição geral, intolerância aos cheiros fortes, o corrimento castanho antes de vir a menstruação, algumas dores nos ovários, perturbações gastrointestinais, mais idas ao banheiro (calma, não estou grávida! mas parece...lol)...enfim! Evitar a gravidez: bem, isso vai depender de como toda esta situação acabar e de todos os testes que fizer com a ajuda do ginecologista, mas com certeza que preferia não optar pela toma de hormonas, até porque, sejamos sinceras meninas, ficamos com uma melhor predisposição para as relações sexuais e até nos sabem melhor!ahah :) Preservativo e com a ajuda do Clue...vamos ver se fica esse! :) Fiquem bem! Beijinhos
    Esqueci-me de dizer: deixei de tomar nos finais de Junho: desde então tem sido sempre a agravar sintomas: primeiros dois meses, enorme libido, mesmo complicado. A partir de setembro tem sido sempre a cair por aí abaixo...

    ResponderExcluir
  80. Ah...acrescenta-se ao espólio de consequências: varizes bem visíveis, nervos nas pernas (bués), pequenas manchas na pele de vez em quando, que vão ficar para a vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carina. :) Muito obrigada pelo seu depoimento. Através de testemunhos como o seu e de outras mulheres, percebo o potencial que o anticoncepcional tem quanto aos efeitos colaterais. Eu torço para que desta vez você consiga passar pela fase de adaptação, que dura alguns meses. Imagino como deve ser incômodo e difícil, mas tenha sempre em mente que isto é temporário. Tudo de bom pra você e um grande beijo! :*

      Excluir
  81. Olá... Queria dizer que essa página foi fundamental pra eu decidir parar a tomar AC de vez. Tenho 30 anos e tomo desde os 16/17 por causa de uma 'tendência a ter ovário micropolicístico'. Eu fazia os exames 3 não dava nada, mas a ginecologista dizia que eu poderia desenvolver, e lá se foi mãos de uma década tomando esse veneno. Comecei com Diclin, mudei pro Elani 28,depois pro Iumie voltei por Elani 28. A princípio senti muitas melhoras, já que comecei na adolescência, fase de pele oleosa, espinhas e menstruação desregulada. Nunca fui de ter cólicas, tpm ou dor nos seios. Mas passei a ter muita dor de cabeça, zero de libido (que nunca cheguei a conhecer já que comecei a tomar tão nova) e vasinhos na perna. Com tantos relatos de tromboses, avcs e embolias comecei a ficar com medo. Qualquer dor estranha na perna corria pro médico. Fiz exames e não deu tendência a trombose, mas não fiquei sossegada. Continuei lendo relatos, achei essa página, e no dia 20/09 resolvi parar. Fiquei quase duas semanas menstruada, com fluxo intenso. Uns 5 dias de cólica forte. A pele ficou um pouco oleosa, mas até gostei, já que o AC havia deixado ressecada demais. Agora estou prestes a ficar menstruada de novo, vamos ver como vai ser. Essa semana fiquei com muita dor na parte baixa do abdômen, mais do lado esquerdo, espero que seja normal nessa fase de adaptação. Todo sintoma que percebo anoto no clue pra analisar e pesquisar. Por enquanto, o único inconveniente foi os seios terem diminuído bastante. Deve ser psicológico, mas já me sinto mais leve, mais limpa e mais saudável sem me envenenar com AC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. :) Muito obrigada pelo seu comentário. Sabe, eu também desinchei bastante, só descobri que era inchada depois que parei de tomar a pílula. Até hoje eu percebo mudanças, parece que o organismo leva um bom tempo até "se limpar" totalmente dos hormônios. Espero que vc se sinta cada vez melhor com o passar dos meses. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  82. Muito obrigada por esse post <3

    ResponderExcluir
  83. Realmente muito legal esse texto e todos os depoimentos que li.
    Nunca me senti mal com a pílula, mas parei faz 2 semanas pq descobri que ela tem Lactose e eu sou bem intolerante. A única coisa que me incomoda é que sou uma "falsa magra", ou seja, apesar de me alimentar de forma saudável e malhar muito eu sempre tive o abdômen inchado e nunca consegui adquirir musculos mesmo sendo adepta a academia (a pílula inibe a produção de testosterona oq dificulta o ganho de massa magra e definição muscular).
    Difícil agora será convencer o marido a usar camisinha. Inicialmente fui com um discurso de ficar apenas 3 meses sem para "tirar a prova"...mas se realmente me sentir melhor, a negociação será delicada...
    Valeuu meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Belle. :) Depois de mais de 1 ano sem tomar a pílula, notei que estava bem menos flácida e com mais tônus muscular, e não estava indo à academia ou fazendo qualquer exercício. Eu achava que a flacidez era devido a idade, mas descobri que era devido à pílula. Talvez vc explicando ao seu marido os efeitos negativos da pílula ao longo dos anos ao corpo da mulher, faça ele entender e apoiar a sua decisão. Desejo boa sorte com tudo! ;) Beijos!

      Excluir
  84. Passei exatamente por uma experiência dessas agora nos últimos 2 meses. A indecisão de parar ou não com a pílula e o ato de parar e voltar por decisões diferentes de 2 médicos. Os sintomas que mais incomodam são exatamentes iguais aos seus! Engraçado que até a sensação de tpm na ovulação também! Tomei 6 anos de Siblima e depois 5 meses de Gestinol. Quando mudei para esse segundo (que é uma concentração maior de hormonios) foi o ápice. Fiquei mega down e muuito inchada, praticamente todos me perguntavam se eu havia colocado silicone. E olhei que nem achei legal o comentário como eu deveria achar! Resolvi parar mas minha médica ainda pediu pra eu experimentar antes o Cerazette. Foi aí que tive diversos escapespor ser minipilula. Desisti no 7 dia e parei com tudo. SIM descobri quem eu era de verdade! Desinchei horrores, sem celulite, barriga chapada, uma libido que eu nunca tinha visto antes e adorei, somente senti a pontadinha na ovulação e um dia de tpm (que foi até engraçada, meu namorado só ria de mim e eu tbm ria) e a pele maisoleosa mas nada de acne e basta. Tava me sentindo natural, sem aditivos dentro de mim, sabe? Quando voltei na médica ela questionou o pq de eu ter parado sem avisa-la antes...mas eu estava desesperada insatisfeita com todos esses hormonios durante tantos anos! Ela me sugeriu voltar para o Siblima, já que era o mais fraco, e só observar como me sentia (pq creio que ela estava preocupada de eu só usar camisinha). Voltei ha 2 semanas com o Siblima. E óbvio...voltei a me sentir mais deprê do que antes...muito mesmo e minha libido foi pro saco! Não sei se é porque já estou quase na casa dos 30 e isso potencializa ainda mais! Por isso eu ter pesquisado AC com depressão e suas ligações, porque realmente não sei se quero entrar na csas dos 30 tendo esse tipo de peso, sendo que nós mulheres já temos tanta coisa no dia a dia para nos preocuparmos e sermos produtivas! Estou pensando em já hoje parar de vez, porque nem me concentrar no trabalho estou conseguindo mais, e trabalho, namoro, familia e vida não podem esperar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, me identifico muito com o que você falou. Por segurança, eu deixei terminar a cartela, pois assim recomendou a minha médica. Dá um certo conforto saber que o que estamos sentindo tem uma causa e que temos a opção de eliminá-la. Te desejo tudo de bom. :) Obg pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  85. Olá me identifiquei com seu post tem uns 4 meses que parei de tomar o Ac tomei por quase 3 anos sendo q por quase 1 ano tomei o de 28 comprimidos que evita menstruar. Só q antes qndo eu não tomava minha menstruação vinha bastante durava praticamente 7 dias e agora não ela tem vindo bem pouca e às vezes dura 3 dias, acontecei isso com vc ou sua menstruação veio normal? Será q com o tempo ela vai se regulando? Será que estou ovulando normal?

    ResponderExcluir
  86. Nossa como me identifiquei com seus posts, achei o primeiro em uma pesquisa no Google, e depois vim para esse. Desde o começo do ano que percebi os efeitos catastróficos que o anticoncepcional tem feito no meu humor, só me sinto bem durante a pausa de sete dias, os outros dias são terríveis, me sinto m monstrinho furioso, tudo é motivo para raiva.
    Estou com muita vontade de parar de tomar a pilula, mas não quero engravidar e meu marido ODEIA camisinha, e me deixaria muito ansiosa só confiar em tabelinha, pois seria uma tortura ficar esperando a menstruação descer.
    Nem sei o que fazer, mas agradeço muito pelo seu post e por todos os relatos de suas leitoras.

    ResponderExcluir
  87. Olá!
    Tomei o AC dalyne há 3 anos, no início achei ótimo, menstruação vindo no máximo 3 dias sem nenhuma cólica, pele sem oleosidade.
    Depois foi vindo os sintomas ruins, varizes,mt dor nas pernas e nos seios, engordei, a libido foi pra Nárnia rsrs. E agora descubro que estou com nódulos nas mamas.
    Por isso decidir parar de vez com o AC, tenho apenas 25 anos pra estar sentindo tanta coisa...as vezes me sinto uma senhora de 60!
    Estou há menos de uma semana sem tomar a pílula, mas estou sentindo uma dor incomoda embaixo da barriga e inchaço.Isso é normal??
    Só quero q esses nódulos desapareçam e q as cólicas não voltem como antes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  88. Olha só, eu acho que cada corpo é cada corpro e devemos fazer experiências para ver o é melhor para cada uma de nós.
    Eu tomo anti concepcional há muito tempo e parei há dois meses pois estava tendo escapes. Após parar de tomar, me sinto irritada, inchada e os sintomas da menstruação são horriveis! Vou voltar a tomar urgente!

    ResponderExcluir
  89. Parei de tomar há três semanas e estou sentindo uma dor semelhante a cólica. Será que tem algo relacionado?

    ResponderExcluir
  90. Olá , eu tomo a 4 anos e quero parar pois estou com muita dor.de cabeça altamente e já coloquei óculos e até tratei da sinusite , e ainda continua acho que é do antc. Quero parar mas tenho medo de não saber quandk vai descer para mim. ;/

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar a sua opinião. Marque a opção "notifique-me" para ser avisado(a) quando o seu comentário for respondido. Beijos!