16 de setembro de 2012

Como foi a viagem: Gramado, Canela e Nova Petrópolis

Pessoas! Como eu demorei a postar... Minha justificativa para tal é a seguinte: Estou concluindo uma graduação, uma pós e um estágio.

Mas vamos ao que interessa.

A Mayara me falou que vai viajar a Gramado em janeiro e queria saber como foi a minha viagem. Vou contar tudinho, mas de forma resumida para não cansar ninguém. :)

Como foi a viagem em poucas palavras?
Desembarcamos em Caxias do Sul. Alugamos um carro e um GPS. Nos hospedamos numa pousada em Gramado. Conhecemos Canela e Nova Petrópolis também. Fizemos tudo de forma independente. Fomos em baixa temporada (agosto). Os gastos saíram dentro do previsto. E não estava muito frio.

O que eu achei das cidades?

Caxias do Sul:
Não posso dizer que conheci Caxias do Sul, só me lembro de ser geladinha e de ter um aeroporto pequenininho, mas organizado.

Nova Petrópolis:
Fica entre Caxias do Sul e Gramado. No primeiro dia paramos lá rapidinho, mas no penúltimo dia voltamos para conhecer melhor. É linda, linda, linda. Tem aquele ar de cidade pequena e preserva um clima antigo. Lembro de entrar em lanchonetes e restaurantes com aquele cheiro de madeira antiga, de "guardado", de casa de vó. Banheiros como nunca mais eu tinha visto, com aqueles azulejos de florzinhas e bidê. :) A praça central é lindinha, adorei passar um tempo lá e fazer fotos. O comércio em volta também é legal.

Nova Petrópolis

Gramado:
Muito mais linda do que eu podia imaginar. Às vezes eu me perguntava se tudo aquilo era de verdade, rs... Uma cidade rica. Rica e cara. Mas nos conquista por sua beleza, limpeza e organização. Casas sem muros, não vi nenhum pedinte sequer nas ruas, parecia que não havia perigo, e acho que não havia mesmo. A cidade é linda em cada mínimo detalhe. Em alguns momentos me intimidou um pouco, pois tem sim aquele ar de riqueza. :)

Gramado

Canela:
Na estrada Gramado - Canela tem muito o que se visitar, muitos pontos turísticos estão ali. Canela é mais simples que Gramado, mas muito gostosinha de visitar e passear a noite. Tem uma catedral linda, que merece ser vista e fotografada a noite. Lá é mais barato.

Canela

O que achei das pessoas?
Esperava encontrar pessoas mais fechadas e mais sérias, mas todos foram muito simpáticos e receptivos, acho que o fato de serem cidades turísticas favorece neste sentido. Achei as pessoas bem educadas e agradáveis. O assédio turístico é bem pouco, se limita a entrega de panfletos.

E as compras?
Não acho que essa seja uma viagem de compras. Foi muito, muito útil levar minhas roupas de frio na mala, pois lá eu não iria comprar tanta coisa. As roupas mais bonitas são muito caras. Sem falar que com tanto lugar para visitar e conhecer, eu não queria perder tempo no provador de uma loja. Foi uma viagem de 5 dias. Existe muito artesanato pra vender, mas o que eu trouxe na mala foram os produtos coloniais, como salame, queijo, copa, vinho e chocolate, claro. O chocolate de lá é realmente muito bom.

Como planejei a viagem?
Planejei tudo sozinha, meu esposo (preguiçoso) quase não colaborou, rs... Eu me senti insegura, pois nunca tinha planejado uma viagem, mas acho que me saí muito bem. Comprei as passagens com milhas. Usei o site da decolar.com para encontrar a pousada e o melhor preço para aluguel do carro. Fui lendo sobre os pontos turísticos na Internet e separando aqueles que gostaríamos de conhecer. Imprimimos e deixamos esse roteiro dentro do carro. Lugares que estavam lá não visitamos, e descobrimos outros para visitar que não estavam no nosso roteiro. Também fiz um orçamento de quais seriam nossas despesas.

Quais foram os gastos?
- Passagens: 71,00 + 12.000 milhas - GOL
- Hospedagem: 740,00 + 25,00 (consumo frigobar) - Pousada Betânia (Gramado)
- Aluguel / carro: 471,00 - Hertz (5 dias)
- Aluguel GPS: 75,00 - Hertz (5 dias)
- Alimentação: 1.106,00 (dá pra ser menos)
- Passeios: 280,00
- Outros: 178,00 (pedágio, estacionamento, combustível, etc.)
- Total: 2.946,00 (2 pessoas) - 5 dias

Acho que a viagem saiu bem em conta. Eu tinha feito um orçamento de 2.500 reais, e como podem ver, ultrapassamos pouco. Como falei, os gastos com alimentação podem ser menores. Meu esposo adora comer bem e fez questão de visitar os melhores restaurantes nos primeiros dias, nos últimos, fizemos opções mais econômicas. Também comprávamos garrafas de água e lanches e deixávamos no carro, isto ajuda a segurar um pouco os gastos com comida, que parece ser a parte mais cara da viagem. Esses foram os gastos do casal, as compras pessoais foram à parte, cada um gastou quanto quis.

Como controlei os gastos?
Levei um caderninho na bolsa, e ao final de cada dia ou durante as paradas nos restaurantes, eu anotava o que tínhamos gastado com cada coisa, e assim eu tinha uma noção se estávamos dentro do previsto. Foi assim que, por exemplo, percebemos que estávamos extrapolando muito os gastos com alimentação nos primeiros dias, mas em compensação, os gastos com passeios estavam saindo bem mais barato do que havíamos planejado. Eu curti muito fazer isso. :)

Não quis entrar em detalhes sobre os pontos turísticos, pois todas essas informações tem de sobra na Internet.

Quem quiser saber mais alguma coisa, é só me escrever: apenasparaser@gmail.com

A viagem foi ótima e eu nunca vou esquecer!

Beijos a todos!

8 comentários:

  1. Que bom que a viagem deu tudo certo e você aproveitou!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas dicas foram úteis, obrigada!

      Excluir
  2. Lis, que viagem deliciosa. Achei tão legal o jeito que você organizou tudo.
    Vocês acertaram em fazer a viagem independente, assim aproveitam mais e visitam o que realmente interessa ao casal.
    As fotos estão lindas!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! Tb acho q foi melhor assim. :)

      Excluir
  3. Oim que blog lindo! Super delicado... eu nao consigo fazer coisas delicadas, sou tao estabanada! hunfs
    Adorei as fotos, nunca fui a Gramado.. alias, o maximo ao sul que ja fui foi Londrina, estou devendo muitas viagens ao meu pai querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Luana, obg! Que bom que gostou do meu layout. :) Obg tb pela visita, viu? Bjos!

      Excluir
  4. OiLis, amei ver seus comentários sobre a viagem. Estou planejando a minha, que vai ser mais ou menos no mesmo esquema e foi super útil. Estava com saudades de você, bom te ver no blog :) Vou pensar em me hospedar em Canela e ir passear em Gramado depois das dicas rsrs Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, só tem uma coisa, passear a noite em Gramado é bem mais legal do que em Canela. Mas as duas cidades ficam quase ligadas, se vc estiver de carro, vai ser tranquilo. Bjos!

      Excluir

Obrigada por compartilhar a sua opinião. Marque a opção "notifique-me" para ser avisado(a) quando o seu comentário for respondido. Beijos!