28 de março de 2011

Anticoncepcional deixa a gente deprimida?

Bom, como cheguei aqui há 2 meses e ainda não consegui uma nova ginecologista, pensei em conversar sobre esse assunto com minhas amigas blogueiras. :)

Então, eu tomo anticoncepcional há uns 3 anos por dois motivos: Um porque tenho um fluxo menstrual muito intenso, perco muito sangue e já tive anemia por causa disso, outro que é para evitar gravidez, filhos estão nos meus planos, mas só daqui uns 5 anos.

Eu desconfio seriamente que o anticoncepcional mexe com o meu humor. Durante a adolescência eu não percebia nenhum sintoma de TPM. Já na fase adulta comecei com alterações de humor durante o período pré-menstrual e cólicas nos primeiros dias da menstruação. Tudo isso muito suportável. Após começar o uso das pílulas eu notei alguns benefícios: o fluxo diminuiu um pouco e as cólicas são mais leves, mas em compensação meu humor fica alterado, e as minhas TPM’s são terríveis.

Eu acho que o anticoncepcional me deixa deprimida, estressada e agitada. Um ou dois dias após o 1º dia da menstruação (durante a pausa) eu me sinto tão bem, mesmo com alguns sintomas físicos, como as cólicas, o meu humor parece que volta ao normal. Eu até brinco com o meu noivo, dizendo: “Essa sim sou eu!”

Quando retornei de viagem no início da semana retrasada, eu tinha acabado de menstruar, me sentia tão melhor, escrevi até um post dizendo como me sentia feliz e relaxada... Então, inicio mais uma cartela de anticoncepcional e vem a irritação, a tristeza e o desânimo. Mas minha atitude tem sido seguir em frente.

Li alguns artigos na internet que dizem que devemos procurar nosso(a) ginecologista para encontrar um anticoncepcional adequado. Mas acho que já usei uns 3 tipos, e sempre me sinto assim. Minha mãe me disse certa vez que, quando jovem, não se dava bem com anticoncepcionais, se sentia muito alterada. É de família?

Queria saber se alguém passa ou já passou por isso, se usa pílulas ou não, etc.

Ah, a que eu uso é Yaz.

Aguardo o retorno de vocês.

Beijos!

Update 1 (17.04.15): Como este é um dos posts mais visitados aqui do blog, provavelmente porque as pessoas chegam até ele através de pesquisas em páginas de busca, senti a necessidade de atualizá-lo, uma vez que foi escrito em 2011. De lá pra cá (2015), visitei outros ginecologistas, que me disseram sempre o mesmo: a pílula não causa alterações tão significativas no humor. Troquei de pílula algumas vezes (Tantin, Gestinol, Yaz, Belara), mas pouco mudou. Já são quase 7 anos tomando pílula e não há como negar que não reajo bem a ela. Foi então que resolvi fazer novas pesquisas na Internet, desta vez em inglês, e encontrei muitos depoimentos e artigos que defendem que existe sim um grupo de mulheres que reage negativamente aos componentes das pílulas (estrogênios e progesteronas), especialmente ao primeiro. Algumas mulheres se adaptam melhor à minipílula (somente a base de progesterona). Ela é menos eficaz que a pílula combinada (estrogênio + progesterona), pois age de maneira diferente no organismo, não impedindo a ovulação, apenas dificultando a gravidez. Sua eficácia é semelhante a do DIU. Em 2010, foram publicados resultados de pesquisas que mostraram o aumento da massa cinzenta no cérebro de mulheres que usam anticoncepcional. E agora, em 2015, novas pesquisas mostraram que o uso do anticoncepcional causa alterações na estrutura do cérebro, especificamente em duas regiões responsáveis pelo controle emocional. Novas pesquisas serão realizadas para saber se essas alterações são permanentes ou reversíveis (no caso da mulher interromper o uso da pílula). Por tudo o que li, e principalmente, por todos os efeitos que tenho sentido ao longo desses anos, decidi que quero abandonar a pílula. Já agendei consulta com a ginecologista para que me oriente na maneira correta de fazer isso. Deixo aqui alguns links úteis para quem quiser entender mais sobre o assunto:

Alterações no cérebro causadas pelo uso de anticoncepcionais (Inglês): http://www.huffingtonpost.com/2015/04/09/birth-control-brain_n_7032578.html

Update 2 (22.09.15): Abandonei a pílula e fiz um post que complementa este contando minha experiência. Nele falo sobre: efeitos emocionais e físicos, ovulação, TPM e menstruação, como tenho evitado a gravidez, etc. Link: "Parei de tomar pílula anticoncepcional - Minha experiência".

P.S. Os comentários aqui publicados em 2011 estão sem resposta porque, nessa época, o Blogger não dispunha dessa ferramenta, e eu respondi às meninas em seus próprios blogs. Mas os comentários feitos a partir de 2013 estão respondidos. Vale a pena dar uma conferida. Se deixar o seu comentário, não se esqueça de marcar a opção "notifique-me", assim, será avisado quando o seu comentário for respondido. ;)

156 comentários:

  1. O anticoncepcional em si não, mas o hormônio contido nele, se for em alta dose, pode ter esse efeito. Isto significa que você deve revisar, com o seu ginecologista, que tipo de pílula está tomando e se há possibilidade de trocá-la para uma de baixa dosagem. Porém, também pode ser que o aparecimento da depressão seja mera coincidência e que você tenha algum tipo de distúrbio emocional que exija tratamento. As pessoas acham que a depressão precisa de um fator desencadeante, mas não é assim, muita gente tem depressão crônica que só melhora com medicação. Você pode fazer o que chamam de teste terapêutico: retirar a pílula por uns três meses, que é o tempo mínimo para os seus efeitos saírem do seu organismo, modificar a química cerebral e alterar o seu humor, se ficar sem ela por uns 6 meses ainda melhor, e observar seu comportamento. Se a depressão é apenas aliviada ou permanece, você tem um distúrbio de humor e a pílula só o está piorando, mas não causando.
    Boa semana.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu tomo o Repopil 35, há quase 2 anos.

      Eu ando me sentindo muito estranha, com relação ao meu humor, ando muito estressada, e não sei o porque de tanto estresse,as vezes fico achando que é o anticoncepcional...

      Ando muito triste com isso , pq sempre tive um ótimo humor...

      Excluir
  2. Adri, uma coisa é certa até vc conseguir se adequar terá que ficar trocando, e por vezes seu organismo vai acostumar outras não. Medicina também não pé uma ciência exata....como a matemática, existem falhas pois depende da resposta do organismo da pessoas, por isso ao procurar um novo ginecologista, procure relatar os períodos exatos em que acontece este fato. Ele trabalha com sintomas, ou seja com o que você relata a ele, médico não é adivinho nem semideus, apenas um trabalhador que precisa de bons relatos para executar bem a sua função.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi, Lis!
    Olha... coincidencia ou nao, durante o tempo em que usei anticoncepcional (Yasmin) a minha TPM durava o mes inteiro! Eu vivia extremamente irritada e pronta para explodir por qualquer motivo. E chorava muito, mas muito mesmo, por tudo, e por nada!
    Alem disso, engordei muito, fiquei inchada e cheia de varizes.
    Ta certo que a pilula ajudava a diminuir as minhas colicas e o fluxo, mas os outros efeitos eram insuportaveis pra mim. Decidi nunca mais tomar essa "bomba de hormonios", ha mais de 4 anos, e foi a melhor decisao que eu podia ter tomado!
    Deixei de me sentir irritada e de chorar o tempo todo, minhas TPM's hoje sao bem suportaveis, me sinto mais calma e serena no dia-a-dia.
    Nunca mais tomo um remedio desses, nem que seja de outra marca, nem que o medico recomende, nem que me provem que tudo que eu sentia nao era culpa do remedio.
    Nao sou medica nem nada, sabe... mas pelo que voce escreveu, achei muito parecido com o que eu passei, entao quis lhe contar como resolvi meu problema. Cortando o mal pela raiz! E deu certo pra mim!
    Mas nao estou lhe aconselhando a fazer o mesmo, pois nao tenho nenhuma autoridade nesse assunto, viu... talvez se voce conversar com sua medica e tentar outro remedio, ou outro metodo anticoncepcional, as coisas melhorem pra voce tambem!
    So lhe digo mais uma coisa, pra terminar: se seu corpo esta "falando", tentando lhe mostrar algo que esta errado, escute o que ele esta lhe dizendo! Nosso "sexto sentido" nunca falha!
    beijosss!

    ResponderExcluir
  4. Lis, vim confirmar o depoimento da Adriana e da Adelaide, procure seu médico, relate tudo que está sentindo e peça a troca de medicação, peça também esclarecimentos das alternativas de contra-concepção (DIU, adesivo e outros). Outro ponto sensível e comprovado é que disturbios de humor pioram a TPM e não ao contrário.
    Cuide-se.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a pílula interfere no humor sim porque pode atenuar ou maximizar os sintomas da TPM. Ela altera o funcionamento do organismo então essas reações são esperadas mesmo.

    Existem tantos tipos, com dosagens diferentes de hormônios e também os anticoncepcionais injetáveis que, pelo que sei, são mais indicados para casos como o teu. Vale conversar com o médico.

    * Eu uso o Diane, só pra constar.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Lis tomei anticoncepcional por 10 anos e nunca tive reação nenhuma ao remédio, procure um médico logo pois acho realmente que vc está tendo reações adversas e para melhorar a situação está ajuntando com a TPM que com a idade cisma em aparecer e por causa da reação do remédio tem a tendência de ficar mais aguda. O ginecologista com certeza trocará seu remédio e amenizará os sintomas...

    Os injetáveis costumam fazer agente engordar, minha médica que me avisou, então pergunte sempre quais as reações adversas que os remédios podem causar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. 1º) Às vezes acho que vc sou eu.rsrsrs...é que o meu primeiro motivo pra usar pilula foi o msm que vc citou e o lance da anemia! até parece brincadeira! leio as coisas que escreve e penso:ué, fui eu que escrevi? rs
    2º) Eu tbm tive (e ainda tenho ) dificuldade pra me adaptar aos remédios, já troquei várias vezes e parece que terei que fazer isto denovo...então meu conselho é tentar achar um gineco que vc goste e testar denovo, como eu farei!

    Bjos querida!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Liz!
    Eu imagino que o anticoncepcional possa sim mexer com o humor por causa da quantidade de hormônios que eles contém né?! Eu tomo basicamente pelos mesmo motivos que você e nunca reparei nenhuma alteração no meu humor, mas vou observar e depois te conto! Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi liz,
    Parei de tomar anticoncepcional a duas semanas e desde então minhas emoções estão a flor da pele tudo é muito intenso, estou muito estressada tudo o que eu sinto é no extremo, é possível q essas alterações de humor tenha relação com o fato de eu ter parado com o anticoncepcional "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que tem a ver sim. Parece que não, mas aquela pílula tão pequenina causa muitos efeitos no nosso organismo. No início do ano, eu interrompi por conta própria o anticoncepcional por 2 meses, logo depois tive uma queda de cabelo intensa. Voltei a tomar a pílula. Hoje estou tomando Belara, sinto que altera menos o meu humor. Boa sorte! Obg pela visita, beijos!

      Excluir
    2. O meu caso é exatamente assim, sem a pílula fico muito irritada. Eu uso pílula contínua...

      Excluir
  10. Olá! Me identifiquei muitíssimo com a sua história. No meu caso, não me sinto alterada o mês inteiro de uso da pílula, mas quando faltam mais ou menos uns dois comprimidos para a cartela acabar, ou seja, um pouquinho antes da pausa, nossa, eu viro outra pessoa. Consigo me controlar mas por dentro fico extremamente angustiada, ansiosa, cheia de pensamentos ruins. O positivo é que sei que é por causa do remédio e que aquilo vai passar depois que a menstruação descer. Mas confesso a você que antes de me conscientizar desse problema, já meti os pés pelas mãos nesse período, externando essa coisa ruim e arrumando brigas desnecessárias com pessoas de meu convívio. Me tornava a perfeita bruxa que ninguém queria por perto. Me odiava depois e ficava sem entender como tomava certas atitudes que não tinham nada a ver comigo. Bem, atualmente faço uso do Allestra 20, que é um anticoncepcional digamos que "padrão", pois pelo o que pesquisei, ele se encontra dentro do grupo de maior quantidade de pílulas com formulação igual. Antes dele eu fazia uso do Diclin, mas parei porque fiquei com receio ao ler uma matéria que dizia que o acetato de ciproterona causava diversos malefícios, que o próprio Diane 35 já havia até sido proibido em alguns países por na realidade ser indicado para câncer de próstata! É cada uma... Mas enfim, já usei alguns outros anticoncepcionais também (Gracial, Femina...) e com todos tive esse probleminha de alteração de humor, então não creio que certas coisas mudem se a pessoa trocar de remédio, pois sempre estaremos ingerindo hormônios e é sabido que interferem diretamente no nosso psicológico. Não temos saída, mulherada! rsrsrs... Claro que em um caso aonde a pessoa se sinta muito mal fisicamente e psicológicamente, e que seja constatado que foi por conta da pílula que estava tomando, deve sim procurar outra para substituir, tentando fazer com que seu organismo acostume com a nova substância. Quando fui à ginecologista e perguntei qual pílula ela me indicava, sabem o que ela teve a coragem de dizer? "Qualquer uma. Você pode escolher uma e começar a tomar e observar se você se adapta. Caso não se adapte, tente outra e vá testando até seu organismo aceitar." Pois é, pagar consulta para ouvir isso? Mas no final eu acho que é verdade mesmo, pois a questão é ter sorte de nosso organismo se adaptar e não causar transtornos impossíveis de tolerar. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Pois é, mesmo sentindo menos efeitos colaterais com o Belara, eu acho sim que o anticoncepcional altera o meu humor. Hoje em dia, é como vc disse, já no final da cartela, perto da pausa, eu sinto uma TPM séria! Fico muito irritada. Já fui em uma ginecologista que disse o anticoncepcional não influencia no emocional, mas a gente que toma, sabe que sim. E é verdade isso que vc falou que precisamos ir trocando as marcas até encontrar um que nos afete menos.

      Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  11. Caí aqui no blog porque estou com o mesmo problema. Estou tomando uma pilula que é a minha de sempre, mas outro tipo (monofasica), sendo que tomo uma trifasica que me deixa normal. Agora estou com vontade de chorar o tempo todo, estou sensivel, incluso tendo problemas no meu relacionamento.

    Sei que deveria interromper com acompanhamento médico, mas nao posso mais tomar nem um dia. Nao me sinto eu mesma. Vou esperar a menstruacao e voltar com a pilula de antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia dessa diferença entre pílula monofásica e trifásica, vou pesquisar sobre o assunto. Embora muitos médicos discordem, eu acredito sim que a pílula interfere no nosso emocional, é perceptível. Fique com aquela que te dá menos efeitos colaterais. Espero que fique bem. Beijos!

      Excluir
  12. AI AI...Comecei a tomar anticoncepcional novamente para "consertar" meu emocional... E o pessoal aqui no blog está falando que piora...Misericórdia rsrs.
    Reclamei com minha ginecologista o quanto sofro de ansiedade, irritação etc. Ela me pediu um exame para ver meus hormônios e não deu outra estou com estradiol baixo. Isso causa o sintomas que citei e para regular esse hormônio me receitou Tantin. Estou na 2ª cartela, ainda não vi diferença, mas ela disse que ainda demora um pouco para fazer efeito e que serei outra pessoa...Espero que no meu caso o anticoncepcional faça bem...é minha esperança , pois já tomo ansiolítico e antidepressivo, além de fazer terapia... rsrs Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha causado o efeito desejado. Como mencionei, com o Tantin eu tinha muitos spots (sangramentos fora do período). Isso de anticoncepcional é muito pessoal. Cada mulher reage de uma forma, e também percebo que há certas divergências entre as opiniões dos ginecologistas.

      Obrigada pela visita! ;)

      Beijos!

      Excluir
  13. eu passei dois anos com depressao ...teve um tempo que resolvi dar uma pausa no anticoncepcional porque estava com muita celulite ...para o meu espanto com mais ou menos 10 dias sem a pilula meu humor estava normal ,eu estava leve rindo de coisas que nao via mais graça,ainda pensei ,eu nao sou mais assim...passados 20 dias resolvi voltar tomar com medo de engravidar e o primeiro sintoma que me deu foi um bolo na garganta(quem tem depressao sabe o que é ) um sono de morte ,era ela voltando ...foi só ai que me toquei q era o anticoncepcional que estava causando ...isso nao é brincadeira ,tem mulheres que se dao muito bem com anticoncepcional mas algumas nao .Exitem outros métodos. Eu sou teimosa e continuo tomando mas quando vejo que meu comportamento começa mudar eu dou uma pausa de dois meses no minimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de parar por 2 meses não deu certo comigo, pois tive uma queda de cabelo forte por causa da interrupção. Eu ainda acho que o anticoncepcional influencia de alguma forma o meu emocional, mas continuo tomando pelos benefícios. Já sigo há bastante tempo com o Belara.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Tenho 23 anos, meu anticoncepcional é o Femiane. Já venho com uma vontade grande de parar de tomar, pois sou cismada com o tal do anticoncepcional na minha vida, hoje li alguns posts numa pagina do facebook e acho que tô decidida a parar assim que a cartela que comecei a tomar esse mês acabar. Tenho medo principalmente da gravidez, sou casada mais não planejo filho pra agora. De uns tempos pra cá estou tendo muuuuita, mais muuita isonia, cansaço, desanimo. Sou uma pessoa que come besteiras o dia todo, como muito, janto, almoço e não consigo ganhar peso de jeito nenhum, essa é outra questão, acho que o anticoncepcional não me deixa engordar. Tenho 1,68 e peso 50 quilos, não quero ficar gorda, mais queria ganhar pelo menos mais uns 6 quilos, na minha altura acho que cabe rs. Bom, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Eu não poderia me identificar mais com o seu comentário. Depois de algum tempo acreditando nos médicos que dizem que o anticoncepcional não altera o humor, essa semana voltei a discordar disso. Iniciei uma nova cartela, e mais uma vez, voltei a me sentir estranha. São 7 anos tomando pílula e acho que vou parar. Decidi pesquisar sobre o assunto na Internet, dessa vez em inglês, e encontrei muitos depoimentos e artigos que defendem que isso acontece sim com um grupo de mulheres. Algumas mulheres se adaptam à minipílula (uma pílula somente a base de progesterona), pesquise sobre ela. Mesmo com essa segunda opção, já estou praticamente decidida a abandonar a pílula. Marquei consulta com a ginecologista para que ela me oriente qual é a maneira ideal de fazer isso. Ah, também vou atualizar o update deste post com mais informações, dê uma olhadinha lá. ;) Obrigada pelo seu comentário! Beijos!

      Excluir
  15. Oi Lis, eu também estou decidida a parar, mais como minha vida está uma correria, nem sei se vou procurar médico, Ninguém melhor do que a gente pra conhecer nosso corpo e organismo ''mais acho certo procurar sim''. Mais como comecei a tomar por conta própria eu acho que vou parar por conta também. O que mais me incomoda nisso tudo que acho que é causado pela pílula é o '' stress e a insônia'' acabam comigo :( . Fico incomodada com a questão do peso também, acho que a pílula me impede de ganhar peso. Minha cartela acaba na semana que vem, desde ai não tomarei mais. Muito obrigada por responder meu post, assim que eu tiver algum resultado com a parada da pílula eu conto aqui pra vocês. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Por coincidência, minha cartela também termina na próxima semana, estou contando os dias (rs). Marquei uma consulta porque quero aproveitar para tirar algumas outras dúvidas, mas acredito que ela me orientará a fazer justamente isso, interromper o uso só quando a cartela terminar, pois interromper no meio pode bagunçar o nosso ciclo. Desejo tudo de bom na sua nova experiência, que você alcance os benefícios desejados. Guardo esperança e um forte desejo que o mesmo aconteça comigo também. Boa sorte pra nós! E volte aqui sempre que quiser. :)
      Beijos!

      Excluir
  16. Boa sorte para nós mesmo Lis, e pode deixar que vou contar o resultado aqui sim, espero saber o seu também. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi gente, eu to tomando anti faz mais de oito meses e desde entao percebi que mudei, cada minuto to de um jeito, brava, triste, desanimada, feliz, mas na maioria do tempo quero chorar, me sinto infeliz, nada me anima e isso comecou por essa data, nao sei se tem mesmo a ver com a pilula, mas alguem passou por isso? Nao quero parar e engravidar, pilula tem a com maior eficácia contra a gravidez, mas nao suporto mais nem eu mesma. Alguem me da uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estamos todas no mesmo barco. Depois de 7 anos e muitas tentativas, acabei optando por abandonar o anticoncepcional, e espero que as coisas melhorem pra mim. Dá uma lida nos links que eu deixei no final do post. ;)
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi Lis, oi meninas. Quase 20 dias sem essa bomba na minha vida rs. Meu humor tá outro, sem contar que minha insônia já desapareceu gente !! Eu tinha uma insônia que eu chegava a chorar nas madrugadas de tanto desespero por não conseguir dormir. Ainda tá bem recente, mais já notei essas diferenças :). O único medo nisso tudo é a gravidez :/ não penso em ter filhos agora, mais tirando isso eu estou amando. Acho que vou preferir correr esse risco do que voltar a tomar aquilo de novo. Já já eu volto caso tenha mais alguma reação '' se tiver, espero que seja positiva'' rs. Espero que a próxima reação seja o ganho de alguns quilinhos, como disse eu não quero ficar gorda, mais como tenho 1,68 com 52 kg, eu acho que cabe aqui mais uns 5 quilinhos ainda rsrs. Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Que ótimas notícias! :) Eu também tô sem tomar a pílula há mais ou menos este tempo, e me vejo mais relaxada e menos ansiosa e deprimida. Quanto ao medo de engravidar, eu também tenho. Minha médica me falou de um teste de ovulação. É um teste que se compra em farmácia, que você faz em casa mesmo, e ele te diz se você está ovulando ou não. Uma grande ajuda para saber se estamos no nosso período fértil. Acho que para nós, que não usamos a pílula, o melhor é combinar dois métodos contraceptivos, como este teste + preservativo. Espero que seus quilinhos venham logo, logo. :) Obrigada por voltar aqui e deixar seu comentário. ;) Beijos!

      Excluir
    2. Feliz demais em saber que você está se sentindo melhor também Lis, muito obrigada pela informação desse teste, hoje mesmo vou olhar isso. Beijos !!

      Excluir
  19. Oi Lis.. Caí aqui através do Google e achej muito importante seu post e os comentários. trocarmos ideias é sempre muito esclarecedor. A partir de hoje decidi dar um tempo na pílula, pois me sinto com depressão à muito tempo, muitas variaçoes de humor, sem falar que estou fumando, coisa que não fazia antes, e veja bem, tenho 31 anos e sei sobre a combinação pilula + cigarro = risco alto de trombose. Além disso, li muito sobre o chá de erva de São João no combate à depressão e li que não pode ser tomado junto com a pílula. Vou iniciar esse tratamento alternativo hoje, dizem que em duas semanas começa a surtir efeito. Eu passo aqui pra contar os resultados.
    Obrigada e boa sorte com suas decisões,
    Bjs, Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina! Obrigada pelo seu comentário! :)
      Quando escrevi este post, no intuito de desabafar e trocar ideias, não imaginei que ele seria tão acessado, o que me fez ver que existe uma quantidade grande de garotas e mulheres que se sentem diferentes após começar a fazer uso do anticoncepcional. Mas muito se fala dos benefícios e pouco se fala das possíveis consequências de se fazer o uso diário desses hormônios sintéticos por anos consecutivos. Por isso mesmo, recentemente acrescentei um update no post com mais informações para auxiliar quem chega aqui. Vai fazer um mês que estou sem a pílula, e já me sinto melhor. Estou esperando um pouco mais para escrever o meu depoimento aqui no blog. A médica falou que os resultados estarão mais claros em 3 meses.
      Volte sempre que quiser. :)
      Beijos!

      Excluir
    2. Lis... Como vai? Fui na ginecologista fazer um check-up... Fiz os exames e deu td ok... Minha médica decidiu trocar meu anticoncepcional Diane35 pelo Level... Minha vida piorou horrores... Como vc mencionou, também estou numa queda de cabelo... Estou muito chateada... Voltei para o Diane35... Pois eu estava super bem com ele... Pele, cabelo... Trocamos porque dei uma reclamada da minha libido... Gostaria de saber se sua queda de cabelo melhorou?

      Excluir
    3. Olá! Estou no meu segundo mês sem o anticoncepcional, e me sinto bem melhor. Emocionalmente: meu humor está bem mais estável, e me sinto uma pessoa bem mais leve. Fisicamente: minha pele e cabelo voltaram a ser mais oleosos. Também voltei a sentir cólicas no primeiro dia da menstruação; porém tudo isto é bem suportável. Quanto à queda de cabelo é o seguinte: em 2012, dei uma pausa de dois meses no anticoncepcional, depois voltei a tomar. E foi aí que minha queda começou. As médicas me disseram que a queda se iniciou por eu ter interrompido o uso da pílula, mas acredito que foi o inverso. Pois a queda não melhorou mesmo depois de alguns meses tomando o anticoncepcional, o que deveria ter acontecido. Li que um efeito colateral raro da pílula é a queda de cabelo. Fiquei uns 2 anos fazendo tratamento contra à queda e obtive resultados positivos, mas não a cura. Antes de parar o anticoncepcional desta vez, fui retirando aos poucos os remédios que tomava contra à queda. E nesses dois meses sem tomar a pílula, posso dizer que meu cabelo aparenta ter uma queda normal. Então, acho sim que a pílula tinha a ver com isso. Quanto à diminuição da libido, infelizmente, este é um dos efeitos colaterais das pílulas. Se você ler sobre como a pílula funciona no organismo, vai entender porque isto acontece.
      Espero ter ajudado. ;)
      Beijos!

      Excluir
  20. Ei Lis, Bom dia. Estou no meu quarto mês sem a pílula. Uma das melhorias que tive foi a ausência da dor de cabeça, graças a Deus quase não tenho mais. Tive uma melhora na insônia também, mais ainda tenho bastante insônia, nesse caso só melhorou um pouco. Não sei se é sisma minha, mais acho que a pílula que me dava essa insônia. Só estou com uma dúvida que vc comentou ai no seu post acima. Vc disse que a diminuição da libido é normal, como assim? Eu sempre ouvi falar que a pílula que tira a líbido uai rsrs, o problema é que também percebi isso, com essa pausa parece que minha libido ao invés de aumentar, ela realmente diminui :/. Desde já, muito obrigada pelas informações, abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Bom receber notícias suas. :) E que bom que está melhor.
      É isso mesmo, a diminuição da libido é um dos efeitos ruins da pílula. Se você ler como a pílula funciona no organismo, vai entender porquê. A minha libido melhorou um pouco depois de parar a pílula. Se você acha que a sua diminuiu, espere um pouco mais e observe outros aspectos, pois muita coisa pode influenciar na diminuição do desejo sexual. E não somente coisas físicas, as emocionais especialmente.
      Estou no meu terceiro mês sem a pílula, e em breve quero escrever um post com o meu depoimento.
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi Lis, eu então acabei interpretando o contrario, pensei que vc tivesse dito que a sua libido diminuiu com a pausa da pilula rs, que bom que entendi errado então né? Pode ser que no meu caso então seja algo emocional mesmo, pq sempre ouvi falar que a pilula que diminui a libido, vou esperar mais um pouco então e observar, mais uma vez obrigada. Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Só pra te avisar que acabei de publicar o post contando minha experiência após abandonar a pílula: http://apenasumlugarparaser.blogspot.de/2015/09/parei-de-tomar-pilula-anticoncepcional.html ;)

      Excluir
  22. Oi, comecei a tomar o anticoncepcional a uma semana e já vim procurar essas coisas na internet kk Poisé, o caso é que tenho TPM muito forte, que e conjunto a minha ansiosidade e nervosismo, chega a ser insuportável.
    Porém, costuma a aparecer os sintomas uma semana antes da menstruação.
    Comecei a tomar o anticoncepcional exatamente ara atenuar esse problema, e também a fraqueza que sinto quando estou naqueles lindos dias.
    Só que hoje estou sentindo os mesmos problemas da TPM, com força total.
    Estou com muita dúvida se continuo, para conferir se não é apenas um desgaste emocional que decidiu tomar conta de mim nesse momento, ou se paro de uma vez.
    Obrigada pelo post, achei que era coisa da minha cabeça e não tinha nada haver e pelo menos sei que existe a possibilidade de estar triste pelo comprimido.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jayziela. Como falei lá em cima, existem mulheres que reagem bem mal ao anticoncepcional. Eu também me sentia como se estivesse de TPM o mês inteiro. Os médicos sempre pedem para esperar 3 meses, que é o prazo de adaptação, mas comigo nunca deu certo. E depois de quase 7 anos, resolvi parar e me sinto bem melhor. Obrigada pela visita! Que bom que te ajudou. :) Beijos!

      Excluir
  23. Oie também tenho depressão e pensei que fosse a pílula. Parei mais ainda me sinto a mesma. E vc? Como foi sua experiência? Em mim nao surtiu efeito algum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu me sinto bem melhor sem a pílula, em breve farei um post contando minha experiência. A médica me orientou a aguardar 3 meses para eu tirar alguma conclusão. Se já fez esse tempo que você interrompeu a pílula e ainda se sente a mesma, seria bom procurar um profissional responsável pela saúde emocional.
      Espero que dê tudo certo. ;)
      Beijos!

      Excluir
    2. O post já está no ar: http://apenasumlugarparaser.blogspot.de/2015/09/parei-de-tomar-pilula-anticoncepcional.html ;)

      Excluir
  24. Oi Lis, tudo bem? Eu parei de tomar a pílula há 10 dias, não sei se é psicológico ou realmente fisiológico, mas me sinto muito bem em relação ao meu humor, melhorou bastante. Na pausa entre as cartelas eu sempre me sentia bem, porém ao começar a próxima cartela vinha a ansiedade e uma tristeza sem explicação. Agora meu medo é: meu rosto ficar cheinho de espinhas. Redobrei meus cuidados com a pele pois o médico me alertou que isso pode acontecer, uma vez que já tive problemas com acne. Mas sinceramente, prefiro algumas espinhas a um humor descontrolado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiane! Meu caso era como o seu, me sentia bem mais eu durante a pausa, e ao reiniciar a cartela, me via novamente alterada. Também me sinto bem melhor sem a pílula. Minha pele voltou a ser mais oleosa, mas não tenho mais os problemas de acne de antes, acredito que por causa da idade. Obrigada pelo comentário! Tudo de bom! ;)

      Excluir
  25. Alguém engordou depois que parou de tomar pílula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No meu caso, senti que desinchei bastante. Acho que não é tão comum ganhar peso após interromper o uso, mas sempre é melhor pesquisar. ;)

      Excluir
  26. Tomei Diane por alguns anos, comecei a ter TPM psicológica depois disso. Mudei para Elani Ciclo, melhorou um pouco, mas tinha muita dor de cabeça. Depois de uns três anos mudei para o QLaira, foi o melhor de todos, apesar do escape, mas desconfio que ele favoreceu o surgimento de varizes, manchas na pele e aumento da minha barriga.. mas pode ser a idade também né :/ Quando li essa reportagem sobre os efeitos no cérebro, resolvi parar. Faz um mês e meio, mais ou menos. Meu corpo enlouqueceu, achei que estivesse grávida, inchei e meus seios endureceram, meus mamilos doíam. Depois da primeira menstruação sem pílula voltei ao 'normal', mas estou sentindo muito desânimo e baixa auto-estima. Desconfio que os hormônios do QLaira (valerato de estradiol + dienogeste) estivessem me ajudando a equilibrar isso... Vou esperar uns quatro meses para ver se tenho alguma melhora. Com relação à libido, não tem comparação, a pílula acaba com qualquer vontade e com a lubrificação. Muito irônico, já que sem ela ficamos com mais vontade de fazer sexo e morrendo de medo de engravidar :( Ser mulher por si já é um heroísmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ser mulher não é fácil... (rs)
      Também percebi o surgimento de varizes por causa da pílula e inchaço abdominal. Sim, a libido aumenta após a retirada da pílula, especialmente durante a ovulação, pois o nosso corpo "quer" engravidar. Tenho combinado a tabelinha + preservativo como método contraceptivo. O aplicativo Clue tem me ajudado muito a acompanhar meu ciclo: http://www.helloclue.com
      Quanto ao emocional, me sinto melhor também, se você não, procure um profissional responsável pela saúde emocional, existem outras opções de tratar isso, que não seja através das pílulas.
      Obrigada pelo comentário e boa sorte! ;)

      Excluir
  27. Oi meninas, oi Lys. Cinco meses sem a pílula, e vcs não vão acreditar rs, ganhei exatamente 5 quilos até então. Dores de cabeça?? Nunca mais tive, e eu tinha dores de não conseguir colocar o pé no chão. Efeitos colaterais que tive com a retirada da pílula : Espinhas rsrs, mais por enquanto nada absurdo, só algumas no queixo mesmo, nunca tive problemas com a pele, agora uma coisa que tenho certeza que a pílula me causou durante o tempo que tomei foi 'estrias' :/, também nada absurdo, algumas na parte do bumbum, nada mais em nenhuma parte do corpo 'graças a Deus'. Mais uma coisa que infelizmente não vi diferença foi na libido, nem diminuiu nem aumentou, continua igual mesmo rs. E o medo de engravidar nem se fala né? Mooorro de medo kkk, não estou preparada pra ter um filho nessa crise de hoje rs. Bom, é isso meninas, sempre quis engordar um pouquinho, agora espero que não seja um quilo por mês né? kkk. Mais vou começar uma academia, algo assim pra manter e não passar muito do esperado. Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Carla, que bom! Meu peso se manteve o mesmo. Minha libido deu uma melhorada no período fértil (perigo! rs), mas também nem penso em engravidar agora. Fico feliz por você estar melhor. :) E muito obrigada por todos os comentários. ;) Beijos!

      Excluir
    2. Ah, não sei se você viu o último post que escrevi, lá dei o feedback completo sobre minha experiência sem a pílula. Aqui vai o link novamente: http://apenasumlugarparaser.blogspot.de/2015/09/parei-de-tomar-pilula-anticoncepcional.html

      Excluir
    3. Oi Carla!!
      Em relação às acnes, a pilula dava uma melhorada no surgimento. Essa era uma das causas que me fizeram optar pelo o uso da pílula, mas não adiantava muito melhorar um lado e piorar todos os outros. Mesmo sabendo que parando com o anticoncepcional, as acnes iam aparecer, segui firme na minha decisão, pq eu prefiro as espinhas do que perder momentos bons da minha vida kkk
      Tenho uma dica q deve te ajudar muio com as espinhas.
      Então vamos lá:
      Se Vc tem pele oleosa, isso influencia muito no aparecimento de espinhas. Use então um sabonete para pele mista oleosa, vou falar alguns que uso e me ajudam muito
      Dermotivim líquido ou barra
      3 em 1 da Mary Kay
      E um sabonete de coco da Granado que é o que estou usando no momento, estou gostando muito dele e o custo é bem menor em relação aos outro dois que Tbm uso.
      Depois eu uso um secativo em cima das espinhas... Uso a lapiseira secativa da acnase ou o rollon secativo da loreal pure zone, são dois produtos excelentes no combate a acne, mas só pode usar um ou outro.
      Tbm uso o protetor solar com cor da episol color FPS 30, funciona como base eu amoooo e é sempre bom usar um protetor junto com esses secativos.
      Essa é a minha dica... Espero que Vc consiga resolver esses probleminhas básicos... O importante mesmo é poder se livrar definitivamente dessas pílulas que cabam interferindo não muito bem na vida da gente... Bjs :)

      Excluir
    4. Ei Suellen boa tarde, muuuito obrigada pelas dicas. Com certeza vou testar sim, uso maquiagens Mary Kay, então vou conhecer sim o 3 em 1 também. Estou desde abril sem essa bomba no organismo e tbem me sinto beeem melhor, antes umas espinhas do que perder o melhor da vida como vc mesma disse rsrs. Mais confesso que semana passada já cheguei em cogitar a idéia de tomar de novo a pílula :/, mais essa idéia me entristece, pensei em voltar por medo da gravidez :/ nesse momento não temos planos de ter um Bebê pois estamos construindo, ainda mais nessa crise, um filho agora não está nos meus planos. Ai vem o conselho da camisinha aff, odeio kkk, se eu que sou mulher não gosto, imagina o marido né? rs, a única coisa que não me deixa 100% feliz com a interrupção da pílula é isso, medo de engravidar rs. Mais é isso, seja o que Deus quiser, só sei que não quero voltar a tomar pílula novamente. Sucesso pra vc e mais uma vez, obrigada !!! Bjs !

      Excluir
    5. Tentei responder seu comentário, mas houve um probleminha e acho que não enviou. Por isso estou enviando de novo uma nova resposta...
      Converse com seu ginicologista sobre o uso do anticoncepcional injetável, usei por um periodo e não me trouxe muitos problemas, mas segundo a minha médica não me ajuda muito nos meus problemas hormonais, por isso não fiz mais uso do injetável... Mas quem sabe Vc se adapte melhor, já que Vc tem medo de engravidar e não gosta do uso da camisinha...
      Eu não tenho problemas com a camisinha, mas para que isso com o tempo não venha se tornar um problema, meu namorado e eu, estamos sempre sintonizados a novas experiências, tipo como o uso de aperitivos que acabam elevando o prazer kk, antes mesmo da penetração... Estamos sempre inovando nossa intimidade, isso ajuda muito e a camisinha nem interfere tanto assim rs'
      Tudo é válido quando estamos dispostos a ficar bem com nós mesmos. Torço para que dê tudo certo na sua caminhada querida... Bjs flor

      Excluir
  28. Bom dia Lis, acabei de ler seu feedback. Me identifiquei demais na maioria das coisas. O melhor é que não tenho e nunca tive cólicas :) e quanto ao fluxo da menstruação graças a Deus também nunca tive muito, e continua igual até hoje!! Lis, muito obrigada pelos esclarecimentos, aprendi muito aqui no seu blog e foi por aqui que tomei coragem de parar com a pílula e ameeei minha decisão. Grande abraço e toda sorte do mundo pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você, Carla, e bastante satisfeita por ter te ajudado. :) Obrigada por compartilhar sua experiência comigo. Também desejo tudo de bom na sua caminhada. Beijos!

      Excluir
  29. Pessoal.alguém sente alguma sonolência fora do normal após ouso do anticoncepcional,estou sentido,e não sei posso associar esse sintoma ao anti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não me senti nem mais nem menos sonolenta durante o tempo em que usei o anticoncepcional. Dê uma lida na bula da sua pílula, e veja se esse efeito consta em reações adversas. É sempre bom investigar mais, pois esta sonolência pode estar sendo causada por outra coisa, como falta de vitamina A, por exemplo.

      Excluir
    2. Olá! Eu estou c esse problema da sonolência, um dos motivos q vim pesquisar,além da dor d cabeça e depre q tb estou. fiquei um tempinho sem a pílula e agora voltei a usar e ando c sono, uma tristeza sem ter tanto motivo, e minha libido diminui muito! acho mesmo q é por causa da pílula. Utilizo o level, que também me deu espinhas d efeito colateral, coisa q nunca tive, mas ainda achei melhor usar esse do q o yaz q deixou meu rosto lindo mas nunca tive tanta celulite na vida, mesmo pegando pesado nos exercícios.. Dps q larguei o yaz em pouco tempo vi q minha celulite diminui muito, mas claro, sempre fazendo bastante musculação q na minha opinião é a melhor coisa q tem a amenizar essa praga haha e uma alimentação certinha tb. Vou terminar essa cartela, tenho até lá p decidir se realmente paro d usar, mas qnt mais eu leio mais aumenta minha certeza de tirar essa bomba de hormônios da minha vida. Morro de medo d engravidar mas ultimamente n to me aguentando, to mt chata e n sou assim kkkk o jeito é se prevenir d outras formas! Dps comento aqui oq senti d diferença se eu parar.

      Excluir
  30. Meu sonho me sentir sonolenta rsrs. Tenho uma insônia brava :/ rs
    Bjs !!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde mininas!!!
    Pode até soar entranho o que eu vou dizer, mas estou menos preocupada em saber que não é somente eu que sentem coisas estranhas e que muitas tbm relatam problemas como o meu. Por outro lado me preocupo por saber que é um problema de muitas. Tenho 28 anos e passei a usar anticoncepcional quando tinha 13 anos por conta de uma hemorragia menstrual que tive logo que menstruei a primeira vez, tive que usar pra controlar a menstruação e nem tinha relação sexual no época, porém os efeitos colaterais eram poucos e não me perturbavam muito, com passar do tempo minhas mamas cresceram muito por influência do remédio. Passaram os anos, engravidei e depois disso que surgiram as outras coisas. Hoje eu me sinto muito mal com uso de anticonceptivos, já usei selene, primeira, Emieri, Yas e a última agora iumi e todos elas me trouxeram insatisfações, vários efeitos colaterais, até mesmo emocionais, interferindo no libido, fico agressiva, intolerante, frágil, sentimental, sentimentos oscilantes, mudas bruscas de humor e sem nenhuma vontade de ter relação sexual, esse meu jeito acaba deixando as passoas próximas, um pouco afastadas. Meu namorado sente os reflexos e se sente culpado, fica triste e eu acabo ficando ainda pior.
    Tudo isso muda quando paro com as pílulas e volta tudo quando volto a tomá-las. Sendo assim estou convencida que não dá mais pra continuar usando pilulas, até cheguei a usar injeção, os reflexos na época eram poucos, mas tbm incodavam.
    Enfim, parei, agora é esperar o organismo limpar pra eu voltar a viver bem... Essas são as minhas experiências e espero que todas fiquem bem por aqui tbm. Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suellen! Obrigada por compartilhar a sua experiência. Me identifico com várias coisas que você falou. Realmente, são muitas mulheres que são negativamente afetadas pelos efeitos do uso dos anticoncepcionais. Acho que isso deveria ser mais divulgado, mas, infelizmente, por não ser interessante para a indústria, essas informações acabam não se tornando conhecidas. Espero que você tenha uma nova e bem melhor fase sem o uso da pílula a partir de agora. :) Beijos!

      Excluir
  32. Oiii Lis. Obrigada Vc por ter se preocupado com outras pessoas e ter feito esse post tão acolhedor. Hoje, 2 semanas sem o uso da pilula, já consigo perceber a melhora. É incrível a grande diferença entre as duas fases e posso garantir que estou bem melhor agora, todo aquele descontrole emocional, tantas ausências e perdas, parecem estar desaparecendo, graças a Deus por isso... Enfim esta tudo diferente!!!
    Vlw Lis, pois Vc tem parte nisso tudo. Se eu não tivesse lido seu post e ter percebido que o meu problema estava em minhas mãos, eu estaria até hoje brigando comigo mesmo. Obrigada flor 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suellen! Muito obrigada pelas palavras! Quando escrevi o post nem sabia que poderia ajudar outras pessoas, pois, na verdade, eu é quem estava buscando por ajuda. Com o tempo, percebi que este post recebia muitas visitas, foi então que resolvi atualizá-lo com as informações que eu ia descobrindo. Fico muito feliz que você também está se sentindo bem melhor sem o anticoncepcional. Eu estou bem satisfeita com a minha decisão. Obrigada por contribuir com os seus comentários. :) Beijos!

      Excluir
  33. Karemme Oliveira16/11/2015 11:39

    Nossa!!! Que bom! Achei que eu estava ficando louca ou algo parecido. Sempre que tomo o anticoncepcional eu fico extremamente depressiva. Tenho endometriose profunda e o anticoncepcional é o tratamento mais eficaz... mas sinceramente... não dá! Já troquei de pílula quatro vezes e é a mesma coisa... começo a não sentir vontade dos afazeres domésticos (nos quais eu me divirto com eles.. pois não é uma rotina diária), paro de atender ligações da minha família e amigos, deixo de querer sair de casa, fico calada (o que é uma raridade no meu estado emocional normal) e começo a chorar por tudo. Ontem tive uma crise de choro que nunca tinha tido antes... ai me preocupei ... e sem contar que sinto uma culpa absurda de tá meio "louca", sei que não sou assim... mas o meu namorado que dá conta das crises... e eu fico me desculpando depois... com uma vergonha absurda de tudo... do "Chilique". Eu vou precisar fazer uma cirurgia por causa da endometriose... tá bem ruim... mas não consigo tomar a pílula... decidi parar novamente.... Que bom ler vocês aqui.... Me senti acolhida! E agora que me dei conta, durante a leitura, que minhas varizes tem aumentado. Eu sempre emagreço com a medicação por que tenho tanto enjoo que deixo de comer ...... enfim. Acho que eu os médicos ao invés de falarem que a medicação não causa depressão, ou alterações tão significativas, deveriam valorizar a fala de tanta gente... e quem sabe fazer pesquisas direcionadas! Eu seria voluntária! Um abraço!!! Obrigada!!!! Karemme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii querida!!!
      Espero que dê tudo certo em sua cirurgia, JÁ DEU!!!
      Espero tbm que Vc consiga se livrar desses tormentos que esse veneno trás para nós, só eu sei o quanto sofri esse tempo todo usando pilulas, não quero mais. Hoje estou bem melhor... Bem melhor mesmo, todos aqueles sentimentos negativos, aquela estresses sem motivos, cessaram... Me sinto livre, uso camisinha e não tenho problemas com isso, melhor usar e poder sentir as coisas, do que tomar esse remédio para poder ter mais liberdade, porem não sentir nada (Que irônico não é?)
      Desejo boa sorte para vc... Bjs flor

      Excluir
    2. Oi, Karemme! Fico tão satisfeita em saber que esse post ajudou mais alguém a identificar que o anticoncepcional não estava lhe fazendo bem. Esse post recebe muitas visitas, e dá pra ter uma noção da quantidade de mulheres que se setem da mesma forma. Quando o escrevi não tinha pretensão nenhuma de que servisse de auxílio para outras pessoas, mas fico feliz que assim tenha sido. Obrigada por suas palavras carinhosas e desejo uma cirurgia muio abençoada. Também espero que você possa encontrar um tratamento que não te traga tantos efeitos colaterais. Um grande beijo!

      Excluir
  34. olá meninas, eu vi que vocês estão com certos sintomas e também acreditam que é por causa do anticoncecional .. eu tomo o yasmim, de uns dias para cá comecei chorar do nada sentir angústias e isso está afetando até o meu relacionamento, pois essas crises de tristeza e choro estão me levando a ficar pensando bobagens.. vcs ficavam assim também ? bom isso ta chato demais ara mim.. choro incontrolávelmente e estou sentindo dores de cabeça com uma certa frequência e também não estou conseguindo comer direito por conta da tristeza.. as vezes estou mto bem e de repente vem aquele estado depressivo que me faz chorar como se eu estivesse sofrendo muuuito e ter apenas pensamentos negativos.. vcs acham que pode ser mesmo o anticoncepcional que eu tomo, o ( yasmim ) pois eu não sentia essas coisas, isso começou de um mes para cá.. até o desejo de ter relações estou perdendo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Os sintomas que você relata parecem sim com os sintomas que nós mulheres que não nos adaptamos ao anticoncepcional sentimos. Ao parar de tomar a pílula, esses sintomas ou desaparecem ou são muito amenizados. Você pode fazer a experiência de interromper a pílula por um tempo - caso não tenha nenhuma contra indicação - e daí ver como se sente... Obrigada por deixar o seu comentário. Espero ter ajudado um pouco, e fico torcendo pra que tudo se resolva. :) Beijos!

      Excluir
    2. Oi Lis S. bom dia.. parei de tomar o remédio ontem e hj amanheci até melhor e ontem ao ler os comentários, me senti mais tranquila.. vc me ajudou sim, muito obrigada, acredito que vou ficar bem.. foi mto bom ler os comentários e publicar o meu, eu estava bem confusa rs .. bjuu

      Excluir
    3. Que bom, então. :) Volte sempre que quiser. ;) Beijos!

      Excluir
  35. Bom dia Lis, mais estou precisando tirar uma dúvida, é que eu queria saber se quando paramos de tomar o anticoncepcinal se nos primeiros 3 dias ainda ficamos com os mesmo sintomas ? é normal nos primeiros 3 dias ter os mesmos sintomas ? demora quanto tempo pro efeito do remédio sair do organismo, vc sabe ?... é que hj eu amanheci depreciva mais uma vez e tem três dias q n tomo o remédio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito normal sim. Minha médica disse que eu esperasse 3 meses para tirar alguma conclusão sobre os efeitos. Geralmente é esse o período de adaptação; tanto para quando começamos a tomar a pílula quanto para quando a interrompemos. Seu organismo precisa de um tempo para se reorganizar. Enquanto isso, procure fazer coisas que te ajudem emocionalmente. Não se entregue ao desânimo. Faça coisas mesmo sem vontade. Eu sei que é difícil, pois já tive momentos assim. Mas acredite, estar em movimento é o mais importante nessas horas. :) Beijos!

      Excluir
    2. Ah, depois de 4 meses sem tomar a pílula, fiz um post contando sobre os efeitos. Aqui está o link: http://apenasumlugarparaser.blogspot.de/2015/09/parei-de-tomar-pilula-anticoncepcional.html

      ;)

      Excluir
    3. Muito obrigada Lis.. eu já estava preocupada.. pois eu estava feliz e de repente o meu humor mudou.. começei a chorar muito e isso me faz pensar coisas até sobre o meu relacionamento..nem consigo ter mais vontade de ter relação sabe.. desde de que comecei ficar assim até as músicas me fazem chorar.. nem conseguindo comer eu estou direito.. vc ficou assim ? ou sabe me dizer se a depressão causada pelo remédio faz a gente ter essas reações ? pq eu n era assim até uns 8 meses atrás que é o tempo que eu tomo o remédio.. espero que esses efeitos sumam logo.. obg viu.. espero poder contar com vc, com o blog pois ler os comentários está me ajudando.. bjocas

      Excluir
    4. Oi, Vanessa. Eu te entendo... Essa diminuição da libido é muito normal. Pois os hormônios enganam o seu cérebro, e faz ele pensar que você está numa determinada fase do seu ciclo onde a libido é mais baixa. Eu também perco logo o apetite se fico emocionalmente mal. Não se force, não se estresse ainda mais por isso, pois é pior. Mas procure se alimentar o quanto conseguir, faça um pequeno esforço para não perder mais peso. Com o tempo, o apetite vai voltando ao normal. Já experimentou tomar esses calmantes naturais, tipo o Calman? Eles dão uma aliviada... Ah, e já fez acupuntura? Me ajudou bastante um tempo atrás.

      Excluir
    5. tá muito ruim.. já chorei várias vezes hoje... não eu nunca tomei nehum tipo de calmante, eu espero ficar bem.. vc fez acupuntura ? ou melhorou com o assar do tempo sem o anticncepcinal ? eu quer melhorar assim... vc também sentiu sensações estranhas cm relação a seu relacionamento ? e será que depois da primeira menstruaçã sem o remédio os sintomas melhram ? ó eu estu á 2 dias vais fazer 3 com hj que n tmo anticoncepcional eu parei depois que tomei 3 comprimidos da cartela resto ta todo guardado...

      Excluir
    6. Eu melhorei após parar de tomar o anticoncepcional. A acupuntura fiz na época que ainda tomava, pois estava mal emocionalmente, e senti que me ajudou. Os calmantes naturais bem como os florais são bem seguros de tomar, dê uma pesquisada sobre eles. ;) Sim, o uso do anticoncepcional costuma afetar as relações com os nossos parceiros, pois não estamos no nosso normal, sabe? Não somos nós mesmas. É possível que você dê uma boa melhorada depois da primeira menstruação. Tenha paciência, seu organismo precisa recuperar o equilíbrio novamente. Mas caso esteja se sentindo muito mal mesmo, seria interessante você buscar um terapeuta. Também já fiz terapia e indico. ;)

      Excluir
    7. Obg Lis, mais uma vez você está me ajudando.. hj eu estou bem, é assim um dia etou bem e outro fico deprê.. mais vou esperar até a primeira menstruação.. será que faz mal eu tomar uma vitamina para engordar ? acho que não né, pq eu emagreci muito, mais muito mesmo, eu já sou magra de natureza , mais eu emagreci mais ainda.. bjos bom dia para vc e todas as meninas .

      Excluir
    8. Oi, Vanessa! Que bom que você está melhor. Olha, também sou magra e também perco peso fácil. Bom, não sei de que vitaminas você tá falando, então não vou te dizer pra tomá-las, mas se você estiver falando de coisas naturais e sem contra-indicação médica, acho que tudo bem. O que eu tomo quando estou precisando de um reforço para recuperar peso, são esses suplementos tipo "Sustagem", "Sustain". Você já experimentou?

      Excluir
  36. Oi meninas, oi Lis. Vi essa sua indicação do Calman, nunca ouvi falar. Me interessei pq tenho a pior insônia que vc pode imaginar no mundo. Quase não durmo mesmo, e no outro dia no trabalho fico um caco :/ . Sou louca pra conseguir algo que me ajude nisso, pois é horrivel. Acho que dormir mal desencadeia muita coisa ruim. Ah, estou desde abril sem a pílula, graças a Deus não penso em voltar com ela não rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Realmente, dormir mal deixa a gente um caco. Interfere demais na nossa qualidade de vida. Aqui na Alemanha compro alguns remedinhos naturais para dormir melhor ou para me deixar mais tranquila ao londo do dia, uso sempre que sinto necessidade. Aí no Brasil eu tomava vários tipos, o Calman era um deles. Gostava de uns da marca Weleda, como o Stressdoron ou o Ansiodoron. Todos muito bons. Variam bastante de preço também. Nas prateleiras das farmácias você encontra várias opções e pode achar o que seja mais viável pra você. Ah, também fiz uso dos florais, estes comprava em farmácias homeopáticas. :) Beijos!

      Excluir
  37. Oi! Obrigada pelo post e obrigada a todas pelos comentários. Usei pilula (yaz) dos 18 aos 25 ininterruptamente devido à sindrome dos ovarios policisticoz. Após passar por um período depressivo muito intenso, me questionei se a pilula não poderia estar potencializando esse desequilíbrio. A sensação que tinha era de não me reconhecer. Me sentia louca.
    Enfim... parei com o yaz em agosto do ano passado (2014) e foi aquilo... pele péssima, cabelo pior e uma engorda absurda de 9 kg mesmo malhando e fazendo dieta (imagina se não fizesse). Visitei várias ginecos, fui ao endócrino e nada de resultado.
    Esse mês me rendi a tentar a pilula ee novo. Estou tendo muito trabalho p ter uma imagem razoável e cansei.
    Estou tomando IUMI como tentativa. alguém tem algo pra me dizer sobre esse medicamento da Libbs?
    Obrigada. Beijos e boa sorte pra todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais! Então, não conheço a IUMI... Li uma vez que as mulheres que apresentam intolerância a certa pílula, acabam apresentando também as demais, e comigo foi assim... Acho que a que me adaptei um pouco melhor foi a Belara, mas me sinto muito melhor sem ela. E realmente, o nosso organismo muda bastante depois que paramos de tomar a pílula. Passa a funcionar como de fato ele é. Que pena que você teve esses probleminhas, mas espero mesmo que encontre uma solução, pois tudo o que queremos é nos sentirmos bem, não é mesmo? ;) Um beijão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Oi Tais... Eu faço uso do Iumi e posso te dizer que comigo acontece assim: me sinto extremamente irritada o mês inteiro. Minha cartela acabou esses dias e vou fazer uma pausa de no mínimo 3 meses pra ver como meu organismo fica sem. Não quero mais tomar pílula.
      Beijo.

      Excluir
    3. Oi Tais... Eu faço uso do Iumi e posso te dizer que comigo acontece assim: me sinto extremamente irritada o mês inteiro. Minha cartela acabou esses dias e vou fazer uma pausa de no mínimo 3 meses pra ver como meu organismo fica sem. Não quero mais tomar pílula.
      Beijo.

      Excluir
  38. Pois é Lis, ter essa insônia está sendo o pior de tudo, mais estou chegando a uma conclusão de que essa insônia pode não ter ligação, pode ser genética mesmo, já que meu pai também quase não dormi :/. Oi Tais, na questão do peso acho que sou a unica no mundo que a pílula fazia o contrário, ela não me deixava engordar rs, estou sem ela desde abriu e desde lá engordei quase 7 quilos, estou muito feliz nesse aspecto pq eu tenho quase 1,70 de altura e pesava apenas 48kg, hj estou com 55kg e minha meta é chegar nos 60kg rs. No momento meu unico medo sem a pílula é a gravidez, pq por enquando não está nos meus planos, sou casada mais tenho 24 anos ainda rs.Senti minha pele um pouco mais oleosa também sem a pílula, mais colocando na balança ''prefiro minha vida'' sem essa bomba, não pretendo voltar. Boa sorte pra vc, boa sorte para todas nós, pois ser mulher não é fácil não é mesmo?! rs. Bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Nossa, como você ganhou peso! Que bom, hein?! (rs) Já com relação à insônia, talvez não estivesse relacionado ao uso da pílula... Você não passava por esse problema antes? Já pesquisou sobre o assunto? Sei que existem uns aplicativos que ajudam a dormir melhor. Dá uma procurada. ;) Beijos!

      Excluir
  39. Desculpa o ABRIL com U gente kkk.

    ResponderExcluir
  40. olá faz 2 meses q estou tomando o tamisa, e estou completamente desequlibrada, vou parar daqui a tres dias qdo a cartela acabar aí conto minha experiencia, creio q seja o anticoncepcional msm pois fazia 6 anos q naum tomava... e na epoca naum me lembro de me sentir assim... obrigada pelo post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Pois é, em algumas de nós o anticoncepcional altera bastante o humor. É muito perceptível. Se puder, volte mesmo para compartilhar sua experiência. ;) Beijos!

      Excluir
  41. achei esse post hj! e vi que faz algum tempo que ninguem comenta, mas eu troquei de anticoncepcional pro Yaz, e to sentindo tudo isso que descreveram, muitaaaa depre, to com medo de parar, pq dizem que esse é o que tem uma dosagem mais baixa de hormonios :\ e agora não sei o que fazer, estava pensando em trocar pelo elani ciclo, alguem já tomou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Driely. :) Na época que eu tomava anticoncepcional, o que minha médica dizia ter a menor dosagem era o Tantin, foi o meu primeiro, mas eu tinha muitos spots com ele. Não tive experiência com o Elani pra te dizer. Mas já posso te adiantar que nem sempre aquele que funciona bem pra uma pessoa, funciona bem pra outra. Porque cada organismo reage de uma forma. :) Converse com sua médica, veja qual a opção dela. ;) Beijos e obrigada pelo comentário. ;)

      Excluir
  42. Eu também uso yaz a um 1 e pouco e nunca tinha sentido tanta agitação em mim e alteração de humor tão notáveis nesse tempo que tomo o remédio. Sempre achei que TPM era frescura de mulherzinha e que eu nunca passaria por isso, e depois de tomar YAZ percebi que TPM existe sim e tive muitaaaaaa crise de choro e raiva no mesmo dia..sei que não são todas as mulheres pré-dispostas a desenvolver os sintomas nos períodos menstruais,mais o remédio mexe sim com nosso humor.Estou a quase 3 semanas sem tomar o YAZ e ate meu namorado percebeu o quanto meus níveis de ansiedade baixaram. Me sinto mais leve,mais segura de mim mesma sem toda aquela agitação dentro de mim. Tenho crises de cólica fortíssimas e meu fluxo menstrual é moderado,mais sinceramente,prefiro passar dor e sangrar por mais tempo do que me sentir mal e ansiosa.
    Amei esse poste. Me fez perceber que não estou sozinha e que isso é verdade. Hehehe
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né! Parece que quando tiramos o anticoncepcional, voltamos ao normal. (rs) Eu concordo com você. Antes as cólicas e a menstruação que viver feito louca. (rs)
      Obrigada você por compartilhar sua experiência. :)
      Beijos!

      Excluir
  43. Olá Lis Boa noite. Nossa entrei no Google e acabei caindo na sua página o que me deixou extremamente acolhida,pois percebo que infelizmente muitas mulheres sofrem do mesmo problema que eu. Li Deus relatos sobre a pílula e me identifiquei demais. Há uns 7 meses tomo o Iumi e tenho notado uma oscilação absurda de humor,irritabilidade excessiva,desânimo e tudo isso fora do período da TPM. Como se fosse TPM o mês inteiro haha tenho notado que estou com os nervos a flor da pele o que lendo os diversos comentários e relatos aqui começo a achar que é por conta do meu anticoncepcional. Esse mês tenho retorno na minha medica e já penso seriamente em pedir um outro método contraceptivo. Essa ingestão hormonal não nos faz bem, de fato. Fico feliz que esteja bem sem a pílula,tenho certeza que ficarei tbm. Volto com notícias!!!! Abraço. Ana Veronica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Verônica, fico feliz que tenha se sentindo acolhida. Pela data do seu comentário, certamente já interrompeu a pílula. Espero que tudo tenha voltado a ser como antes. :) Beijos e desculpe pela demora. :*

      Excluir
  44. Boa tarde. Tomo ati há 7 anos e sinto irritabilidade excessiva, mudanças bruscas de humor, ganho de peso, minha auto-estima diminuiu muito, estados depressivos, desânimo, um SONO fora do normal! Têm dias do mês que eu passo mal de tanto sono que sinto! Achei que tudo isso fossem sintomas de depressão, quase cheguei a tomar remédio para isso, mas resolvi dar uma pesquisada antes e agora estou esperançosa de que parar o anti pode ser a solução dos meus problemas!! Várias pessoas disseram que mudei muito, me tornei mais calada, não sou mais risonha como antigamente. Pretendo testar essa possibilidade ficando uns 3 meses sem o remédio para avaliar melhor o que penso. Nem pretendo comentar com minha gineco sobre essa minha vontade, pois hoje em dia é raro encontrar um médico que apoie a pausa do remédio. Não sei se por questões financeiras ou orientações governamentais... Mas sempre vejo ginecos incentivando o uso anticoncepcional! Até mesmo sem requerer exames ou ao menos fazer perguntas se existe caso de trombose na família. Além do mais, eles insistem em dizer que o remédio não interfere em nada a fertilidade das mulheres. Porém o que mais vejo como comum nas minhas amigas mais velhas é a grande demorar em engravidar (mais de 2 anos na tentativa) e algumas até mesmo nunca conseguiram e acabaram por desistir. Portanto estou bem consciente na minha vontade de abandonar o anti e esperançosa de que a ausência dele possa melhorar vários sintomas que andam atrapalhando minha vida. Caso eu perceba que não é tão benéfico assim, quem sabe um dia eu possa voltar a usar. Mas creio que valha a pena o teste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada estou com os mesmos sintomas que você! E o pior que não temos com quem nos abrir porque as pessoas não entendem que o anti pode causar isso. Tem dias que o sono está atrapalhando meu desempenho profissional, tudo, está terrível, e o estado depressivo horas feliz e derrepente bate uma tristeza sem motivo. Vou tentar dar uma pausa. O meu problema é que tenho excesso de pelos tenho medo de parar e voltar com os problemas, não sei qual é pior

      Excluir
    2. Oi, Nanda. Espero que hoje em dia tudo tenha entrado nos eixos. Bom saber que encontrou aqui um pouco mais de informação que te ajudaram a entender o seu problema. Tudo de bom pra você. :) Beijos!

      Excluir
  45. Oi Lis
    Tomo anticoncepcional a 1 ano, e agora que vim ter esses sintomas.. Choro sempre, sem motivo, fico triste, deprimida, com pensamentos ruins, parece que estou ficando louca!!! E imagino que o anticoncepcional esteja colaborando muito para isso, ou até seja o causador de tudo isso! Estou decida em parar de tomar as pílulas e começar a tomar injeção, será q surtirá o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena. É muito comum que os sintomas se repitam sim. Eu sempre usei a pílula, mas já li alguns comentários de meninas aqui no blog, que mesmo trocando para o injetável ou anel apresentaram os sintomas. Espero que você esteja melhor. :) Beijos!

      Excluir
  46. Oi, Lis. Tô tomando anticoncepcional desde fevereiro por conta própria. Queria parar de menstruar, então não faço a pausa. Escolhi o Femina através da indicação de uma amiga, sem consultar um ginecologista e, obviamente, não aconselho ninguém a fazer isso. O certo mesmo é procurar um médico. Enfim, sobre essas alterações de humor, não sei se pode ser mesmo do anticoncepcional, mas já faz um pouco mais de dois meses que estou tomando e agora percebi quando mais irritada e triste. Claro que tem algumas coisas pessoais que me incomodam, mas sinto que essa tristeza e irritação não são normais. Não deve ser normal ter vontade de chorar ou se irritar com qualquer coisa. Estou começando a pensar em suspender o uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pela data do seu comentário, acredito que já parou com o uso da pílula. E anticoncepcional é assim, enquanto algumas mulheres não sentem nada, outras sentem o mundo caindo em suas cabeças. Espero que esteja tudo bem agora. :) Beijos!

      Excluir
  47. Meninas estou tomando há um ano e meio normalmente na pausa antes de vim a menstruação e as vezes no meio da cartela fico deprimida qualquer coisa já me faz chorar está sendo terrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica. :) Era mais ou menos assim que eu me sentia. Se parar for uma opção pra você, talvez seja interessante fazer esta experiência, caso já não tenha feito. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  48. Oie meninas, to passando por algumas coisas parecidas. Troquei de anticoncepcional a três meses, antes tomada ciclo 21 agora estou tomando o Yumi. Venho sentindo mal humor, estresse além do normal, fico irritada sem motivos, e depois sinto vontade de chorar. Acredito que seja por conta da troca do remédio. É estranho parece que tem outra pessoa dentro de mim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem essa a sensação, Grazy. Talvez o melhor seja parar, caso já não o tenha feito e seja possível. Espero que esteja tudo bem. :) Beijos!

      Excluir
  49. Olá. Tomei o Yaz por 2 meses e foi horrível. Irritabilidade, ansiedade, palpitações, diarréia (emagreci 3 quilos). Quando mencionei que não havia me adaptado ao anticoncepcional, a médica disse que o problema era comigo, pois o Yaz é o mais indicado para TPM, logo não poderia ter esses sintomas. Tomei Stezza também, que apresentou menos sintomas, mas aumentou minhas espinhas.
    Agora estou tomando Belara. Já notei aumento de espinhas e dor de cabeça, mas infelizmente terei que persistir no uso do anticoncepcional para reduzir o fluxo menstrual, pois tenho anemia recorrente devido ao fluxo aumentado. Espero que os efeitos colaterais reduzam com o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila. :) Belara foi o que menos me trouxe inconvenientes. Também comecei a tomar anticoncepcional pelo mesmo motivo, tanto que quando parei, fiquei com medo de o problema voltar, mas graças a Deus, até hoje não voltou. Espero que fique tudo bem com você. :) Beijos!

      Excluir
  50. Oi. Muito obrigada por criar está página! Eu tomava o Elani ciclo para melhorar a acne mas não surtiu muito efeito, porém o fluxo menstrual diminuiu bastante e as cólicas sumiram, o que foi ótimo. Agora minha ginecologista receitou o Yaz 24+4 por ter uma menor dosagem hormonal. Estou tomando há uns 3 meses e tenho enxaqueca na TPM, as cólicas voltaram a me incomodar um pouco, minha pele ficou mais oleosa, surgiram vasinhos na perna e me sinto deprimida! Me sentia melhor com o Elani ciclo do que come o Yaz. De qualquer forma penso que seria melhor abolir o anticoncepcional da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Yaz foi um dos piores que já tomei, e vejo muitas reclamações em relação a ele. Os meus vasinhos estão aqui até hoje... Às vezes acho que não compensa tomar AC para curar a acne e lidar com tantos efeitos colaterais. Parece ser uma troca que não vale a pena. Espero que encontre o melhor pra você. :) Beijos!

      Excluir
  51. Oiii meninas, meu problema é exatamente ao contrario. parei com o anticoncepcional faz 2 meses e me sinto absurdamente mal,depressiva e sem vontade de nada. gostaria de saber se alguém se sentiu assim após ter parado com a pilula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana tudo bem? Eu acabei de compartilhar o meu problema que é justamente esse. Faço uso do Diane 35 por indicação médica. A cerca de 2 anos pra cá tenho me sentido hiper depressiva, irritada, sensível e insuportável no período da pausa da cartela. É incrível como meu humor muda na semana da pausa e da menstruação e os sintomas só desaparecem quando inicio uma nova cartela. Gostaria muito de saber o motivo disso. É a pior sensação do mundo!!!

      Excluir
    2. Oi Juliana, é exatamente como estou me sentindo, parei o anticoncepcional tem dois meses (depois de ter tomado por 10 anos) e estou completamente confusa e deprimida. E não existe qualquer motivo para estar assim, minha vida está melhor do que antes. Marquei ginecologista amanhã na esperança de que ela compreenda que eu não quero mais nenhum anticoncepcional. Espero que vc esteja melhor, dizem que o remédio demora pelo menos uns 3 meses para sair definitivamente do corpo.

      Excluir
    3. Oi, meninas. Olha, eu acho que no caso de vcs o melhor mesmo é dar tempo ao tempo e ver como as coisas ficam. Enquanto isso, fazer uso de práticas saudáveis para lidar com os sintomas. Fazer coisas que têm o potencial de fazer bem mesmo sem vontade. Acredito que há chances de tudo se normalizar. Não tenho experiência neste sentido, pois o meu problema era o inverso. Espero que fiquem bem. :) Beijos!

      Excluir
  52. Ola. Nao tenho mais a tireoide foi ai que meus problemas comećaram. Alguem tb? Sinto encomodo nos ovarios e a menstruacao er bem dolorosa. A acne er por todo corpo especialmente nas costas, devido a oleosidade meu cabelo cai muito. Medico insiste em dizer q tb tenho anemia mas creio que a minha seja genica e nao corretiva.ou seja sera sempre abaixo dos valores normais. Qdo mostrei minhas costas ao endocrino ele so falto dizer q nao me amo pela quantidade de acne. Q pela desregulwcao hormonal ja deveria ter comecado a indicacao dele. Depois desse carao encarei o selene mas cm da outra experiencia psssada com a perlutan a depressao e a ansiedade triplicarao. Me senti mal. Ele psssou antidepressivo fiquei pior tive sensacao de panico e taquicardia. Parei os dois. Melhorei os sintomas. 3 a 4 meses depois tou eu de novo c as mesntruacoes enlouquecidas dolorosas e c acne. Pensando e querendo um anticoncepcional que melhore isso e n me deixe pinel :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, delicada a sua situação, mas acredito que há solução. Ir testando pílulas, sempre sob a orientação do seu médico, até que encontre uma que te traga menos efeitos colaterais. Fico na torcida! Beijos!

      Excluir
  53. Oi, tô pensando em tomar injeção mensal. Mas tenho dúvidas, os efeitos colaterais são muito fortes? Melhoram a TPM? Tenho desequilíbrio emocional muito forte. Procurei saber mais, mas só achei esse site com a bula do medicamento http://cyclofemina.com.br/, que não fala especificamente sobre isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana, infelizmente só fiz uso da pílula, então não tenho como te dizer. Mas uma coisa eu sei: com cada mulher a experiência é única. Espero que a sua seja bem sucedida. Boa sorte! ;) Beijos!

      Excluir
  54. Olá , tive muitos problemas com o Yaz também, agora estou tomando Cerazzete mini pílula ,não da muitos sintomas , mas já engordei 4 kgs ....alguém toma essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tomei. Se possível, depois conte-nos sobre como vai a sua experiência com a mini pílula. Beijos!

      Excluir
  55. Eu comecei a tomar Cerazette tem duas semanas... Antes tentei Elani Ciclo, Minesse e Yasmin... todas sem sucesso. Todas trouxeram alguma reação ruim: Elani Ciclo me dava uma enxaqueca terrível, Minesse me fez menstruar por 2 semanas seguidas só por eu ter esquecido por um dia...
    Yasmin e Cerazette me dão uma das piores reações que já tive: tenho vontade de ficar longe do meu namorado, falta de libido e realmente vontade de terminar o namoro, vontade de chorar. Alguém aqui já teve essa reação em relação ao namorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. :) Eu nunca tive, mas meu marido talvez tenha tido vontade de ficar longe de mim, pois eu virava outra, rs... Saber que esses sentimentos não vem de você deve ajudar. Se possível, faça a experiência de ficar sem o AC por uns meses, caso já não o tenha feito. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  56. Olá, meninas. Sou eu quem vem comentar aqui hoje. Desculpem-me por não ter respondido os comentários dos últimos meses. Eu estive bem ocupada e a frequência de comentários aumentou bastante. Tenho vários comentários para responder, e quero respondê-los um a um, começando pelos mais antigos. Obrigada pela compreensão. Um grande beijo! :*

    ResponderExcluir
  57. Vim parar nessa página justamente após uma pesquisa sobre sintomas depressivos. Me senti até aliviada em saber que não sou a única que passa por esse problema. Eu faço uso de anticoncepcional a cerca de uns 9 anos. A princípio foi indicado Tess pelo ginecologista para tratar de um distúrbio hormonal que tive na adolescência, eu sofria com acnes e manchas pelo corpo. O uso da medicação resolveu o problema, porém eu ganhei um pouco de peso. Uns 3 anos após o uso eu tive mais um probleminha nos ovários e precisei fazer um novo exame e constou novamente distúrbio hormonal. Só que dessa o vez o ginecologista trocou o Tess pelo Diane 35. Disse que a fórmula era a mesma, mas eu não iria ganhar peso. E realmente foi isso o que aconteceu, passei a me sentir melhor com o uso do Diane 35, a pele ficou melhor e eu não ganhei peso. Porém de uns anos pra cá tenho sentido uma irritabilidade gigantesca no período da pausa da cartela. Depressão, sensibilidade, choro, vontade de sumir no mundo, me transformo, me sinto até possuída e os sintomas só desaparecem quando eu inicio o uso do comprimido. Me casei a 4 meses e na primeira semana que mudei pra casa nova tive um surto. Comecei a fazer terapia e a psicóloga me disse que não era depressão, mas que precisava fazer um acompanhamento para entender a mudança de humor. Eu cheguei a pensar que fosse por causa da mudança de vida e eu estivesse estranhando o casamento, mas os sintomas de angústia só aparecem no período da pausa e na semana da menstruação . Eu sinto fadiga, sonolência, dores pelo corpo e muito nervo. Só passa quando eu inicio uma nova cartela. Foi bom ler depoimentos parecidos com o que eu sinto, assim fico mais tranquila para relatar ao médico o que está acontecendo na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu depoimento me lembra o de algumas meninas mais acima, que se sentem muito mal durante a pausa. Existem pílulas de uso contínuo, talvez seja uma boa opção pra vc. Converse com sua médica. Tudo de bom. :) Beijos!

      Excluir
  58. Olá, tanto eu quanto muitas meninas acima, vieram através de pesquisas relacionadas aos sintomas do anticoncepcional. Agradeço a iniciativa deste blog, esta ajudando muitas meninas a conhecerem a verdade.
    Eu tomava o anticoncepcional há quase 3 anos, e meu ultimo foi o Yaz. Sempre fui uma pessoa muito estressada, irritada, nervosa e até agressiva. Não tolerava nada, qualquer coisa já me irritava. Nunca tinha parado para notar o monstro que eu tinha me tornado até meu noivo terminar comigo. Através deste blog, tomei coragem para buscar ajuda e assumir que tinha alguma coisa de errado comigo. Não sou assim, nunca fui assim e não quero ser assim.. é horrível! Parei definitivamente de tomar anticoncepcional , já faz duas semanas que estou sem ele, me sinto menos irritada.. porém é meio cedo para eu ter certeza. Procurei ajuda de um psicólogo e um terapeuta. Estou fazendo o uso de florais de Bach, e espero que surta efeito e que eu me torne um ser humano normal novamente. Estive fazendo pesquisas a respeito do DIU de Cobre, (não tem hormônios) e estou pensando em coloca-lo. Alguém aqui faz o uso de DIU ? Tem algum ponto positivo ou negativo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela. :) Obrigada pelas palavras. Me identifico com muitas coisas que você falou. Já fiz uso de florais, bem como do Ansiodoron e o Stressdoron da Weleda, me ajudaram. Fiz também terapia e acupuntura. Quanto ao DIU de cobre, nunca usei, mas sei que tem depoimentos de meninas no Youtube. Dá uma olhada. Boa sorte! :) Beijos!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela sua atenção Lis. É muito bom saber que alguém compreende o que sentimos. Esse assunto de estresse e nervosismo as pessoas acham que é bobagem e diz.. logo logo passa.. porém as vezes não é bem assim.
      Nunca tinha ouvido falar a respeito do Ansiodoron e do Stressdoron.. eles te ajudaram a superar os seus problemas emocionais ? São naturais também ?
      Obrigada, bjos!

      Excluir
    3. De nada, Gabriela. Ser ajudado é muito bom, por isso gosto de também fazer a minha parte. :) Olha, o Ansiodoron e o Stressdoron são naturais sim. Eles me ajudaram a aliviar o nervosismo. Mas só me senti eu mesma novamente depois que parei a pílula. Minha cabeça ficava muito agitada, eu ficava muito ansiosa, às vezes deprimida, sem falar nas oscilações de humor e irritabilidade. Parecia uma TPM sem fim. Hoje em dia tenho meus dias ruins, como todo o mundo, mas me sinto muito mais eu, mais normal (rs). Beijos!

      Excluir
    4. Muito Obrigada Lis. Agora definitivamente parei de tomar o anticoncepcional. Em breve, faço questão de retornar ao seu blog para relatar minhas experiências. Ele me ajudou muito.. e espero que ajude outras meninas que passam ou passarão pelos mesmos problemas. Grande beijo, e até mais!

      Excluir
    5. De nada! Fico feliz. :) Seria ótimo se pudesse voltar depois e deixar aqui a sua contribuição. :) Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  59. Nossa meninas, que alívio! Eu passei por tudo isso e estou passando. Sempre fui uma jovem extremamente feliz e positiva, com quase 18 anos comecei a usar o Yasmin,nem tinha namorado ainda, mas a médica me indicou devido as acnes e a minha menstruação desrregulada,com 3 meses de remédio comecei a ter tudo isso,chorar mt,irritação,nervosismo,entre outros cm surgimento de varizes... c 4 meses eu tive uma crise de pânico e estava c mt ansiedade fui na médica q me deu e falei q suspeitava q fosse do remédio,é q por isso tinha parado, ela debochou da minha cara e disse para eu retornar c o remédio que isso n tinha nada a ver,eu então retornei pq achei q fosse loucura minha, mas eu e meus pais q sempre me deram mt força durante todos esses momentos, nunca deixamos de ter essa dúvida,e então começou tudo de novo porém comecei a ficar mt deprimida e sem vontade de viver, novamente parei c o remédio por conta própria e depois de alguns meses melhorei mt,tudo ao normal... Isso tudo foi ano passado,em Junho deste ano comecei c outro por conta própria, o miniam tomei por 3 meses troquei pelo femina q minha medica tinha indicado uma vez de acordo c minha idade, ela era clínica geral, n gine e agr faz 5 dias q parei pois começou tudo d novo,fui em um outro médico no mesmo posto e contei pra ele q achava q tudo isso era efeito do remédio pois cm vcs todas disseram,não somos assim sabe, e p meu alívio ele me.disse "que bom que tu conseguiu descobrir q a causa do teu problema era o remédio, pois mts meninas vai direto tomar remédio pra depressão,cm fluoxetina. Amanhã tenho uma consulta c a psicóloga p esperar os efeitos colaterais passarem mais tranquila.Quero agradecer por todos os.comentários,pois me ajudaram demais,desejo a todas q passarem ou estão passando por isso mt força e dizer q isso devia ser mais comentado e mais alertado,nem todo mundo se acerta c esse tipo de remédio, imagina que absurdo as meninas tomando remédio pra depressão por causa disso,por descaso médico. Isso quase aconteceu cmg e o que eu puder fazer p evitar q outras meninas passem por isso,irei fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, te entendo completamente. Tenho os mesmos sintomas. Antes era uma pessoa normal.. alegre e positiva.. de repente tudo mudou. Parei de tomar o anticoncepcional há algumas semanas por conta própria, sei que não é o correto.. mais tenho certeza que a minha ginecologista iria falar que isso era bobagem e que não tem nada haver.. e blá lá blá!
      Como ninguém sabe oque estamos sentindo.. temos que ser fortes e tomar nossas próprias decisões. Cheguei ao meu limite, estava transbordando.. e com a perda de um grande amor.. tudo só piorou.
      Te desejo muita força e saúde. Boa sorte nessa nova fase da sua vida. Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Maria. Fico feliz que o post e os comentários das meninas tenham te ajudado. Temos mesmo que ouvir o que o nosso corpo fala. O nosso bem-estar é o mais importante. Espero que tudo fique bem, muito obrigada pelo seu comentário. Com certeza, vai ajudar outras pessoas. :) Beijos!

      Excluir
  60. Olá, menina , meu nome é Sandra, há cerca de dois meses atrás minha vida era normal, foi então que surgiram acne e oleosidade no meu rosto, fui ao dermatologista e ele me receitou anticoncepcional Selene, pois me informou que melhoria minha pele, até então fiquei animada, mas estou no décimo comprimido, e notei que minha pele surgiram mancha, e uma queimação no rosto, e sem conta que me sinto frustrada, ânimo para nada, pensei suspender o uso e procurar um ginecologista para receitar um outro anticoncepcional, que não tenha esse efeito de mancha a pele , e ajude com acne, ultimamente, estou muito irritada, depressiva, nunca precisei usar essa de bomba de hormônios no meu organismo, confesso, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. :) Olha, os médicos sempre pedem que esperemos 3 meses até o nosso corpo se adaptar. Mas dependendo do que sentimos, 3 meses pode ser muito. Pese e avalie bem se vale a pena continuar tomando o anticoncepcional. Veja que outras opções você teria para lidar com os problemas de oleosidade e acne, seria bom descobrir o que tem causado isso. Boa sorte! :) Beijos!

      Excluir
  61. Oi moça, vim parar na sua página através de pesquisa no google, Não imaginava que tantas mulheres passavam por isso, e eu sou apenas mais uma dessas.
    Depois de passar varias e varias vezes com ginecologistas, e trocar no minimo 5 vezes de anticoncepcional, por me causarem muitos efeitos colaterais,(enjoos,dores de cabeça) me indicaram o um injetavel, com dosagem menor de hormonio.
    Á nove meses tomo anticoncepcional injetavel (Cyclofemina), no inicio ia tudo bem, mas de uns 5 meses pra cá tenho tido muitas dores de cabeça, enjoo 24 horas por dia (obs: nao to gravida ja fiz varios testes), oleosidade excessiva na pele e cabelos, sem contar os milhoes de espinhas :-(, desenvolvi ate problema na visão (mas não sei se foi pelo uso).
    Vivo irritada, até meu esposo me irrita, brigo por besteira, gosto de ficar isolada nem eu me suporto.
    Á uns tres meses tive uma crise de ansiedade, passei três dias chorando, fui ao psicologo, desde de lá venho tomando antidepressivos, não esta sendo facil,e creio que tudo isso seja resultado do anticoncepcional, pois até entao eu tinha uma vida normal, muito feliz.
    vou parar de tomar esse mês, e rezar pra minha vida voltar ao normal.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane. :) É realmente muito complicado quando estamos passando pelo problema. Eu acho que não custa nada fazer a experiência e tirar a prova, caso seja possível. Obrigada pelo seu comentário e eu desejo que o quanto antes a sua vida volte ao normal. :) Beijos!

      Excluir
  62. Oi Lis, tudo bem? Caí de paraquedas aqui pela pesquisa "anticoncepcional e ansiedade". Felicidade me definiu ao ler sua postagem e os comentários. Bom, tenho 24 anos e desde os 15 eu tomo o AC. Comecei com o Elani Ciclo, Belara e por último o Nuvaring, que é o anel vaginal. Mudei para o último pois passei a sentir enjoos e dores de estômago, e como só tomava o AC, atribuí a ele. Então, como o anel é inserido na vagina, a promessa que ouvi da minha gineco é que ele não teria acesso a minha corrente sanguínea, o que acho estranho, pois se ele libera hormônio que é absorvido pela mucosa, claro que meu corpo sentirá. OK. Já uso tem quase 6 anos. Lembro que no meu primeiro ano que comecei a tomar o Elani, passei a ter umas crises que ninguém sabia o que era... eu sentia medo de sair de casa, o coração acelerava, eu chorava muito, me sentia zonza... e só a dois anos atrás me diagnosticaram com ansiedade e síndrome do pânico. Estranho, sempre fui MUITO ativa, alegre, tinha vontade de fazer as coisas... e do nada, passei a só querer ficar deitada, sem vontade de sair, nem levantar para ir até a padaria que fica a 50m de casa... Me perguntei, se o NUVARING não tem contato com a corrente sanguínea, pq continuo assim? Só pode ser isso! Libido? um ZERO bem grande para ela. Então decidi, li muitos comentários, postagens, vi muitos vídeos e ontem, que foi o dia de retirar o anel para a pausa, foi o último dia da minha vida com o AC. Espero melhorar e ver que tudo isso que senti durante todo esse tempo foi por conta dele. A minha médica quer que de qualquer jeito eu coloque o DIU Mirena, mas vc acha mesmo que quero? NÃO COLOCO NEM A PAU! Rs. Meu único receio é engravidar, mas com a camisinha e o controle menstrual (caso não volte a ser desregulada como era antes) vai dar tudo certo! Bom, em breve te darei um retorno sobre isso. Um beijo, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  63. Olá Lis, acabei de ler os posts daqui porque estou me sentindo da mesma forma que muitas mulheres aqui.
    Tenho 18 anos fui ao ginecologista que me indicou a pílula, estou tomando há uma semana e só nesse tempo mudei bastante. Estou muito deprimida, triste, sem vontade de fazer nada, tudo tem me enjoado mto ultimamente.
    Ja n sei mais o que fazer... so quero voltar a ser alegre coml antes, porém, acho que vou parar de tomar a pílula por conta própria.

    ResponderExcluir
  64. Comecei a tomar meu anticoncepcional faz dois meses, é o meu primeiro e é injetável, estou tomando o Aldijet. Já fiz pesquisas e já li e reli a bula para saber a reação. Nossa, em mim essas reações são extremamente fortes. Meu humor alterou muito, no caso estou me sentindo emotiva demais para as coisas. Eu fico inchada demais e isso acaba me afetando também.

    Já pensei em voltar ao ginecologista para conversar e vê se consigo mudar de remédio, mas meu namorado disse que não precisa disso pois estou me adaptando ainda.

    Lendo seu post eu me vi na maioria das vezes(kkkk). Procuro saber muito sobre anticoncepcionais até porque tenho medo que me façam extremamente mal.

    ResponderExcluir
  65. E eu pensando que era única estou passando por isso tomo anticoncepcional microdiol a 4 anos e tudo me irrita brigo por nada me sinto uma tolo pq acabo brigando com quem mas amo acho que esse remédio está acabando comigo esse ano vou ver outras alternativas

    ResponderExcluir
  66. Olá, a um mês eu comecei a tomar o Yaz, tenho síndrome dos ovários policísticos, preciso fazer tratamento contínuo. Tomei o Yaz há alguns anos, não senti qualquer alteração. Parei por um bom tempo e agora a ginecologista passou ele novamente, contudo, tenho sentido muita irritação. Alguém sabe se isso é só pq eu acabei de voltar a tomar ou vai ser sempre assim? Eu realmente gostava do Yaz, mas se eu ficar irritada desse jeito, não vou querer continuar a tomar, por mais que eu precise. Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anticoncepcional não trata SOP, só mascara os sintomas. Sugiro procurar uma nova opinião médica a respeito e um tratamento adequado.

      Excluir
  67. Comecei a tomar Selene a um ano atrás e aparentemente ele não causou nenhum efeito colateral de primeira. Depois do sétimo mês eu comecei a me sentir muito diferente, tanto na mente quanto no corpo. Não costumava sentir inchaço e ânsia de vomito, porém ambos aconteciam com uma frequência maior depois do anti. E eu estava com um acumulo significativo de estresse em mim, muita dor de cabeça e saiam até alergias nervosas. Após esse período, no início desse ano comecei a ter pesadelos, sintomas físicos e psicológicos sérios de ansiedade.. enfim, vários sintomas que eu ficava me perguntando de onde vinham. Eu fiquei com muito medo de ser algo grave. Demorei 4 meses e cheguei a raiz do problema. O anticoncepcional. Que nós pensamos que é indefeso e necessário, contudo não é. Ainda bem que eu pesquisei e li TODOS os comentários aqui. Tomei a decisão de parar, fazem apenas 8 dias que eu parei e sou outra pessoa. Até a minha respiração está diferente. E sim, eu tenho medo de engravidar mas antes eu com um filho aos 21 anos e lúcida, do que acabando com minha saúde mental pra me previnir. Agora estou com medo de usar tudo pois pesquisei o suficiente pra ver que todos os métodos nos tendenciam a uma depressão ou algo assim. Fora a camisinha rs
    Quero agradecer por essa página, por alguém ter escrito sobre isso... escreveu o que nem os médicos falam. ��

    ResponderExcluir
  68. CREME DE CALÊNDULA PARA COCEIRAS E IRRITAÇÕES
    R$ 17,90

    Elaborado com extrato Vegetal de Calêndula, este creme é indicado para aliviar coceiras e irritações da pele sensível. Apresenta ação cicatriznte e antiinflamatório.Não contém perfume.

    Código: 0002219

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/cosmeticos/creme-de-calendula-para-coceiras-e-irritacoes.html

    ResponderExcluir
  69. Alguém sentiu falta de ar e palpitações? Comecei a tomar o elani há 3 dias e tenho sofrido com cansaço, vontade de dormir o dia todo, e agora falta de ar. Acho que não vou completar nem uma semana. Alguém já sentiu isso? Tenho medo de me dar algo mais grave Ou também pode ser só nesta fase de adaptação. O que acham?

    ResponderExcluir
  70. Comecei a tomar anticoncepcional ano passado (apenas como método contraceptivo). Nunca tive nenhum problema com a minha menstruação apenas a TPM, que naquele tempo não era tão forte, dava para lidar. No começo de 2016 fui a um ginecologista e ele me recomendou Triquilar. Na segunda ou terceira semana de uso já senti seus efeitos, a pele ficou um pouco oleosa, tive um episódio de candidiase mas o pior de tudo foi a mudança no humor. Fiquei muito irritada (aquela sensação de que qualquer coisa ou pessoa te irrita), mal humorada, ansiosa, chorando a toa e com o humor deprimido.Então fui a outro ginecologista. Contei a ele o que houve. O segundo ginecologista disse que me passaria uma pílula melhor. Eu contei pra ele sobre minha alteração de humor e sobre minha tpm e ele me sugeriu tomar um anticoncepcional para que eu não menstruasse mais, de uso contínuo e que consequentemente reduziria meus sintomas da tpm. Eu fiquei um pouco receosa sobre esse método e pedi a ele que me recomendasse um comum de 21 dias, só para ver se me adaptaria. Então ele me passou o Femina, que segundo ele possui baixa dosagem hormonal. Usei o Femina durante um mês e como havia terminado um relacionamento parei de tomá-lo e não pude notar seus efeitos. Nesse 1 mês que usei pude notar apenas uma redução do fluxo menstrual, diminuição da cólica e dos seios doloridos. Fiquei de junho de 2016 a março de 2017 sem fazer uso de anticoncepcional. Tinha meus altos e baixos da vida e da TPM mas nada fora do normal, do que eu era. Em abril de 2017 comecei a sair com uma pessoa e resolvi voltar a fazer uso da pilula, tinha uma caixa de Femina fechada e comecei a usá-la. Uns 10 ou 12 dias antes de menstruar fui tomada por uma sensação de angustia, uma vontade de chorar, uma tristeza, irritabilidade, falta de paciência e quando menstruei aquilo tudo passou. No incio pensei que fosse pelos problemas familiares que vinha enfrentando nesse período, stress (pode até ter contribuído). Porém, estou no segundo mês da pílula e hoje faltando menos de dez dias para ficar menstruada estou do mesmo jeito. Vontade chorar a toa, irritada por qualquer coisa, impaciente,sem vontade de fazer as coisas que gosto, com humor deprimido, meio triste e ranzinza. Tenho a sensação de que tem algo de errado comigo, eu não costumo ser assim. Meus amigos dizem que estou estranha, azeda, mal humorada. Pensando no que poderia estar acontecendo comigo, a questão da pílula me veio a mente e comecei a pesquisar. Foi assim que cheguei aqui e vi relatos semelhantes de várias pessoas. Estou fazendo um teste, vou esperar mais um ciclo menstrual para analisar o que está acontecendo comigo. Estou fazendo anotação de quando essas alterações de humor começam e terminam. Pensei em várias hipóteses desde reações adversas da pílula anticoncepcional, tdpm (transtorno disforico pre menstrual) e depressão. Após esse período vou voltar ao ginecologista e conversar sobre tudo que está acontecendo e sobre a hipótese de suspender o uso da pilula. Não gosto de como me sinto, na pessoa que me transformo e na sensação de saber que existe algo errado comigo e com meu humor, mas que não sei definir o que é. Vi nesse blog vários sintomas e descrições parecidas com o que eu sinto e me senti acolhida aqui. Beijos a todas :)

    ResponderExcluir
  71. Oi! Tenho 17 anos e nunca havia tomado. Comecei esse mês, e me sinto uma bomba relógio. Choro, brigo, xingo por qualquer coisa. Estou tomando o ''dimiunt'', que dizem ter baixa dosagem, mas me sinto muito mal mesmo assim. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar a sua opinião. Marque a opção "notifique-me" para ser avisado(a) quando o seu comentário for respondido. Beijos!