29 de novembro de 2010

Quem somos

As pessoas vivem a tentar mudar a personalidade umas das outras. Mas isso não se faz. Não tente melhorar alguém, mudar alguém. Mais importante que ser bom ou ruim é ser. Apenas isso. Ser quem se é dá muito mais sentido à vida.

É cruel "remoldar" a personalidade de alguém. É tortura fazê-la se envergonhar de quem é, e muito pior é fazê-la esquecer quem é para si mesma. Muito mais dolorido do que não poder contar com os outros, é não poder contar consigo mesmo. É sofrido se procurar e não se achar mais. É confuso também.

Leva-se um tempo, um bom tempo até você se achar. É uma saudade de alguém que você era que talvez não passe. Mas passa. Pois não há bem mais precioso para nós que nós mesmos. E por saber disso, procuramos persistentemente por nós. Difícil é lembrar onde nos perdemos, como e por quê. Mas com o tempo as coisas vão se encaixando, o vazio vai sendo preenchido.

Se um dia ouvir de alguém: "- Sinto que me perdi." Dê atenção a esta pessoa. Ela precisa de sua ajuda.

Não se molde a alguém. Não se molde a uma religião. Seja quem você é. Independente de como foram as coisas até agora, o importante é que você está aqui. Sinta que você é bom pra você e pra vida. Isso é suficiente, acredite. Não tente, por favor, não tente ser bom, ser melhor ou diferente para os outros.

Proteja-se. Se quiser ou tiver de mudar, mude por você. Somente por você. Isso afetará os demais por consequência.

Leva-se uma vida, anos para se tornar alguém. Preze por isso. Preze sua unicidade.

Hoje não importa se somos bons ou ruins. Importa apenas quem somos.

4 comentários:

  1. Muito pertinente teu post : quem tenta mudar para agradar a alguém (que não a si) certamente acabará frustrado, amargurado e jogando na cara da tal pessoa o esforço todo que fez para agradá-la...todos perdem numa situação dessas. =\

    Mudanças só são verdadeiras e válidas quando espontâneas.

    Um beijo grande.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  2. 'Preze sua unicidade'!
    Sim! É o caminho.
    É muito bom realmente encontrar pessoas que sentem o mesmo que nós e que sentem como nós. Acho que você é um bom exemplo. Vou ficar por aqui, porque senti a leveza das coisas que me fazem bem.
    beijos e obrigada por dar mais sorriso ao meu dia com suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!
    E só devemos mudar qdo algo já não mais nos satisfaz!

    bj

    ResponderExcluir
  4. Bom voltar e ver um texto tão bom aqui...
    Intenso, tenso e tão verdadeiro.
    É importante manter o que somos. E o que somos na verdade é o que vai dizer quem somos, no final.
    Grande beijo.

    Neo
    Todos os Sentidos

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar a sua opinião. Marque a opção "notifique-me" para ser avisado(a) quando o seu comentário for respondido. Beijos!